A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOTERAPIA DE GRUPOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOTERAPIA DE GRUPOS"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOTERAPIA DE GRUPOS
Aulas temas 2, 3 e 4 Origens históricas da psicoterapia de grupos. O que é grupo? Conceituação de grupo para o trabalho psicoterápico. Diversas modalidades de psicoterapia de grupos. Prof° Davison Willians Salemme.

2 Bibliografia para esse módulo:
Bibliografia Básica Padrão (PLT). (via PEA) Bibliografia Básica da Unidade. (via PEA) Bibliografia Complementar. (via PEA) Artigos científicos e materiais disponibilizados pelo professor.

3 PSICOTERAPIA DE GRUPOS
Termo cunhado por J.L. Moreno. É um método que trata, conscientemente, as relações interpessoais e os problemas psíquicos de vários indivíduos de um grupo dentro de um quadro científico empírico.

4 SAMUEL SLAVSON X J. L. MORENO
(ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSICOTERAPIA DE GRUPOS) X J. L. MORENO (ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSICOTERAPIA DE GRUPOS E PSICODRAMA)

5 TRÊS REVOLUÇÕES PSIQUIÁTRICAS
1ª revolução psiquiátrica: A liberação dos enfermos mentais de suas cadeias (Pinel). 2ª revolução psiquiátrica: O desenvolvimento da psicanálise e criação da psicoterapia como parte da medicina (Freud). 3ª revolução psiquiátrica: Desenvolvimento da psicoterapia de grupo.

6 “ muito antes de ter aprendido a fazer fogo ou construir um abrigo, o homem percebeu as qualidades especiais que podiam ser obtidas da reunião com seus semelhantes” Foulkes, 1963.

7 Evolução Histórica da psicoterapia de grupos:
No inicio, o curandeiro ou o xamã, com sua magia, magia tão mais importante quão menores eram os recursos técnicos e científicos da medicina em seus primórdios, passa de um ato isolado, entre o feiticeiro e seu paciente , para um ato coletivo, como rituais religiosos mágicos, protótipos do que se faz hoje nos terrenos de umbanda, certos rituais espíritas ou no Santo Daime, quase todos buscando uma forma de cura.

8 Na antiga Mesopotâmia, Heródoto reunia as pessoas em praça publica para discutir sobre suas doenças, males e sofrimentos. Na Grécia antiga, os templos de Esculápio, nos quais os doentes se aglomeravam, menos os doentes mentais, que eram expulsos a pedradas, foram os precursores dos hospitais, que eram táticas grupais, sociais de enfrentar as doenças.

9 Grupos: O GRUPO É TODO AQUELE CONJUNTO DE PESSOAS CAPAZES DE SE RECONHECEREM EM SUA SINGULARIDADE E QUE ESTÃO EXERCENDO UMA AÇÃO INTERATIVA COM OBJETIVOS COMPARTILHADOS

10 Principais características de um grupo:
Um grupo não é um mero somatório de indivíduos; pelo contrário, ele se constitui como nova entidade, com leis e mecanismos próprios e específicos. Todos os integrantes do grupo estão reunidos, face a face, em torno de uma tarefa e de um objetivo comuns ao interesse deles.

11 Apesar de um grupo se constituir como nova entidade, com uma identidade grupal própria e genuína, é também indispensável que fiquem claramente preservadas, separadamente, as identidades específicas de cada um dos indivíduos componentes do grupo. O tamanho de um grupo não pode exceder o limite que ponha em risco a indispensável preservação da comunicação, tanto visual como a auditiva e a conceitual.

12 Em todo grupo coexistem duas forças contraditórias permanente em jogo: uma tendente à sua coesão, e a outra, à sua desintegração. Nos grupos sempre vai existir uma hierárquica distribuição de posições e de papéis, de distintas modalidades. É inevitável a formação de um campo grupal dinâmico, em que gravitam fantasias, ansiedades, mecanismos defensivos, funções, fenômenos resistências e transferências, etc., além de alguns outros fenômenos que são próprios e específicos dos grupos.

13 CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS GRUPOS

14 FIM!!!


Carregar ppt "PSICOTERAPIA DE GRUPOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google