A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Expressionismo Início do séc. xx Alemanha. TODA AÇÃO HUMANA É EXPRESSIVA; UM GESTO É UMA AÇÃO INTENCIONALMENTE EXPRESSIVA. TODA ARTE É EXPRESSIVA. LYNTON.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Expressionismo Início do séc. xx Alemanha. TODA AÇÃO HUMANA É EXPRESSIVA; UM GESTO É UMA AÇÃO INTENCIONALMENTE EXPRESSIVA. TODA ARTE É EXPRESSIVA. LYNTON."— Transcrição da apresentação:

1 Expressionismo Início do séc. xx Alemanha

2 TODA AÇÃO HUMANA É EXPRESSIVA; UM GESTO É UMA AÇÃO INTENCIONALMENTE EXPRESSIVA. TODA ARTE É EXPRESSIVA. LYNTON APUT STANGOS, P.24

3 A ALEMANHA DO INÍCIO DO SÉC. XX FOI PALCO DO EXPRESSIONISMO, POIS FOI O MAIS CONTURBADO DOS PAISES EUROPEUS. HAVIA CIDADÕES DE EXTREMA DIREITA E EXTREMA ESQUERDA COM MÉTODOS TAMBÉM EXTREMOS, GUERRAS DESASTROSAS SOMAVAM- SE ÀS MISÉRIAS OCASIONADAS POR UMA INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO MUITO RÁPIDAS.

4 O EXPRESSIONISMO ESTÁ ASSOCIADA A DOIS GRUPOS INFORMAIS DE ARTISTAS: -O GRUPO DIE BRÜCKE (A PONTE) DE DRESDEN, FORMADO EM 1905 E DISSOLVIDO EM 1913 -E O GRUPO DER BLAUE REITER (O CAVALEIRO AZUL), QUE PUBLICOU UM ÚNICO NÚMERO EM 1912.

5 OS JOVENS PERTENCENTES AO GRUPO DIE BRÜCKE, NÃO TINHAM INTENÇÕES ESTILISTICA, ESTAVAM COM ELES TODOS AQUELES QUE EXPRESSÃO AQUILO QUE OS IMPELE A CRIAR. ENTRE ELES ESTAVAM: ERNEST LUDWIG KIRCHNER (1880-1938), ERICH HECKEL, KARL SCHIMIDT ROTTLUFF. MAIS TARDE ADERIRAM AO GRUPO: NOLDE, PECHESTEIN E OTTO MÜLLER.

6 DESTACA-SE NESTA FASE OS TRABALHOS GRÁFICOS, PRINCIPALMENTE AS XILOGRAVURAS, INSPIRADAS NAS GRAVURAS ALEMÃS DO PERÍODO DA REFORMA E EM GAUGUIN E MUCH, QUE TRANSFORMARAM O MEIO EM UM VEÍCULO DE EXPRESSÃO MUITO PESSOAL.

7 EM 1913 DESFAZ-SE O GRUPO DIE BRÜCKE, AS OBRAS ESTAVAM SENDO ATACADAS PELA OPINIÃO CONSERVADORA, “ESTAVA COLOCANDO EM PERIGO A JUVENTUDE ALEMÃ COM SEUS BORRÕES LUNÁTICOS”.

8 GRUPO DER BLAUE REITER: NOME DADO AO ALMANAQUE PUBLICADO EM MUNIQUE, INÍCIO DE 1912. DIRETORES: KANDINSKY E MARC REPRESENTANTES: MACKE, JAVLENSKY, KLEE.

9 REPRESENTANTES

10 Ernst Ludwig Kirchner Alemanha Em 1880 - 1938 -Fundador do grupo de pintura Die Brücke ; -Influenciado pelo cubismo e fauvismo, -Deu formas geométricas às cores, - Despojou as cores de sua função decorativa por meio de contrastes agressivos, com o fim De manifestar sua verdadeira visão da realidade. -A bidimensionalidade e a simplicidade são marcas do artista,

11 -Combinações simples de cor, poucas nuances, falta de perspectiva e motivos sobrepostos. -A emoção e o tormento individual de Kirchner são expostos em seus trabalhos pelo tipo de pincelada curta e agressiva. - O mundo em torno do artista era o tema de seus trabalhos: vista de cidade, paisagens, retratos de seus companheiros, o corpo humano nu e cenas de circo e music- hall.

12 -Com o início da primeira guerra mundial, Kirchner transmitiu para o seu trabalho as suas perturbações. - A destruição da figura humana foi uma das características dessa época. -Sozinho e doente, o pintor se suicida na cidade de Davos, Suíça, em 1938.

13 Marcella-1909 Mulher de combinação- Derain

14

15

16

17

18 Erich Heckel 1883-1970

19 -Pertenceu ao grupo Die Brücke até 1913; -Assumiu o estilo do grupo mais que qualquer outro de seus integrantes, as paisagens, nus e motivos religiosos de sua autoria o revelaram como um romântico entre os mestres do expressionismo.

20

21

22

23

24 Emil Nolde 1867-1956

25 -Seus quadros chocavam o espectador, devido à vivacidade das cores, que contrastavam abusivamente umas com as outras, -Há deformação dos rostos das personagens retratadas, -Há distorção das perspectivas e excessivo uso de tinta. -Em 1941, os nazis, que imperavam na Alemanha, proibiram Nolde de pintar, pois consideravam que a sua pintura era mundana e imoral, podendo incitar certas revoltas -Volta a pintar depois da guerra e queda dos nazistas.

26 1911 1912

27 Auto-retrato

28

29 Karl Schmidt Rottluff 1884-1976

30

31

32

33

34 Egon Schiele 1890 - 1918

35 Insatisfeito com o caráter conservador da academia, abandonou os estudos e, juntamente com outros colegas que partilhavam a mesma insatifação, criou o grupo Neukunstgruppe ("Grupo nova arte"). Liberto do conservadorismo, começou a explorar mais a forma humana e também a sexualidade.

36 Este grande representante do expressionismo austríaco deixou trabalhos onde estavam representados seres humanos transfigurados por sentimentos fortes implícitos no seu traço, amantes revirados em amontoados de lençóis brancos, diversas mulheres posando para ele e auto-retratos provocantes mostrando a sua visão de si (provavelmente), assim como também fez algumas paisagens e residências burguesas, nos quais exibe um estilo cuidadoso e elegante, de traços bordados, com fortes contrastes entre ocres e cores primárias.

37 Muitos dos corpos masculinos e femininos que desenhou, angulosos, distorcidos e de uma atroz magreza, parecem antecipar os horrores dos campos de concentração. Mas a sua sensualidade demonstra bem a fome do sexo e a ânsia do ser humano de sobreviver a todas as tragédias.

38

39

40

41

42


Carregar ppt "Expressionismo Início do séc. xx Alemanha. TODA AÇÃO HUMANA É EXPRESSIVA; UM GESTO É UMA AÇÃO INTENCIONALMENTE EXPRESSIVA. TODA ARTE É EXPRESSIVA. LYNTON."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google