A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO"— Transcrição da apresentação:

1 ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO

2 ALFABETIZAR-LETRANDO
REFLEXÃO METALINGÜÍSTICA DAS UNIDADES LINGUISTICAS: CONTAR LINGÜISTICAMENTE ACRESCENTAR E RETIRAR LINGÜISTICAMENTE ORDENAR LINGÜISTICAMENTE CLASSIFICAR LINGÜISTICAMENTE CORRESPONDER LINGÜISTICAMENTE COMPR/DECOMPOR LINGÜISTICAMENTE IDENTIFICAR LINGÜISTICAMENTE ANÁLISE ESTRUTURAL TFPSL CULTURA LETRADA ANÁLISE FONOLÓGICA POLE SISTEMA ESCRITO PRODUÇÃO DE ESCRITA TECNOLOGIA DE ESCRITA CULTURA LETRADA

3 SUGESTÃO DE UMA ROTINA DIDÁTICA SEMANAL
HORÁRIO DE AULA 4H DE AULA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA   ACOLHIDA 30 minutos  RODA DE CONVERSA  1º TEMPO DIDÁTICO  1h e 30 min  TEMPO DE ALFABETIZAR  LANCHE E RECREIO 30 min LANCHE E RECREIO LANCHE RECREIO  2º 1h MATEMÁTICA CIÊNCIAS SOCIAIS CIÊNCIAS NATURAIS  3º 15 min  JOGOS MATEMÁTICOS  ARTES JOGOS EXPERIÊNCIAS DE CIÊNCIAS  4º 15 min  CORREÇÃO DE TAREFA DE CASA  ATEND INDIV ALUNO  ATENDIMENTO INDIVIDUAL  ENTREGA DA

4 EXPLICANDO A ROTINA DIDÁTICA SEMANAL
A ROTINA DIDÁTICA SEMANAL ESTÁ ORGANIZADA EM 4 TEMPOS DIDÁTICOS.

5 1º TEMPO DIDÁTICO  ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

6 2º TEMPO DIDÁTICO  MATEMÁTICA  CIÊNCIAS SOCIAIS  CIÊNCIAS NATURAIS

7 3º TEMPO DIDÁTICO  JOGOS MATEMÁTICOS  EXPERIÊNCIAS DE CIÊNCIAS  ARTES

8 4º TEMPO DIDÁTICO  TAREFAS DE CASA  ATENDIMENTO INDIVIDUAL

9 ROTINA DIDÁTICA PARA O TEMPO DE ALFABETIZAR

10 ROTINA SEMANAL - TEMPO DE ALFABETIZAR
HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA  TEMPO DE ALFABETIZAR TOTAL 1:30 min 7:30 - 9h ou 13: h  TEMPO PARA GOSTAR DE LER 15 min RODA LITERÁRIA: POESIAS  RODA LITERÁRIA: CONTOS RODA LITERÁRIA: CONTOS JORNAL, REVISTAS, RÓTULOS... 30 min  RIMAS E TRAVA-LÍNGUAS  LEITURA E DISCUSSÃO TEXTO BASE LEITURA E DISCUSSÃO   LEITURA E DISCUSSÃO DO TEXTO BASE  LEITURAS DIVERSIFICADAS  CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DAS PALAVRAS E SÍLABAS ANÁLISE ESTRUTURAL E FONOLÓGICA DAS UNIDADES LINGÜÍSTICAS – TFPLS E TECNOLOGIA DA ESCRITA  ANÁLISE ESTRUTURAL E FONÓLÓGICA DAS UNIDADES LINGÜÍSTICAS – TFPLS E TECNOLOGIA DA ESCRITA E FONOLÓGICA RODA DE JOGOS DE LINGUAGEM ESCREVENDO DO SEU JEITO Produção Textual  PRODUÇÃO E REFLEXÃO DA ESCRITA  E PRODUÇÃO E REFLEXÃO DA ESCRITA E  PRÁTICAS DE LEITURA E ORALIDADE Leitura/Oralidade/ Compreensão 30min  PRÁTICAS DE ESCRITA Produção/Reflexão/ Sistematização da Escrita AQUISIÇÃO DA ESCRITA Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética

11 O TEMPO DE ALFABETIZAR ESTÁ DIVIDIDO TEM TRÊS MOMENTOS
TEMPO PARA GOSTAR DE LER AQUISIÇÃO DE LEITURA AQUISIÇÃO DA ESCRITA

12 TEMPO PARA GOSTAR DE LER 15 Minutos
É um tempo para os alunos ler o que quiser, ler por prazer, aprender a gostar de ler. Nesses 15 minutos inicias, os alunos devem ter disponível na sala: livros, revistinhas, jornais, ou qualquer portador de texto significativo para as crianças.

13 TEMPO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA 30 Minutos
PRÁTICAS DE LEITURA E ORALIDADE: ATIVIDADES DE LEITURA COMPREENSÃO DO QUE LÊ DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE

14 TEMPO DE PRÁTICA DE ESCRITA 45 MINUTOS
ESSE TEMPO TEM COMO OBJETIVO DIDÁTICO: A SISTEMATIZAÇÃO DA ESCRITA: => escrever-agregar letra/som-ler-refletir-compreender.

15 ESSE TEMPO FOI DIVIDIDO EM DOIS MOMENTOS:
AQUISIÇÃO DA ESCRITA ESCREVENDO DO SEU JEITO

16 AQUISIÇÃO DA ESCRITA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
 REFLEXÃO METALINGÜÍSTICA DAS UNIDADES LINGÜÍSTICAS = Análise Estrutural e Análise Fonológica dos textos, frases, palavras, sílabas e letras.

17 ANÁLISE ESTRUTURAL E FONOLÓGICA
 CONTAR LINGÜISTICAMENTE  ACRESCENTAR LINGÜISTICAMENTE  RETIRAR LINGÜISTICAMENTE  ORDENAR LINGÜISTICAMENTE  CLASSIFICAR LINGÜISTICAMENTE  CORRESPONDER LINGÜISTICAMENTE COMPOR E DECOMPOR LINGÜISTICAMENTE IDENTIFICAR LINGÜISTICAMENTE

18 ESCREVENDO DO SEU JEITO APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
Escrever, produzir textos, e pensar sobre a escrita, como ato reflexivo metalingüístico, leva o aluno a refletir sobre a sua escrita confrontando e analisando as suas hipóteses para poder avançar e aprender.

19 O DIA A DIA DA ROTINA DIÁRIA
SEGUNDA-FEIRA ==> o objetivo didático é a consciência fonológica. TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA E QUINTA-FEIRA ==> o objetivo didático é a especificidade da aquisição da leitura e da escrita. SEXTA–FEIRA ==> o objetivo didático são os jogos de linguagem.


Carregar ppt "ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google