A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Origem Código de Hamurab, preocupação com a

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Origem Código de Hamurab, preocupação com a"— Transcrição da apresentação:

1 « IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, DENTRO DE SUA EMPRESA »

2 Introdução Origem Código de Hamurab, preocupação com a
durabilidade e funcionalidade das habitações, Castigo (imolado) para o construtor caso o imóvel não fosse sólido. As pirâmides do Egito. Os fenícios amputavam a mão do fabricante Os romanos desenvolveram técnicas de pesquisa para a divisão e mapeamento territorial.

3 Hoje a Qualidade, está nos quatro cantos do Planeta, do Japão aos Estados Unidos, da Europa aos chamados Tígres Asiáticos e da China ao Brasil.

4 EVOLUÇÃO DA QUALIDADE Qualidade Total (1980)
Garantia da qualidade (1960) Controle Estatístico do Processo (1950) Controle Final do Produto (1920)

5 Evolução da Qualidade • Passou por três fases:
– Inspeção: era verificado pelo produtor e pelo cliente (sem metodologia) – antes da Revolução Industrial – Controle estatístico: Utilização de técnicas estatísticas (inviabilizado produto a produto). Amostragem selecionados aleatoriamente que representava o todo “lote”. – Qualidade total: ênfase no cliente “compromisso de toda a empresa pela garantia da qualidade de produtos e serviços”.

6 QUALIDADE ?

7 “Qualidade significa conformidade às especificações, após pesquisa de mercado para adequação às necessidades e expectativas dos clientes.É através da prevenção que se deve alcançar a qualidade e o nível de desempenho deve ser o de zero defeito. ”Philip B. Crosby”.

8 PORQUE O CLIENTE MUDA DE FORNECEDOR
15% ACHOU PRODUTO MELHOR; 15% ACHOU PRODUTO MAIS BARATO; 20% FALTA DE ATENÇÃO; 49% ATENDIMENTO RUDE, DESATENCIOSO.

9 SISTEMA GESTÃO DA QUALIDADE
É um conjunto de atividades e tarefas que devem ser executadas por todos dentro da organização. Sistema de abastecimento de água: *Chover *Represar *Tratar *Bombear *Distribuir.

10 I II III ESTRUTURA DOCUMENTAL MANUAL DA QUALIDADE MQ I
PROCEDIMENTO DE SISTEMA PGQ II II III ROTINA DE TRABALHO RT III

11 ISO I - International S - Standardization O - Organizational Criada em 1947, com o objetivo de estabelecer normas e acordos dos diferentes países do mundo.Com sede na Suíça.

12 COMITÊ ABNT A ISO significa: Igualdade em Grego!!! com sede na Suiça.
Hoje mais de 120 países, adotam a norma, aqui no Brasil é representada pela COMITÊ ISO ABNT

13 SÉRIE ISO 9000 ISO 9000 - Diretrizes para seleção e uso.
ISO Garantem qualidade em projetos, desenvolvimento, instalação e assistência técnica. ISO Garantem qualidade em produção e instalação. ISO Garantem qualidade em inspeção e ensaios finais. ISO Itens relativos ao Sistema da Qualidade.

14 Versão ISO 9001/2000 A partir de 29/01/01, passou a vigorar a nova versão da norma. Prazo para transição: Dez/03. A norma está estruturada assim: ISO Sistema de Gestão da Qualidade- Fundamentos e vocabulários; ISO Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos; ISO Sistema de Gestão da Qualidade- Diretrizes para melhorias.

15 Princípios de Gestão da Qualidade
Foco no cliente; Liderança; Envolvimento das pessoas; Abordagem de Processo; Abordagem Sistêmica para Gestão; Melhoria contínua; Abordagem Factual para tomada de decisão; Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.

16 MELHORIA CONTÍNUA CICLO PDCA
PLAN Planejar Action Controle da Gestão DO agir Implementar checar Check

17 Motivos para uma Organização implementar o S.G.Q.
Exigência dos clientes; Necessidade de controlar de forma mais efetiva a sua produção e/ou serviço; Necessidade de redução de custo; Estrutura para atender as atuais exigências do mercado; Necessidade de aumentar o rol de clientes.

18 Benefícios de uma Certificação
Melhoria no planejamento do negócio; Aumento na conscientização para a qualidade ao longo e através da organização; Melhoria na comunicação; Redução de custos da má-qualidade e dos desperdícios; Aumento na competitividade frente às empresas que não estão. Aumenta a satisfação dos clientes e facilitar a venda de produtos. Possibilidade de adquirir um nível mundial de qualidade.

19

20 Modelo Japones de Qualidade

21 Modelo Japones de Qualidade
Sistema de Toyota de produção Círculos da qualidade Fatores culturais na administração japonesa O sucesso do modelo japonês

22 Sistema Toyota de Produçao

23 Sistema Toyota de produção
Origens (Taiichi Ohno) Princípios mais importantes: Eliminação de desperdícios Fabricação com qualidade Reduzir ao mínimo a atividade que não agrega valor ao produto. Racionalização da força de trabalho Líder em vez de supervisor Just in time: Reduzir ao mínimo o tempo e o volume de estoques. Produção flexível: Produção em pequenos lotes conforme encomendas

24 Círculos da Qualidade Princípio de Pareto: Técnica que permite à empresa selecionar prioridades quando há um grande número de problemas. 80/20. Diagrama de Ishikawa: Tem por finalidade organizar o raciocínio e a discussão sobre as causas de um problema prioritário de qualidade. Espinha de peixe.

25 Gráfico de Pareto O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante seus estudos na área de economia sobre distribuição de renda, e descobriu que 80% da riqueza estava concentrada em cerca de 20% da população. No ambiente empresarial, este tipo de análise encontra a sua aplicação verificando-se que 80% (ou um percentual alto) dos problemas são causados por 20% (ou um percentual baixo) das causas. Nesta linha, conclui-se que poucas causas são responsáveis pela maioria dos problemas, levando um bom gestor a atacar essas causas prioritariamente, pois assim, resolvem-se grande parte de problemas. O Princípio de Pareto é também conhecido como a regra dos 80/20.

26 Gráfico de Pareto

27 Exemplo

28 Diagrama de Ishikawa É uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade em diversos processos. É conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe“. Na sua estrutura, os problemas são classificados em seis tipos diferentes: método, matéria-prima, mão-de-obra, máquinas, medição e meio ambiente. Esse sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema ou também uma oportunidade de melhoria, assim como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos.

29 Diagrama de Ishikawa

30 Fatores culturais na adm. japonesa

31 Fatores culturais na adm. japonesa
Influência do pensamento ocidental Taylor, Ford, Shewhart, Deming, Feigenbaum e outros. Combate ao desperdício Trabalho de grupo País pequeno Poucos recursos naturais Espírito de economia e eficiência Combatividade Capacidade de cooperação

32 O sucesso do modelo japonês

33 O sucesso do modelo japonês
Até meados dos anos 70 – círculos de controle da qualidade Anos 80 - implantação de empresas como a Toyota, Honda e Nissam nos EUA e Europa Funcionários envolvidos no processo decisório Just in time Abolição dos níveis hierárquicos

34

35

36

37 FUNÇÕES do ADMINISTRADOR O Ciclo PODC
Planejamento Direção (Comandar e Coordenar) Controle Organização

38 FUNÇÕES do ADMINISTRADOR
Estabelecer objetivos e missão Examinar as alternativas Determinar as necessidades de recursos Criar estratégias para o alcance dos objetivos

39 FUNÇÕES do ADMINISTRADOR
Criar estrutura organizacional Desenhar cargos e tarefas específicas Definir posições de staff Coordenar as atividades de trabalho Definir a alocação de recursos

40 FUNÇÕES do ADMINISTRADOR
Conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais Direção (Comandar e Coordenar) Estabelecer comunicação com os trabalhadores Apresentar solução dos conflitos Gerenciar mudanças

41 FUNÇÕES do ADMINISTRADOR
Medir o desempenho Estabelecer comparação do desempenho com os padrões Tomar as ações necessárias para melhoria do desempenho

42 Em direção ao FUTURO... Do futuro da administração,
nada se pode falar. Como dizia Wittgenstein, o grande filósofo alemão, “daquilo que não se pode falar, deve-se calar”. Mas tanto o futuro como o passado não existem: aquele porque não se sabe se vai chegar, este porque já aconteceu.

43 Na realidade, quando falamos do futuro
estamos falando do presente, do presente que gostaríamos que existisse, do presente que gostaríamos de viver. O futuro não passa de uma manifestação de desejo, seja por fuga do presente, seja por busca de gozo duplicado

44 Essa busca desenfreada pelo futuro impedem:
os gerentes de ver e de viver o presente, de aprenderem a ter uma dimensão mais precisa de sua incompreensão, de suas limitações e da beleza da precariedade de suas obras

45 Afinal, ainda somos tão arrogantes quanto Taylor o foi, ainda somos tão imprecisos quanto Rensis Likert e Chester Barnard o foram. Mas talvez ainda sejamos tão desejosos de esperanças de um mundo ideal quanto o foi Platão e a sua cidade ideal, quanto Karl Marx com a sua sociedade comunista.


Carregar ppt "Introdução Origem Código de Hamurab, preocupação com a"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google