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Módulo 01 - INTRODUTÓRIO.

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1 Módulo 01 - INTRODUTÓRIO

2 ESTADOS DE APRENDIZAGEM

3 Primeira Fase: Fase da Curiosidade
Incompetência Inconsciente (Eu não sei que não sei)

4 Segunda Fase: Fase da Confusão
Incompetência Consciente (Eu sei que não sei)

5 Terceira Fase: Fase do Entendimento
Competência Consciente (Eu sei que sei)

6 Quarta Fase: Fase da Excelência
Competência Inconsciente (Nem sabe que sabe - Automático)

7 Começa a melhoria do processo
Estado Inicial Melhora da situação Começa a melhoria do processo Curva de aprendizagem NÃO PARE AQUI

8 Vocês estão afim de aprender...........

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11 Plano de Negócios Metodologia adotada de forma a se estabelecer um plano de ações permitindo que estratégias (caminhos ou projetos) possam ser estabelecidas e acompanhadas afim de serem atingidos determinados objetivos. Onde Queremos Chegar? (Objetivos) Caminhos (Estratégias) Onde estamos?

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14 O Plano de Negócio de uma organização define as linhas de atuação, o mercado e o tipo de produto / serviço que será desenvolvido, disponibilizado ou comercializado. O negócio da organização é definido a fim de caracterizar o quê a empresa se propõe a fazer, ramo de atividades e o foco de público a ser atendido.

15 Identificação do Negócio Atual
Quem é mesmo o seu cliente? Quais são os benefícios procurados pelo cliente? Qual é a tecnologia que nós iremos utilizar? Quem são e quem serão nossos concorrentes? Adequação do negócio ao século XXI Evite a miopia!!! Pergunte e ouça ao cliente!!! Use o “farol alto”, abra o foco da lente, divulgue para todos!!!

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18 Missão da Empresa

19 Missão da Empresa É a sua razão de existência
Quando escrevemos a MISSÃO estaremos escrevendo o seu PROPÓSITO, a sua razão de existência Deve ser escrita no PRESENTE

20 Missão da Empresa Composição da Missão
Qual é o nosso negócio? Quem é o nosso cliente? Base, prioridade, estratégia de lugar de negócio? Qual o desafio e o diferencial da Empresa? Qual a finalidade da Empresa?

21 Missão da Empresa IMPORTANTE
Depois de escrevermos a nossa missão devemos observar se ela apresenta algumas características, como por exemplo: - se ela menciona o produto ou serviço, - se ela menciona os principais mercados ou clientes, -se ela lista as principais atividades desempenhadas e os fatores que diferenciam o organização de seus concorrentes IMPORTANTE

22 Missão da Empresa Uma empresa só é possível de existir quando está pautada em cima de objetivos claros e realistas, ou seja, de uma definição clara de missão, e diz também que definir missão empresarial é trabalhoso e arriscado, mas que é só assim que uma empresa consegue estabelecer políticas, estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. Vasconcellos e Pagnoncelli,2001), Peter Druker (1975)

23 Missão da Empresa Uma missão só passa a se ter valor quando esta começa a ser vivida por toda a organização, nenhuma missão é válida se elas ficarem afixadas somente em murais elas necessariamente tem que ser vividas por todos da organização, com este comprometimento compartilhado entre empresa e colaborador, esta missão se torna um guia comportamental para a nossa empresa

24 Missão da Empresa Exemplos:
HSBC: Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas. Deflor: Oferecer a nossos clientes soluções ambientais eficientes para controle de erosão, contenções, drenagem e áreas degradadas, através de nossas tecnologias e produtos aplicados à Engenharia de Meio Ambiente BurgerKing: Ser a mais prazerosa experiência de alimentação Duratex: Atender com excelência às demandas dos clientes, pelo desenvolvimento e oferta de produtos e serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, gerando riqueza de forma sustentável.

25 3M Resolver problemas insolvíveis de maneira inovadora Hewlett-Packard Realizar contribuições tecnológicas para o avanço e o bem-estar da humanidade Merck Preservar e melhorar a vida do ser humano Nike Experimentar a emoção da competição, vencendo e esmagando os competidores Sony Experimentar a diversão da inovação e aplicar a tecnologia para o benefício e prazer das pessoas Disney Fazer as pessoas felizes

26 Visão da Empresa

27 Visão da Empresa “Os grandes navegadores sempre sabem onde fica o norte. Sabem aonde querem ir e o que fazer para chegar a seu destino. Com as grandes empresas acontece a mesma coisa: elas têm visão. É isso que lhes permite administrar a continuidade e a mudança simultaneamente.” James Collins e Jerry Porras

28 Visão da Empresa Tem que ser orientada para o FUTURO, no qual este não estará longe da realidade da empresa Tem que ser DESAFIADORA (SONHOS) Escrita no tempo FUTURO

29 Visão da Empresa Todas as Empresas devem ter VISÃO:
- une as pessoas ao redor de um sonho comum - orienta o trabalho de diferentes pessoas - ajuda todos na empresa a tomarem decisões - alicerça a base para o planejamento da empresa - aponta os comportamentos incongruentes dentro da organização mais perceptíveis Scott, Jaffe & Tobe (1998)

30 Visão da Empresa CARACTERÍSTICAS
- ela deve ser focada no futuro - ser uma frase motivadora e inspiradora - de fácil comunicação - um missão alcançável - uma citação positiva, otimista e bem detalhada

31 Visão da Empresa Composição da Visão
No que a nossa empresa quer se tornar? Onde nós estaremos daqui há 10 – 30 anos? O que a empresa será? Em que direção eu devo ir? Estou ajudando a construir o que? Os recursos investidos na minha organização estão levando a minha empresa para onde?

32 Visão da Empresa Exemplos:
HSBC: Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores. Deflor: Melhor continuamente os processos, produtos e tecnologias, superando os padrões consagrados internacionalmente. BurgerKing: Ser a marca de fast food preferida, mais rentável, com pessoas talentosas e forte presença nacional Duratex: Ser a empresa de referência, reconhecida com a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento. BOARD 01/C (Pag....)

33 Petrobras Perdigão Coca-Cola Brahma China In Box Amex Bradesco Itaú Disney Folha O Globo United/TAM Audi FIAT Tornar-se uma empresa de energia de classe mundial A Marca mais gostosa deste e do novo milênio Matando a sede do mundo Ser reconhecida como a melhor e maior empresa da América Latina Ser o melhor delivery de comida chinesa do mundo Ser o melhor cartão de crédito do mundo Sempre a frente Líder em performance, sólido, confiável, destacando-se pelo uso do marketing, da tecnologia e por equipes capacitadas.Cliente..cliente Criar um mundo onde todos possam ser crianças.... Sonho Fazer da Folha o principal jornal do Brasil Buscar a liderança nos mercados onde atua tendo como fronteira o país inteiro Ser a melhor empresa aérea do mundo/Brasil O carro do ano e do próximo século O carro do hoje, amanhã e sempre

34 EXERCÍCIOS

35 Exercício de Missão e Visão
Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio EXERCÍCIO 02 Ser o melhor laboratório farmacêutico do Brasil, preferido pelos consumidores e profissionais de saúde, por viabilizar o acesso a produtos  e serviços inovadores queproporcionam saúde e bem-estar para toda a população

36 EXERCÍCIO 03 Ser reconhecida como a melhor e mais eficiente instituição financeira do País e pela atuação em prol da inclusão bancária e do desenvolvimento sustentável EXERCÍCIO 04 Dar, às pessoas de todo o mundo, a oportunidade de adquirir produtos de qualidade a um preço justo, criando valor para nossos acionistas, colaboradores, clientes, comunidade, fornecedores e meio ambiente, através de uma gestão baseada em processos sustentáveis.

37 RESPOSTAS

38 Exercício de Missão e Visão
Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio MISSÃO DA FIAT Ser o melhor laboratório farmacêutico do Brasil, preferido pelos consumidores e profissionais de saúde, por viabilizar o acesso a produtos  e serviços inovadores queproporcionam saúde e bem-estar para toda a população VISÃO DA ACHE LAB

39 Ser reconhecida como a melhor e mais eficiente instituição financeira do País e pela atuação em prol da inclusão bancária e do desenvolvimento sustentável . VISÃO DO BRADESCO Dar, às pessoas de todo o mundo, a oportunidade de adquirir produtos de qualidade a um preço justo, criando valor para nossos acionistas, colaboradores, clientes, comunidade, fornecedores e meio ambiente, através de uma gestão baseada em processos sustentáveis MISSÃO DA ARCOR

40 Valores da Empresa

41 Valores são princípios ou também chamado de crenças, que servem para qualquer ser humano como guia, para suas atitudes, comportamentos e principalmente suas tomadas de decisões Valores da Empresa

42 Valores da Empresa Se uma organização não tem os seus valores, os colaboradores passam a se conflitarem pois cada indivíduo vai defender o seu valor pessoal e assim se sentiram altamente frustradas por não conseguirem alcançar os resultados da organização Quando uma empresa possui valores e estes são fortalecidos e principalmente vivenciados pelos seus colaboradores, estes últimos sentem que são uma parte importante da organização, assim ficam mais motivados, pois a sua vida na empresa passa a ter mais significado para eles

43 MIP


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