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  CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA DISCIPLINA: PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA SONORA.

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1   CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA DISCIPLINA: PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA SONORA PROFs: MSc. Mariângela Torrescasana Período:  5°     Carga horária:  72 h/a       Ano/Semestre:  2014/ 2°

2 A linguagem publicitária no Rádio
Som, música, ruídos, palavras e... Silêncio. Recursos lingüísticos mais freqüentes: FONÉTICOS LÉXICO-SEMÂNTICOS MORFOSSINTÁTICOS

3 A linguagem publicitária no Rádio - FONÉTICOS
a) Sons característicos: sibilância. Ex: A 1ª faz tcham, a 2ª faz tchum e... tcham, tcham, tcham, tchaaammm. b) Evocação de ruídos: onomatopéia. Ex: toc-toc, atchimm.. c) Motivação sonora: aliteração, assonância. Ex: O rato roeu a roupa do rei da Rússia

4 A linguagem publicitária no Rádio -LÉXICO-SEMÂNTICOS
a) Criação de novos termos - Ex: bebemore com Antártica. Tom bom é tom bom. b) Mudanças de significado - Ex: barbeiro - significando alguém ruim no volante. c) Clichês - Ex: Quem vê cara não vê coração .

5 A linguagem publicitária no Rádio -LÉXICO-SEMÂNTICOS
d) Frases feitas - Ex: O primeiro chope é bom para a saúde; o segundo é bom para o prazer; o terceiro é bom para a vergonha e o quarto é bom para a loucura e) Provérbios - x: A palavra é prata, o silêncio é ouro f) Sentidos conotativo (figurado) e denotativo (real) - Ex: Ela é uma rosa de bonita

6 A linguagem publicitária no Rádio - MORFOSSINTÁTICOS
a) GRAFIAS INUSITADAS - Ex: Konverta-se e Finlandize-se. b) RELAÇQES NOVAS ENTRE ELEMENTOS - Ex: A moda que vai pegar no seu pé. Ainda não inventaram um passe bem melhor que passe bem.

7 Produções de áudio - JINGLE:
vem do inglês = música pequena mensagem musicada de curta duração, de comunicação rápida, fácil de se lembrar e cantar, composta especialmente para determinado produto ou serviço. Pode ter um tempo de 30"s, 15"s e 1min, normalmente veiculado em TV , rádios e vídeos.

8 Produções de áudio - JINGLE:
função é reforçar a imagem do produto ou idéia. o texto deve ser objetivo, claro e simples. Ele deve despertar, estimular o interesse do publico alvo pelo produto ou idéia e ficar claro nas linhas melódicas

9 Produções de áudio - JINGLE:
três momentos definidos: a) Desperta a curiosidade e cria expectativa no ouvinte. b) Introduz o produto como resposta a expectativa criada. Assinatura do jingle com o nome do produto e/ou empresa.

10 Produções de áudio - SPOT:
Criação do texto, produção com locução, efeitos vocais e sonoros. Este comercial é gravado com vocal masculino ou feminino de acordo com o gosto do cliente. Tamanho / formato - 15'', 30'', 45'' E 60''.

11 Produções de áudio - TEXTO – FOGUETE :
Parecido com o SPOT, possui uma duração menor, entre 5 a 7 segundos. Geralmente estes tipos de mensagens surgem por meio de transmissões esportivas. Ex.: ...e passa longe da meta do goleiro alvinegro uma boa idéia leva a outra. Caninha a O para São Paulo aqui no Morumbi.

12 Produções de áudio - ROTATIVO:
Comercial de rádio e TV, sem uma programação rígida de horário a ser veiculado, que é apresentado várias vezes ao dia, entre os programas de diferentes horários.

13 Produções de áudio – ESPERA TELEFÔNICA:
São produzidos textos com dados fornecidos pela empresa. Cria-se uma trilha personalizada ou de gosto do cliente . A gravação é feita em fita sem fim, a qual não precisa ser virada, rebobinada. .

14 Produções de áudio - VINHETAS
Áudio feito com trilha efeitos e vocal, destinado normalmente para rádios. tempo bastante pequeno: 5"s, a 30 "s. iniciam programas e quadros, hora certa, noticiário extraordinário, e outros eventos radiofônicos facilitam a identificação da emissoras e dos programas das mesma.

15 Produções de áudio - VINHETAS
Cantadas- Com dados fornecidos pela empresa, serão produzidos textos e trilhas. Cada vinheta pode durar de 5 à 30 segundos. Ponte- Serão criados textos para cada vinhetas. A produção será feita com efeito sonoro e vocal. Cada vinheta terá a duração de 5 à 10 segundos.

16 Produções de áudio - TRILHA
Áudio sonoro composto para ser usado em jingles spots e vídeos. De acordo com o cliente é criado uma trilha e a assinatura é feita com o nome da loja Seu tempo varia muito de acordo com a utilização (1min, 30", 15"...)

17 Produções de áudio – FITA DE RUA
textos com dados fornecidos pelo cliente. A gravação é feita com dez minutos para cada lado da fita. A gravação é feita com músicas de sucesso (cuidado com os direitos autorais!) e com vocais masculino ou feminino

18 Produções de áudio - PARÓDIA
substituição da letra original de uma canção por uma mensagem publicitária, preservando-se a melodia.


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