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Unidade 02 - Inovação e Empreendedorismo Prof. Eduardo Munhoz.

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1 Unidade 02 - Inovação e Empreendedorismo Prof. Eduardo Munhoz

2 Conteúdo Inovações e a Nova Economia do Conhecimento; Fatores impulsionadores das Inovações; Novas Tecnologias – As TICs; Economia do Conhecimento.

3 Uma história ilustrativa Contexto: Pequena firma de mineração (Toronto, CA) ◦Greve ◦Dívidas ◦Elevado custo de produção ◦Interrupção das operações ◦Mercado em recessão ◦Fechamento da mina por indícios de falta de ouro

4 Necessidade: encontrar mais ouro!!! Como? US$ 10 milhões para novas explorações Resultado: perfurações de teste sugeriam novas e grandes jazidas (30 x maiores) Frustração: dificuldades em fornecer uma estimativa do valor e localização do ouro O que fazer? ◦(Discussão em Grupo) Uma história ilustrativa

5 Tirar férias... A luz no fim do túnel ◦1999, MIT, conferência sobre Linux Por que, não? ◦Se os funcionários da GoldCorp não conseguiram encontrar ouro, por que não abrir o processo de exploração (assim como o open code do linux) Uma história ilustrativa

6 A idéia: “Gostaria de pegar todos os nossos estudos geológicos, colocá-los em um arquivo e compartilhá-los com o mundo. Então, pediremos que o mundo nos diga onde vamos achar as próximas toneladas de ouro.” CEO da GoldCorp Uma história ilustrativa

7 Ceticismo: ◦Os dados geológicos são os recursos mais preciosos e bem guardados; ◦Desconfiança sobre a aceitação da comunidade de geólogos; ◦Repercussão sobre a própria incapacidade. Uma história ilustrativa

8 Desafio GoldCorp ◦Melhores métodos e estimativas para a extração de ouro da mina ◦Prêmio: US$ 575 mil ◦400 Mb de informação disponibilizados ◦Grande repercussão internacional ◦Centenas de inscrições do mundo inteiro

9 Uma história ilustrativa Resultado: ◦110 alvos identificados, 50% novos; ◦80% dos novos com grandes quantidades de ouro; ◦230 toneladas de ouro encontradas;

10 Uma história ilustrativa Conseqüências da abordagem “código aberto” ◦Redução de 3 anos no tempo para exploração ◦Faturamento de US$ 100 milhões para US$ 9 bilhões;

11 A nova economia Contexto mundial ◦Transformações tecnológicas ◦Transformações econômicas ◦Transformações sociais

12 A nova economia Revolução da informação / conhecimento; ◦Microeletrônica ◦Internet ◦Soluções para a gestão empresarial ◦Otimização do tempo ◦Nova percepção das fronteiras ◦Comércio eletrônico ◦Novas oportunidades de negócios

13 A nova economia Perfil dos negócios ◦Novos modelos de gestão ◦Recursos escassos: imaginação e conhecimento ◦Investimentos menores, retornos maiores ◦Baixas barreiras de entrada ◦Ativos intelectuais ◦Sobrevivência dos mais rápidos ◦Alta competitividade

14 Inovar é preciso Inovar como estratégia de sobrevivência “a inovação é o principal agente de mudança no mundo atual, um insumo fundamental para a obtenção da tão desejada competitividade empresarial.” ABDI

15 Inovar é preciso Alguns conceitos: ◦Uma nova idéia, que após certo período de tempo, é desenvolvida a ponto de torna-se algo prático e usado com sucesso; ◦Introdução de um novo produto ou serviço, que os consumidores não conheçam e que venham a utilizar; ◦Introdução de um novo processo de produção, ainda não testado no meio em questão, que venha a trazer benefícios para a empresa;

16 Inovar é preciso Alguns conceitos (cont.): ◦Abertura de um novo mercado, no qual a empresa em questão não tenha penetrado; mercado este previamente existente ou não; ◦Conquista de uma nova fonte de fornecimentos já existente ou a ser criada; ◦Gerir uma nova organização, uma empresa, tal como criar ou romper uma posição de monopólio.

17 Inovar é preciso Inovação incremental x radical Inovação incremental: ◦mudanças técnicas originárias da acumulação de experiências ◦melhorias introduzidas que são posteriores à inovação original. ◦não resultam necessariamente de atividades de P&D (Pesquisa / Desenvolvimento), ◦originárias de melhoramentos sugeridos por funcionários da empresa, usuários ou fornecedores.

18 Inovar é preciso Inovação incremental x radical Inovação radical: ◦resultado da atividade criativa associada à gestão de mudanças tecnológicas e à evolução do conhecimento ◦normalmente advinda de atividades de P&D, que resultem em um produto ou processo sem igual no mercado

19 Inovando Inovar não é fácil, mas é preciso começar Possíveis barreiras dentro das empresas: ◦sistemas de avaliação e recompensa mal formulados; ◦sistemas opressores e punitivos; sistemas de planejamento inflexíveis; ◦estrutura organizacional com muitos níveis hierárquicos; ◦comunicação deficiente; ◦falta de metas, de comprometimento e de visão; ◦excesso de burocracia; ◦resistência à mudança; ◦orientação ou foco no curto prazo.

20 Inovando Variáveis que influenciam o processo: Variáveis de nível individual (motivações, características pessoais, técnicas) Variáveis de nível grupal (idéias e informações de outras pessoas; relações com capitalistas, clientes, potenciais funcionários ou sócios) Variáveis do contexto geral (políticas governamentais, condições econômicas, condições tecnológicas...) (adaptado de Baron&Shane, 2007)

21 AS TICs  Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum.  As TICs são utilizadas das mais diversas formas:  na indústria (no processo de automação);  no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade);  no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata);  Etc.

22 AS TICs  O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou o uso das TICs em diversos campos.  Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede. Criações como o e-mail, o chat, os fóruns, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, web cam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos humanos.

23 A economia do conhecimento 1)O que é a economia do conhecimento? 2)O que é focalizado nesta nova economia? 3)Quais são as características da globalização? 4)Quais são características da economia do conhecimento? 5)O que há de novo na economia do conhecimento?

24 A economia do conhecimento O que é a economia do conhecimento ? É a economia na qual o principal componente da agregação de valor, produtividade e crescimento econômico, é o conhecimento.

25 A economia do conhecimento As novas fontes de riqueza: Os conhecimentos; Os relacionamentos.

26 A economia do conhecimento CARACTERISTICAS DA EC A EC representa uma leve descontinuidade com o passado, não pode ser considerada uma ‘nova’ economia sob um novo conjunto de ‘novas’ leis e ‘novas’ regras econômicas; A EC está presente em todos os setores econômicos, não somente nas empresas intensivas em conhecimento; A EC apresenta elevada utilização das TICs, em constante crescimento, baseada em uma massa de trabalhadores altamente qualificada e bem educada;

27 A economia do conhecimento CARACTERISTICAS DA EC A EC apresenta maior fração de investimento em ativos intangíveis, quando comparados com capital físico; A EC consiste em organizações inovadoras utilizando novas tecnologias para introdução da inovação em organizações, processos e produtos; As organizações da EC reorganizam o trabalho para permitir capturar, estocar, combinar e compartilhar o conhecimento através de novas práticas de GC;

28 A economia do conhecimento A economia do conhecimento está surgindo em meio a uma grande revolução, fruto de 22 forças principais: 1)O crescimento das atividades econômicas intensivas em conhecimento; 2)A globalização das atividades econômicas.

29 A economia do conhecimento 1ª Crescimento das atividades econômicas intensivas em conhecimento:  Nos últimos vinte anos tem havido uma explosão na utilização das TICs;  Esta explosão tem sido acompanhada de uma queda drástica nos preços dos produtos e de um significativo desenvolvimento de aplicações relevantes para atender as necessidades dos usuários;

30 A economia do conhecimento  Uso da Internet tem crescido três vezes mais rápido do que qualquer outra tecnologia.

31 A economia do conhecimento 2ª Globalização das atividades econômicas:  O segundo vetor da emergente economia do conhecimento é a rápida globalização das atividades econômicas;  A revolução das comunicações globais tem sido acompanhadas por um movimento significativo de desregulamentação econômica,

32 A economia do conhecimento A desregulamentação econômica, inclui: Redução das barreiras tarifárias; Maior flutuação do câmbio; Maior desregulamentação dos mercados financeiros; A redução das barreiras para os investimentos estrangeiros diretos, fluxos de capital internacional e transferências de tecnologia;

33 A economia do conhecimento Segundo Stewart (1998), ◦a globalização, ◦a informatização, ◦a desintermediação econômica ◦e a intanbigilização estão relacionadas e profundamente associadas às mudanças pelas quais a sociedade e as organizações estão passando, comparáveis à Revolução Industrial;

34 A economia do conhecimento O que há de novo na economia do conhecimento?

35 A economia do conhecimento Revolução da informação; Organização flexível; Conhecimento, habilidades e aprendizagem; Inovação e redes de conhecimento; Organização de aprendizagem e sistemas de inovação; Produção e competição global; Estratégia e localização; Clusterização na economia do conhecimento; Sistemas de criação, produção e distribuição;

36 Atividade Entre os membros do grupo debatam a utilização das Tecnologias no contexto das empresas em que trabalham. Escolham uma das empresas como referência. Leiam o texto a seguir e respondam: 1- Qual a importância das tecnologias para a Gestão de um negócio e para a economia? 2- Como vocês avaliam a integração dos sistemas de tecnologia de informação na cadeia de suprimentos (ou valor) da empresa escolhida pelo seu grupo? 3- Como você enquadraria sua empresa em relação aos resultados do estudo da reportagem? 4- Na sua percepção, existe uma preocupação explícita da sua empresa em relação a este tema?

37 Atividade Falta de TI gera perda de R$ 45 bi a 5 setores - 16 de Outubro de 2006 Estudo indica que País está defasado principalmente na integração de software e sistemas. A baixa integração dos sistemas de tecnologia da informação nas cadeias produtivas gera ineficiências que provocam perdas anuais de R$ 45 bilhões em cinco dos mais importantes setores da economia no Brasil - agronegócio, têxtil, saúde, eletroeletrônico e automobilístico. A quantificação foi possível a partir de pesquisa efetuada com 668 empresários e coordenada pelos professores Nelson Barrizzelli, da Universidade de São Paulo (USP), e Rubens da Costa Santos, da Fundação Getulio Vargas (FGV). Pelos cálculos dos pesquisadores, somente a cadeia da indústria de alimentos deixa de ganhar entre R$ 5,5 bilhões e R$ 12,4 bilhões ao ano. E o setor têxtil, que sofre concorrência da China, figura na pior posição de integração em sua cadeia. Sem esses R$ 45 bilhões de desperdícios, em cinco anos o Brasil acrescentaria um ponto percentual à taxa de crescimento do PIB, ou R$ 1,8 bilhão ao valor atual. “O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan diz que o País pode crescer 5% ao ano se houver maior intensidade de uso de TI”, diz o professor. “Mas estamos crescendo 2,6% nos últimos anos. São 25 anos de País estagnado.” As perdas na cadeia surgem porque o Brasil se defasou em uma das pontas tecnológicas de maior potencial surgidos nos últimos anos: a possibilidade de integração de software e sistemas dentro das empresas ou dentro de cadeias de fornecedores e clientes por meio da internet, chamada web services. Com esse conceito, as empresas ganham agilidade, criam processos eficientes e capacidade de responder rapidamente a mudanças de demanda no mercado. Página C-1(Gazeta Mercantil/1ª Página -– Pág. 1)


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