A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL

2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL CONTEXTO HISTÓRICO: Europa; Século XV; Mercantilismo; Práticas contábeis e modos de controle de operações mercantis; Livro de Luca Pacioli.

3 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL O QUE SÃO ESSAS ESCOLAS? Correntes filosóficas acerca da contabilidade (conceitos, proposições e metodologias contábeis); Fundamentaram a ciência contábil como a conhecemos nos dias hoje; Período de intensos debates filosóficos;

4 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL AS ESCOLAS MAIS CONHECIDAS E QUE INFLUENCIARAM A CONTABILIDADE: Contista; Norte-americana; Personalista; Neocontista; Administrativa; Alemã; Controlista; Aziendalista; Matemática; Patrimonialista.

5 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL ESCOLA CONTISTA: Século XV a XVIII; Abrangência: Itália e França; É uma escola ou não? Objeto de estudo: as contas; Teoria das Cinco Contas (Edmundo Degranges, 1795).

6 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL ESCOLA CONTISTA Teoria das Cinco Contas: O comércio teria cinco objetivos principais que lhe serviam como meio de troca: Mercadorias; Dinheiro; Efeitos a receber; Efeitos a pagar; Lucros e perdas.

7 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL ESCOLA PERSONALISTA (TOSCANA): Século XIX; Oposição à Escola Contista; Base teórica: Francesco Marchi, teoria das contas que identificavam pessoas: Contas do proprietário; Contas dos gerentes ou administradores; Contas dos agentes consignatários; Contas dos agentes correspondentes.

8 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL ESCOLA PERSONALISTA (TOSCANA): Giusepe Cerboni: aperfeiçoa a ideia inicial de Marchi ao introduzir a concepção jurídica na relação de obrigações e direitos; Contribuição de Cerboni: Participação de pessoas nos negócios; Distinção entre negócios e família; Relação com as partidas dobradas; Débito e crédito afetam patrimônio apenas em caso de lucros ou perdas.

9 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL ESCOLA ADMINISTRATIVA OU LOMBARDA: Século XIX, norte da Itália; Principal pensador: Francesco Villa por meio de sua obra “A contabilidade aplicada às instituições públicas e privadas”; Contabilidade deixa de ser mero registro para fazer efetivo controle da gestão (ensaios da controladoria);

10 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL ESCOLA CONTROLISTA (VENEZIANA): Principal pensador: Fábio Besta; Ciência do controle econômico; Administração econômica divida em: Gestão; Direção; Controle; Foco no controle antes, durante e depois.

11 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL ESCOLA MATEMÁTICA: Ano: 1901; Principal pensador: Giovani Rossi; Contabilidade era uma ciência matemática em sua essência (centrada somente nos registros); Fracassou (retrocesso)

12 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL ESCOLA NORTE-AMERICANA: Discussão do pensamento contábil a partir da coletividade (criação de classes); 1887, American Association of Public Accountants (AAPA); Buscavam metodologias claras; Visam ao usuário dos dados contábeis; Adequação da teoria com a prática.

13 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL ESCOLA NEOCONTISTA: Início do século XX; Moderna escola francesa; Grande aceitação na França Como a sua antecessora, valorizava as contas, só que as contas patrimoniais; Novidade: contas classificadas em apenas dois grupos: elementares e derivadas. Visam ao usuário dos dados contábeis; Adequação da teoria com a prática.

14 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL ESCOLA ALEMÃ: Início do século XX, 1919; Concentrada em duas disciplinas: teoria econômica das empresas e sistema de cálculos (contabilidade); Foco: escrituração, cálculo de custos, orçamentos e estatística da exploração.

15 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL ESCOLA AZIENDALISTA: 1922; Principal pensador: Gino Zappa. Aziendas: constituídas de dois elementos – pessoas e riqueza; Pessoas: função volativa, diretiva, executiva; Riqueza: lucro x necessidade humana ideal; Consolidação da ideia dos fatos contábeis. Moderna escola francesa; Grande aceitação na França Como a sua antecessora, valorizava as contas, só que as contas patrimoniais; Novidade: contas classificadas em apenas dois grupos: elementares e derivadas. Visam ao usuário dos dados contábeis; Adequação da teoria com a prática.

16 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL ESCOLA PATRIMONIALISTA: 1923, Vicenzo Masi; Objeto de estudo: patrimônio; Aspectos da contabilidade: estático e dinâmico; Principais fundamentos: Ciência social; Patrimônio como objeto de estudo contábil; Fenômenos contábeis: estáticos e dinâmicos; Aspectos qualitativos e quantitativos; Fenônemo patrimonial.

17 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL EXERCÍCIO FORMA EQUIPE C/ 6 ALUNOS. SORTEIO DOS TEMAS. APRESENTAÇÃO DAS ESCOLAS.

18 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA TEORIA CONTÁBIL AS ESCOLAS DE PENSAMENTO CONTÁBIL TEMAS DO SORTEIO: Contista; Norte-americana; Personalista; Neocontista; Administrativa; Alemã; Controlista; Aziendalista; Matemática; Patrimonialista.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google