A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Presidência 2014 702 Luiz Felipe e Gabriel Valle.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Presidência 2014 702 Luiz Felipe e Gabriel Valle."— Transcrição da apresentação:

1

2 Presidência 2014 702 Luiz Felipe e Gabriel Valle

3

4 Mauro Iasi Idade 45 anos ele nasceu 10/2/1960. Partido: PCB Formado em história pela PUC com mestrado e doutorado pela USP, é educador pelo NEP. Militou no movimento estudantil e no movimento docente quando entrou para o PCB. É militante do movimento docente dos professores do ensino publico federal.

5 Professor de Ensino Superior Escolaridade: Superior Completo!

6 Ele defende o fim e ação dos Blackblocks. Maioridade Penal, fim da reeleição e melhoramentos pra Copa do mundo! E quanto a educação ‘ ’Plano Nacional de Educação é um profundo retrocesso na educação pública, em vários aspectos, mas vamos apenas citar dois. Ele consagra o princípio pelo qual o Poder Público desvia recursos para o setor privado. Hoje temos um paradoxo em que o setor privado só existe no ensino superior, devido ao enorme subsídio do Poder Público por meio do ProUni [Programa Universidade para Todos], do Fies [Fundo de Financiamento Estudantil) e de outros instrumentos. É um contrassenso o setor privado funcionar apenas pela garantia da sua lucratividade, por um pesado subsídio público. A educação tem que ser integralmente pública. Os princípios debatidos por aqueles que pensam a educação no Brasil – e podemos remeter isso até a década de 30, no Manifesto dos Pioneiros, com Anísio Teixeira e outros – incluem uma estrutura pública capaz de garantir qualidade e universalidade a essa educação. É o nosso grande desafio. O PNE foi elaborado pelo setor privado do ensino, controlado por quatro ou cinco empresas, muitas delas profundamente vinculadas ao capital internacional, que formam

7 No Manifesto dos Pioneiros, com Anísio Teixeira e outros – incluem uma estrutura pública capaz de garantir qualidade e universalidade a essa educação.  O PNE foi elaborado pelo setor privado do ensino, controlado por quatro ou cinco empresas, muitas delas profundamente vinculadas ao capital internacional, que formam um lobby poderoso das escolas privadas, e por institutos que dão a linha, inclusive metodológica e pedagógica, para a educação brasileira, como o Instituto Ayrton Senna, que tem poderosos interesses privados por trás, que se expressa, por exemplo, na entrega do ensino técnico ao Sistema S [formado pelo serviços Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Social do Comércio (Sesc), Social da Indústria (Sesi), Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Social de Transporte (Sest)].

8 Isso é impensável para qualquer um que pense em um sistema público de ensino, principalmente em áreas importantes como a técnica e a tecnológica. Houve um encontro nacional de educação no Rio de Janeiro em que se fez um contraponto ao PNE, apontando a necessidade de financiamento 100% público e 100% dedicado à esfera pública, com uma proposta de ensino e aprendizagem que é negada nesse plano. No PNE, desaparece a relação ensino-aprendizado. É um plano de adestramento, de desenvolvimento de aptidões e técnicas, voltado muito mais para os anseios e necessidades da camada empresarial, e não da formação crítica e reflexiva, de uma educação integral, politécnica. Uma integração que desenvolva o ser humano em todas as dimensões. Somos contra o PNE. E os movimentos sociais, os sindicatos, o Andes-Sindicato Nacional [Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior], o movimento em defesa da educação pública estão elaborando um contraponto a esse plano.

9 Fim.


Carregar ppt "Presidência 2014 702 Luiz Felipe e Gabriel Valle."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google