A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESPETÁCULO MUSICAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-DANÇA UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESPETÁCULO MUSICAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-DANÇA UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas,"— Transcrição da apresentação:

1 ESPETÁCULO MUSICAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-DANÇA UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA Departamento de Artes da UFRN – DEART SUBPROJETO PIBID DANÇA Componentes: Lívia Carolina Pedroso Ramos (Bolsista PIBID) Nilvânia Alves de S. Macena (Bolsista PIBID ) Raphaelly Souza Bezerra (Supervisora/Bolsista PIBID) Orientadora/Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Karenine de Oliveira Porpino (Bolsista PIBID)

2 Nossa temática trata da discussão de uma das ações promovidas pelo programa PIBID Dança UFRN, no decorrer do ano letivo de 2015, na Escola Municipal Profa. Zeneide Igino de Moura: a composição de um espetáculo musical. Tema

3 O que é um Musical?

4 Ressaltar a importância da atuação do subprojeto PIBID Dança UFRN no ensino básico, além de promover o estudo das múltiplas linguagens artísticas de maneira integrada, ao mesmo tempo em que vivencia a experiência de uma apresentação em arte, fomentando, dessa maneira, o desenvolvimento da percepção estética dos alunos acerca dos conteúdos investigados em sala de aula. Objetivos

5 Sobre a Escola A Escola Municipal Professora Zeneide Igino de Moura, localizada no Bairro de Cidade Nova, na Av. Solange Nunes do Nascimento, nº 277, na cidade de Natal – RN foi fundada e inaugurada em 04 de Maio de 2010, pela Prefeitura Municipal do Natal. Funcionando em dois turnos: matutino e vespertino, a Escola possui mais de 200 alunos matriculados em turmas que vão do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental I.

6 Quem está participando? As turmas de 3ª ao 5º ano do turno matutino Alunos do Projeto Andanças

7 Como o trabalho vem sendo desenvolvido Pesquisas de movimentos Improvisações coreográficas Composições coreográficas Criação do cenário, figurino e maquiagem Rodas de conversa

8 Atividades com o 3º ano A e 4º ano B

9 Improvisando e compondo

10 Aprendendo jogando

11 Resultados Parciais Como resultados parciais é possível apontar o maior envolvimento e participação dos alunos no componente curricular de Arte, a melhoria da assiduidade e a valorização e compreensão dos conteúdos referentes à dança.

12 Para os bolsistas de iniciação à docência envolvidos, o trabalho realizado tem representado uma oportunidade de vivenciar a articulação entre a experiência do ensino da dança como um conteúdo na escola e a realização de projetos artísticos que contemplam a ampliação do acesso à dança para toda a comunidade escolar e seu entorno, como fomento à formação de público para a arte.

13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. – 7. ed. rev. – São Paulo, Perspectiva, 2009. MARQUES, Izabel I. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003. Disponível em PDF no site http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/03n1/artigo3.pdf. PRESTON-DUNLOP, V. Deep learning in dance. Manuscrito não publicado, 1992.

14 OBRIGADA!


Carregar ppt "ESPETÁCULO MUSICAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-DANÇA UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google