A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa: Roberta S. C. Costa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa: Roberta S. C. Costa"— Transcrição da apresentação:

1 Profa: Roberta S. C. Costa
DROGAS Profa: Roberta S. C. Costa

2 Drogas psicotrópicas  São substâncias naturais ou sintéticas que ao penetrarem no organismo humano, independente da forma (ingerida, inalada, injetada, etc.), entram na corrente sanguínea e atingem o sistema nervoso central (SNC) causando alterações de comportamento, humor, consciência, etc.

3 DROGAS LÍCITAS  São substâncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem nenhum problema. São liberadas por lei e “aceitas” pela sociedade. Ex: cafeína, álcool, nicotina, medicamentos, etc. DROGAS ILÍCITAS  São substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Ex: maconha, ecstasy, cocaína, heroína, etc.

4 TIPOS DE DROGAS Drogas Depressoras  Diminuem a atividade cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcool, barbitúricos, maconha, inalantes, ópio, etc. Drogas Alucinógenas  Têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos: cogumelos, LSD, maconha, etc. Drogas Estimulantes  Produzem aumento da atividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, anfetaminas, ecstasy, cafeína, etc.

5

6 O QUE LEVA UMA PESSOA A USAR DROGAS
Curiosidade; Influência de amigos; Desejo de fuga (problemas familiares e sociais); Ficar acordado ou provocar sonolência; Aliviar dores, tensões, angústias, depressões; Força do hábito; Facilidade de aquisição; Etc.

7 ÁLCOOL Droga lícita, cujo excesso está relacionado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo. Os efeitos são percebidos em dois períodos: Euforia e desinibição. Descontrole, falta de coordenação motora e sonolência.

8 CAFEÍNA É a droga mais consumida no mundo.
É encontrada em alimentos como: café, chocolate, guaraná, etc. Pode ser encontrada também em medicamentos. Provoca aumento da atenção mental, da concentração, melhoria do humor, diminuição da fadiga. Em excesso, a cafeína pode ocasionar irritabilidade, agitação, ansiedade, dor de cabeça, gastrite e insônia.

9 CIGARRO/NICOTINA Causa dependência física e psíquica.
Causa maior clareza de pensamentos, maior atenção, concentração, memória, diminuição do apetite, da irritabilidade e agressividade (relaxamento). O fumo é responsável por 30% das mortes por câncer e 90% das mortes por câncer de pulmão. O fumo pode, ainda, ocasionar problemas cardíacos, vasculares cerebrais, impotência sexual, malformações em fetos, úlceras, varizes, etc.

10 ANSIOLÍTICOS/BARBITÚRICOS
São calmantes e sedativos. Podem causar dependência. A retirada rápida desses medicamentos pode causar abstinência com náuseas, vômitos, agitação, dores de cabeça, convulsões, etc. Se associados ao álcool, pode levar a pessoa a morte.

11 BENFLOGIN Antiinflamatório.
O uso concomitante com álcool pode exacerbar o efeito alucinógeno e causar náuseas, vômito e desconforto abdominal no dia seguinte. Entre os efeitos alucinógenos descritos, os principais são raios e luzes coloridas, após a movimentação do globo ocular e o chamado pelos usuários de "Efeito Bruce Lee”. Quando acaba o estoque de dopamina, a pessoa sente cansaço, sonolência, irritação, tonturas, dores de estômago e falta de apetite. Gastrite, úlcera, sangramento intestinal, convulsões e falência dos rins são sintomas provenientes do abuso prolongado desse medicamento.

12 ANFETAMINAS Popularmente chamada de “bolinhas” ou “rebites.”
São utilizadas como estimulantes (caminhoneiros) e moderadoras de apetite. Causa aumento da capacidade física (respiratória, muscular, etc.) deixando a pessoa “ligadona”. Passado o efeito, vêm grande cansaço e falta de energia. O excesso pode levar à irritabilidade, agressividade, causar alucinações, hipertensão, derrame, parada cardíaca e morte.

13 ECSTASY Conhecida como droga do amor.
Tem ação estimulante e alucinógena. Provoca sensação de intimidade, aumento de comunicação e “sensualidade”. Aumenta a frequência cardíaca, pressão arterial, temperatura do corpo e causa sudorese intensa. Pode levar à morte por desidratação e hipertermia. A longo prazo pode levar a ataques de pânico, com mania de perseguição, dificuldade de memória, etc.

14 BOA NOITE CINDERELA (BNC)
É um conjunto de drogas associadas (drogas depressoras) conhecidas como “rape drugs” (drogas do estupro).

15 COCAÍNA É uma droga estimulante e viciante, extraída da folha da coca.
É aspirada na forma de pó branco ou injetada. Torna a pessoa alerta, confiante, com mais força física, disposição e capacidade mental. Provoca hipertensão, taquicardia, parada cardíaca, lesão na cartilagem do septo nasal, alucinações, perda da libido e morte.

16

17 CRACK É derivado da coca e resulta da mistura da cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada. É uma droga fumada como pedras em cachimbos. Ocasiona dependência física e causa morte rapidamente por sua terrível ação sobre o SNC e cardíaco. Causa euforia, sensação de poder, aumento da auto-estima. Provoca hipertensão, taquicardia, parada cardíaca, delírio e morte.

18 MERLA A merla é derivada da cocaína. É uma junção das folhas da coca com ácido sulfúrico, querosene, cal virgem, entre outros. É ingerida pura ou misturada num cigarro normal ou num cigarro de maconha.  Causa euforia, diminuição de fadiga, aumento de energia, diminuição do sono, do apetite e consequentemente causa perda de peso bastante expressiva e psicose tóxica como alucinações, delírios e confusões mentais. É uma droga super perigosa causando dependência física e psíquica rapidamente, queda dos dentes, depressão, dificuldade de respiração, coma e óbito.

19 OXI

20 LSD É uma droga sintética. Também chamada de ácido.
Pode ser consumida por via oral, injeção ou inalação, e se apresenta em forma de barras, cápsulas, tiras de gelatina e líquida; seus efeitos duram de oito a doze horas.  Atua no SNC provocando alucinações, dilatação da pupila, delírios e ilusões e flashbacks que podem levar o usuário ao suicídio.

21 ANABOLIZANTES Droga injetável utilizada para amenizar temporariamente a fadiga, aumentar a resistência e o desenvolvimento muscular. Pode causar nos homens lesões nos tendões e ligamentos, diminuição da estatura, lesões no fígado, redução dos testículos e impotência sexual. Nas mulheres provoca parada do crescimento, aspecto masculino, engrossamento da voz, aumento de pêlos, etc. Pode levar a morte por parada cardíaca.

22

23 ÓPIO E DERIVADOS É uma substância produzida por uma planta denominada papoula. Pode ser mascado ou fumado em cachimbos. Os principais opiáceos são: morfina, heroína, codeína, etc. Neste caso, podem ser cheiradas, fumadas ou injetadas. Causam euforia inicial seguida de depressão do SNC. Causam dependência extremamente rápida, podendo causar cegueira, surdez, delírios e levar a pessoa à morte muitas vezes associada as crises de abstinência. A morfina é utilizada no tratamento da dor.

24 INALANTES Também conhecidos como solventes, cola de sapateiro, loló, lança-perfume, clorofórmio, etc. Causam euforia inicial seguida de depressão, perturbações visuais e alucinações. Levam a taquicardia, perda de memória, destruição das células nervosas, câncer e morte súbita. Diminuem a sensação de fome e frio sendo muito utilizada por meninos de rua.

25 MACONHA Droga originada da planta Cannabis sativa.
O efeito da maconha é depressor devido a presença de THC. Causa avermelhamento dos olhos, ressecamento da boca e taquicardia, bem-estar inicial, relaxamento, calma e vontade de rir. Pode-se sentir angústia, desespero, letargia e sensação de fome. Causa dificuldade de memória e concentração em uso prolongado e problemas pulmonares.

26 HAXIXE É uma droga extraída na forma de resina das flores da Cannabis que pode ser fumada ou ingerida. Se apresenta na forma de bolas ou tabletes endurecidos. Possuem os mesmos efeitos no organismo que a maconha, porém potencializados em função da maior concentração de THC.

27 SKANK ou SKUNK É a supermaconha que resulta do cruzamento de duas espécies de Cannabis com objetivo de aumentar a produção de THC (tetrahidrocanabinol). Tem concentração de THC na ordem de 17,5% podendo chegar a 40%. Produz os mesmos efeitos da maconha, porém potencializados. A droga reduz a concentração, alterando o funcionamento dos neurônios.

28 I-DOSER É um software que produz ondas sonoras, que procuram interferir nas ondas cerebrais do usuário simulando o efeito de várias drogas nos seres humanos.

29 OVERDOSE É a ingestão de uma quantidade extremamente grande de uma droga de modo que o organismo não consiga metabolizar ou eliminar. Pode levar a pessoa à morte por parada cardiorrespiratória.


Carregar ppt "Profa: Roberta S. C. Costa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google