A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria da personalidade ACP: DESAJUSTE PSICOLÓGICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria da personalidade ACP: DESAJUSTE PSICOLÓGICO"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria da personalidade ACP: DESAJUSTE PSICOLÓGICO
SELF INCONGRUÊNCIA DESAJUSTE PSICOLÓGICO Márcia E. Soares Bezerra

2 Organismo Self Uma parte do campo da percepção total
tornar-se gradualmente diferenciada como Self (P8) Organismo Campo fenomenológico Self Gênese: criança, paulatinamente, começa a perceber os objetos de seu ambiente e a ligar significados a esses objetos / Consciência de ser, de funcionar.

3 O SELF Self ou autoconceito é a parte do campo fenomenológico que gradualmente torna-se diferenciada. Padrão conceitual organizado, fluido e coerente de percepções, de características e relações do eu, juntamente com valores ligados a esses conceitos. Rogers demorou para compreender o significado do Self. Isso só ocorreu após perceber que quando os seus clientes falavam de seus problemas e atitudes em seus próprios termos, sem qualquer direção ou interpretação, tendiam a falar em termos do Self

4 Características do SELF:
Encontra-se em fluxo contínuo; Esta configuração experiencial acha-se disponível à consciência; É também abrangido pela tendência ao desenvolvimento: tendência à atualização ou realização do self; É o elemento regulador, orientador do comportamento.

5 Interação com o ambiente Interação avaliativa com os outros,
principalmente pessoas socialmente significativas (pessoas-critério) (P9) ESTRUTURA DE SELF

6 O afeto dispensado por elas é de certa forma condicional
Como o self está ligado a valores, muito deles não são experienciados de forma direta, mas introjetados dos outros, principalmente de pessoas socialmente significativas O afeto dispensado por elas é de certa forma condicional Amada e acolhida pelo outro Para manter sua necessidade básica de apreço e consideração positiva A criança passa a introjetar os valores dessas pessoas, incluindo-os em seu autoconceito, mesmo que eles não provenham de suas próprias experiências organísmicas.

7 posturas e concepções rígidas
Criança posturas e concepções rígidas introjeção de valores dos outros falseamento e distorção daquilo que ela experimenta Conflito entre o que ela experiencia e o seu autoconceito (self) Atribui a certos comportamentos um valor positivo que, a nível organísmico, experimenta como negativo ou desagradável.

8 Desenvolvimento da noção do eu (self/criança) Consideração for
Necessidade de Consideração positiva Satisfação dessa necessidade: inferências relativas ao campo de experiência do outro (gestos, tom de voz,..) Consideração for condicional (condições de valia) Poderosa força motriz que guia o comportamento da pessoa.

9 Simbolizadas (alguma relação com o self/ aceitas na consciência);
À medida que ocorrem, as experiências podem ser (P11): Simbolizadas (alguma relação com o self/ aceitas na consciência); Ignoradas por não ter relação com a estrutura de self; não satisfazem nenhuma necessidade relacionada ao self c) Negadas ou distorcidas porque são incoerentes com a estrutura de self.

10 Ex: Cliente com conceito do self muito negativo:
“Quando as pessoas me dizem que sou inteligente, simplesmente não acredito. Eu... Acho que não quero acreditar. Não sei porque não quero acreditar ... Eu simplesmente não quero. Isso deveria me dar confiança, mas não dá. Acho que elas não sabem de nada” (p.573). Avaliações depreciativas podem ser aceitas: combinam com o conceito do self Avaliações contraditórias são negadas pela seleção e ênfase de outras percepções.

11 Distorção das experiências ameaçadoras ao self
Experiência organísmica Ex: raiva intensa do controle sutil exercido pelos pais SELF: alguém que sente gratidão pelos pais por ser criado num lar excessivamente solícito Não simbolizadas ou simbolizadas de forma distorcida Experiencia alterações fisiológicas que acompanham a raiva “Terrível dor de cabeça”

12 Organismo e Self: Congruência e Incongruência
Uma pessoa é congruente quando as experiências simbolizadas que constituem o seu self espelham fielmente as experiências do organismo. As experiências organísmicas são aceitas sem ameaça ou angústia. Se está apto a pensar realisticamente. A incongruência entre o Self e o Organismo faz com que os indivíduos se sintam ameaçados ou ansiosos. Comportam-se defensivamente e seu pensamento se torna restrito e rígido.

13 A Dinâmica da Personalidade
Se o Self e a experiência total do Organismo são relativamente congruentes, a tendência atualizante fica relativamente unificada. Em caso de incongruência, a tendência geral de realização do Organismo poderá chocar-se contra o subsistema daquele motivo – a tendência para realizar o Self.

14 A Pessoa dividida tende a tensão, se sente pouco a vontade, de mau humor.
Experiência Experiência Self Experiência Experiência Experiência Uma experiência em desacordo com seu autoconceito distorcido é sentida como uma ameaça e provoca angústia. Organismo

15 Para proteger a integridade do Self, as experiências ameaçadoras não são simbolizadas, ou então são simbolizadas de modo distorcido. Nem sempre o intelecto dá conta daquilo que é experimentado diretamente pelo indivíduo. Essas experiências encontram-se no nível do pré-reflexivo, do vivido. Segundo Rogers o objeto ou situação da ameaça pode ser percebido inconscientemente, ou subceptado (registro organísmico prévio à simbolização). Exemplo do trabalhador que é competente mas se desvaloriza ou até mesmo tem um baixo desempenho para justificar essa desvalorização.

16 SUBCEPÇÃO: capacidade do indivíduo de discriminar entre estímulos ameaçadores e de reagir de acordo com isso, mesmo que não seja capaz de reconhecer conscientemente os estímulos a que está reagindo. Subcepção do objeto ou situação ameaçadora pode produzir reações vicerais, como palpitações experimentadas conscientemente, como sensações de ansiedade, sem que a pessoa saiba identificar a causa do distúrbio.

17 A Subcepção do objeto ou situação ameaçadora pode produzir reações viscerais, como palpitações experimentadas conscientemente, como sensações de ansiedade, sem que a pessoa saiba identificar a causa do distúrbio. Tensão pelo conceito organizado do self quando “subcepções” indicam que a simbolização de certas experiências seria destrutiva para a organização. ANSIEDADE Subcepção do objeto ou situação ameaçadora pode produzir reações vicerais, como palpitações experimentadas conscientemente, como sensações de ansiedade, sem que a pessoa saiba identificar a causa do distúrbio.

18 Estrutura de self comportamento Não é “dono”. Maior parte dos compts.
adotados (P12) Estrutura de self Alguns casos: necessidades não simbolizadas pela incoerência com a estrutura de self (P13) comportamento Ameaças evocam negação e impedem que as experiências de ameaça se tornem conscientes; As atitudes defensivas afetam os relacionamentos com os outros. Não é “dono”.

19 Desorganização da Personalidade
Alto grau de incongruência entre o self e a experiência Experiências não são organizadas na estrutura do self Comportamento do indivíduo torna-se confuso e dividido Responsáveis nem sempre aparentes Tensão psicológica básica ou potencial Desajuste psicológico, comportamento neurótico ou desorganização da personalidade

20 Mais rigidamente estrutura do Self é organizada para preservar-se.
Experiência incoerente com a organização do Self (P16) Rigidez perceptiva Ameaça Mais rigidamente estrutura do Self é organizada para preservar-se.

21 Ameaça Aumenta a Suscetibilidade à ameaça Defesa
Teoria de Richard Hogan (1948): comportamento defensivo Abertura à experiência Ameaça Experiências percebidas incoerentes com o Self Ansiedade Aumenta a Suscetibilidade à ameaça (percepções recorrentes) Defesa Negação/ distorção incongruência

22 Liberdade Experiencial
Rigidez Perceptual Necessidade de deformar certos dados da experiência Simbolização incorreta ou discriminação perceptual insuficiente. O homem que se abre a si mesmo “transforma-se, se enriquece” (Heidegger) Liberdade Experiencial Condição em que a pessoa se sente livre para reconhecer e elaborar suas experiências e sentimentos pessoais sem que se sinta obrigada a negar ou deformar suas opiniões ou atitudes intimas para manter a afeição e o respeito de pessoas socialmente significativa para ela.

23 Eu e a experiência Processo de defesa impotente
O processo de desorganização psíquica Desacordo entre o Eu e a experiência Em conseqüência de alguma experiência crítica, é desvendado de maneira súbita e irrefutável Processo de defesa impotente Inicialmente o desacordo é experimentado no nível da “subcepção” (ansiedade) A intensidade da angústia é proporcional á extensão do eu afetado Experiência corretamente simbolizada - Choque e a desorganização psíquica se produz.

24 Como pode ser melhorada essa situação?
Reorganização ou Ajustamento Psicológico (P15) Como pode ser melhorada essa situação? Como integrar Self e experiência organísmica? Flexível, aberto, aceita e simboliza experiências antes negadas ou distorcidas. Conceito de Self Redução da tensão interna; integração; aberta; sensação de autonomia; confiança; espontaneidade; consideração de si e do outro.

25 Segurança na exploração da experiência/campo fenomenológico
“Sob determinadas condições que incluem, fundamentalmente, a ausência da ameaça à estrutura pessoal, as experiências que estejam em desacordo com ela podem ser percebidas e examinadas, e a estrutura do Self revista para assimilar e incluir tais experiências” (ROGERS, 1951, p. 587) Expansão do Self Segurança na exploração da experiência/campo fenomenológico Aceitação Uma pessoa deve ser flexível a fim de ajustar-se adequadamente às novas condições de vida; Questão: Um processo contínuo de avaliação de experiências, em termos puramente pessoais, poderia resultar em anarquia social?

26 “À medida que a pessoa percebe e aceita em sua estrutura de Self uma maior parcela de suas experiências organísmicas, verifica que está substituindo seu sistema atual de valores – baseado amplamente em introjeções, que foram deformadamente simbolizadas – por um processo contínuo de avaliação” (Rogers, 1951, p. 593)


Carregar ppt "Teoria da personalidade ACP: DESAJUSTE PSICOLÓGICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google