A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLÍTICA SALARIAL GESTÃO DE DESEMPEMHO, REMUNERAÇÃO E CARREIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLÍTICA SALARIAL GESTÃO DE DESEMPEMHO, REMUNERAÇÃO E CARREIRA"— Transcrição da apresentação:

1 POLÍTICA SALARIAL GESTÃO DE DESEMPEMHO, REMUNERAÇÃO E CARREIRA
Profª. Ana Lúcia Magri Lopes

2 Política Salarial Determina as regras para a efetiva administração
dos salários na empresa Em geral, essas regras estipulam: o salário de admissão; as promoções; as reclassificações; e atualizações (perda de poder de compra motivada por inflação.

3 Política Salarial SALÁRIO DE ADMISSÃO
Normalmente é estipulado o mínimo da faixa salarial de cada grau. Algumas empresas adotam um salário de admissão em torno de 10% abaixo da faixa, aumentando para o mínimo da faixa após o funcionário completar o período de experiência.

4 Política Salarial SALÁRIO DE ADMISSÃO
Algumas organizações também permitem admissões com salário superior ao do início das faixas salariais.

5 Política Salarial Para que a administração de salários se efetive, é necessário o estabelecimento dos critérios de promoções Horizontal Vertical Reclassificação

6 Política Salarial PROMOÇÃO HORIZONTAL (aumento por mérito)
É a passagem do colaborador para uma classe superior de salário no mesmo cargo e grau, decorrente de destacado desempenho de suas tarefas e aumento da experiência. Em geral, a promoção horizontal obedece ao prazo mínimo de um ano entre um aumento e outro.

7 Política Salarial PROMOÇÃO VERTICAL (aumento por promoção)
É a passagem do colaborador de um cargo para outro, classificado em grau superior. Em geral, a promoção vertical obedece ao prazo mínimo de seis meses de permanência do funcionário no cargo inicial.

8 Política Salarial RECLASSIFICAÇÃO (aumento por reclassificação)
Ocorre quando são atribuídas tarefas mais complexas e que, pela reavaliação, proporcionem elevação de grau. Os funcionários que ocupam esse cargo passam a perceber o salário do novo grau de enquadramento.

9 Representação gráfica dos instrumentos da política salarial
Salário Promoção Horizontal Reclassificação Promoção Vertical Salário de admissão Graus

10 ADEQUAÇÃO SALARIAL DURANTE A IMPLANTAÇÃO DA ESTRUTURA
A implantação de nova estrutura salarial em uma organização implica processo de revisão salarial dos colaboradores. Podem ocorrer três situações: Salários dentro da faixa Salários abaixo da faixa Salários acima da faixa

11 Adequação salarial durante a implantação da estrutura
Salário conservar promover Salário acima da faixa Salário dentro da faixa enquadrar no mínimo Salário abaixo da faixa Graus

12 Importante: Restrição
ADEQUAÇÃO SALARIAL DURANTE A IMPLANTAÇÃO DA ESTRUTURA Importante: A faixa salarial é referencial e nada impede a existência de salários acima ou abaixo dela. Restrição Numa nova admissão o salário não pode ser superior ao de um funcionário classificado no mesmo grau.

13 Acompanhameto do Salário Real
Independente das reposições salariais entre sindicatos e profissionais cabe ao administrador fazer o seu acompanhamento, pois quando o índice chega a certo nível, torna-se inadiável um reajuste salarial.

14 Acompanhameto do Salário Real
TRÊS NÍVEIS Advertência - quando o índice atinge 90% (11,1%) Crítico - quando o índice atinge 85% (17,6%) Intolerância absoluta - quando o índice atinge 75% (33,3%) (SANTOS, 1975)

15 Remuneração de Executivos
Geralmente são acrescidos aos salários dos executivos benefícios diferenciados como: carro assitência médica especial celular pagamento de escola para os filhos

16 Remuneração de Executivos
Em algumas empresas (pública, estatais ou privadas) essa diferenciação é o tratamento do cargo de executivo como “função comissionada”. CARGO-BASE FUNÇÃO COMISSIONADA Analista de Recursos Humanos Gerente de Recursos Humanos Salário do Cargo-Base 3.800 Gratificação de Função 400

17 Remuneração de Executivos
Caso o colaborador deixe de ocupar a função comissionada, há o retorno para o cargo de origem e, consequentemente, a perda do adicional correspondente à gratificação de função.


Carregar ppt "POLÍTICA SALARIAL GESTÃO DE DESEMPEMHO, REMUNERAÇÃO E CARREIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google