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AULA 1 CURSO DE FOTOGRAFIA HISTORIA DA FOTOGRAFIA

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Apresentação em tema: "AULA 1 CURSO DE FOTOGRAFIA HISTORIA DA FOTOGRAFIA"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 1 CURSO DE FOTOGRAFIA HISTORIA DA FOTOGRAFIA
DIFERENCIAÇÃO DE MAQUINA O QUE FOTOGRAFAR COMO FOTOGRAFAR MTB DE FOTOGRAFIA

2 A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
Origem da Fotografia no Mundo Origem da Fotografia no Brasil

3 O QUE SIGNIFINCA FOTOGRAFIA
PHOTO = LUZ GRAFIA = ESCRITA

4 A PRÉ HISTÓRIA A invenção da fotografia foi o resultado da combinação de duas técnicas científicas desenvolvidas ao longo dos séculos: ÓTICA A câmara escura QÚIMICA A fotosensibilidade

5 A CÂMARA ESCURA A Câmara escura consiste em uma caixa onde uma de suas paredes recebe um furo permitindo a passagem da luz que projeta uma imagem na parede oposta. Mo Tzu inventou a câmara escura no século V a.c. Aristóteles no século III a.c ao observar um eclipse percebe que quanto menor o furo mais nítida é a imagem. O estudioso árabe Ibn Al Haitan, no século 10, conhecido por Alhazem, descreve em um tratado sobre ótica a utilização da câmara escura para observar esclipses solares.

6 O PROCESSO QÚIMICO O alquimista Fabrício foi o primeiro a observar que sais de prata quando expostos ao sol tornavam-se escuros. Em 1727, John Heirinch Schuzel, descobriu que o escurecimento dos sais de prata eram provocados pela luz do sol e não pelo calor ou ar como se supunha. O Suíço Carl Wilhelm Scheele, descobre em 1777 que o Amoníaco atuava como fixador. O genovês Jean Senebier, publica em 1792, “Memorie Physico-chymiques de la lumiére solaris”, onde através do aperfeiçoamento dos trabalhos de Scheele, investiga a foto-sensibilidade de algumas substâncias.

7 A ORIGEM DA FOTOGRAFIA Primeiras Experiências
Tomas Wedgwood conseguiu em 1802, imprimir em couro sensibilizado com nitrato de prata, silhuetas de folhas e penas. As imagens não eram fixadas e escureciam quando expostas a luz. Pesquisadores de todo o mundo fizeram experiências na tentativa conseguir gravar imagens, utilizando sais de prata e os mais diversos materiais. No Brasil umas das experiências realizadas pelo francês Hercules Florence chegou a ser bem sucedida.

8 ORIGEM DA FOTOGRAFIA - Continuação
NIÉPCE E A HELIOGRAFIA Em 1826, utilizando uma placa de estanho e betume branco da Judéia que endurece quando exposto a luz, Niépce conseguiu em uma exposição de 8 horas, gravar e revelar com óleo de lavanda, a imagem do quintal de sua casa. Esta é considerada a primeira fotografia da História

9 ORIGEM DA FOTOGRAFIA - Continuação
O COLÓDIO E O AMBROTIPO No ano de 1851, Frederick Scott Acher, publica no periódico “The Chemist” o processo do Colódio Úmido. O Processo consistia em espalhar o colódio, uma mistura de algodão de pólvora, álcool, éter, iodeto de potássio e nitrato de prata em uma chapa de vidro. A chapa devia se exposta ainda úmida e ser revelada antes de secar. A fixação era feita com tiosulfato de potássio. O Ambrotipo foi uma adptação do Colódio e por ter um custo mais baixo tornou-se bastante popular. O Ferrotipo foi outro processo baseado no colódio, de grande popularidade criado por Aldhof Alexander Martin em 1853.

10 ORIGEM DA FOTOGRAFIA - Continuação
O COLÓDIO E O AMBROTIPO Nos tempos do Colódio o fotografo tinha que andar com o quarto escuro, já que as chapas tinham que ser feitas minutos antes de expostas.

11 ORIGEM DA FOTOGRAFIA - Continuação
EMULSÃO DE GELATINA Dr. Richard Leach Madox, publicou em Setembro de 1871 Experimento utilizando uma emulsão de gelatina e brometo de prata. Posteriormente a gelatina foi aperfeiçoada por John Burgess,Richard Kennet e Charles Bennet. A gelatina estabeleceu uma nova era na fotografia comercial. A gelatina passou a ser vendida em placas ou engarrafada e determinou o fim do colódio. O Alemão Hermam Voguel, cria a emulsão pancromática, Sensível a luz verde, azul, vermelha e laranja.

12 ORIGEM DA FOTOGRAFIA - Continuação
O FILME DE CELULOSE A necessidade de substituir as pesadas e frágeis chapas de vidro levou a pesquisadores procurarem novos suportes Para negativo. A celulose foi inventada por Alexander Parker em 1861. No mesmo ano fotógrafo inglês John Carbutt, convenceu a um fabricante a produzir chapas finas de celulose onde eram aplicadas a gelatina. Um ano depois a Eastman Co., criada pelo banqueiro americano George Eastman, produz películas de nitrato de celulose em rolo. Em 1888, a Eastman Co. lança a Kodak Nº 01, uma máquina fotográfica com filme em rolo, que após ser utilizada era enviada para a fabrica onde era revelada.

13 ORIGEM DA FOTOGRAFIA - Continuação
O FILME DE CELULOSE A Kodak tornou-se bastante popular, permitindo qualquer pessoa fotografar. Seu slogan era, “Você aperta o botão e nós fazemos o resto. Posteriormente o filme de nitrato de celulose foram substituídos por acetato de celulose menos inflamável. Luis Ducós propós o método substrativo, onde eram usadas várias camadas de gelatina no filme, permitindo o surgimento da fotografia colorida. Em 1912 foi introduzido o uso do filme de cinema 35 mm para uso na fotografia. O filme fotográfico atual, tem poucas variações do filme utilizado no início do século

14 Estas são algumas das principais inovações da fotografia
ORIGEM DA FOTOGRAFIA - Continuação A EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA Estas são algumas das principais inovações da fotografia no século XX: Autochrome Câmara 35mm Filme Diapositivo Negativo Colorido Polaroid Fotocélula Câmara Digital Sony

15 A ORIGEM DA FOTOGRAFIA NO BRASIL
O Brasil foi o primeiro país da America Latina a conhecer a fotografia. Em 1830 um Francês chamado Hercules Florence já tinha descoberto isoladamente o processo fotográfico. Foi somente em 1840, alguns meses após Daguerre anunciar a Daguerreotipia, que a fotografia oficialmente chegou ao Brasil pelas mãos deLouis Compte.

16 Especificações técnicas das câmeras profissionais
Composição Sentido de Leitura, Diagonais, Moldura, Vertical x Horizontal, Primeiro Plano, Cortes, Proximidade, Ponto de Vista, Profundidade de Campo. Iluminação Luz Natural, Luz Artificial, Direção da Luz, Luz Lateral, Contra Luz, Luz de Cima, Luz Suave, Filtros Eletrônicos. Especificações técnicas das câmeras profissionais Objetivas – Olho de Peixe, Grande Angular, Objetiva Normal, Meia Tele, Tele, Macro, Diafragma, Diafragma e Profundidade de Campo, Foco, Obturador. ISO, Fotômetro, Modos da Câmera, Flash, Câmeras SLR(Simulador Online),Fotos Noturnas

17 Qual a melhor empunhadura
RESPIRAÇÃO Qual A Respiração correta para fotografar ? É verdade que segurar a espiração Ajuda? Disparo Como apertar o Botão de Disparo. Qual a melhor empunhadura ObjePosição de Mão, Dedo, Firmeza. *Devemos fotografar firme como um aço, mas leve como uma pena. Não necessariamente que Bater na maquina ajuda a ser mais veloz ou melhorar a fotografia.

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19 ALGUNS CONCEITOS COMPOSIÇÃO DE COR CMYK / RGB IMPRESSÃO x WEB DPI
TAMANHO DE IMAGEM PIXAÇÃO Formato padrão nas digitais compactas: 4:3 (ampliações de 10 x 13 cm, 20 x 26 cm, etc.) JPEG / RAW / TIFF PROPORÇÃO PIXEL

20 FORMATOS FOTOGRAFICOS
TIFF: Sem ou com compressão lzw, sem perda de qualidade. Arquivos maiores. Impressão fotográfica e manipulação. Armazena codificando sem reduzir o tamanho do arquivo. JPG: Várias opções de compressão, com ou sem perda de qualidade. Arquivos menores. Impressão fotográfica, manipulação e internet. Armazena codificando, reduzindo o tamanho do arquivo. RAW: Nome genérico dos formatos de arquivos proprietários das câmeras. Cada fabricante tem o seu arquivo. Não podemos manipular. Dados brutos captados pelo CCD ou ainda um pré-formato. Negativo digital (imagem latente). RAW é 1/2 do tamanho do TIFF com qualidade igual FORMATOS FOTOGRAFICOS

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22 Especificações técnicas das câmeras profissionais
Composição Sentido de Leitura, Diagonais, Moldura, Vertical x Horizontal, Primeiro Plano, Cortes, Proximidade, Ponto de Vista, Profundidade de Campo. Iluminação Luz Natural, Luz Artificial, Direção da Luz, Luz Lateral, Contra Luz, Luz de Cima, Luz Suave, Filtros Eletrônicos. Especificações técnicas das câmeras profissionais Objetivas – Olho de Peixe, Grande Angular, Objetiva Normal, Meia Tele, Tele, Macro, Diafragma, Diafragma e Profundidade de Campo, Foco, Obturador. ISO, Fotômetro, Modos da Câmera, Flash, Câmeras SLR(Simulador Online),Fotos Noturnas

23 SLR – Simulador Online de Câmeras SLR / DSLR
O mundo da fotografia é lindo e mágico, mas a gente apanha um bocado quanto quer entrar mais profundamente nele. Quem troca uma compacta por uma semi-profissional geralmente fica perdidinho na hora de usar o modo manual. É aí que entra a ajuda do SLR Camera Simulator. A página simula o olhar através do visor de uma câmera DSLR e possibilita que você mude os ajustes dela – foco, ISO, abertura, velocidade etc. Depois, você pode “tirar a foto” e ver o resultado. O legal é comparar as diferenças na fotografia final de acordo com as configurações que você usa. Clique na Imagem ao lado- Para acessar o Simulador Online de Câmeras SLR


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