Carregar apresentação
PublicouLorenzo Araújo Garrau Alterado mais de 8 anos atrás
1
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
2
ALFABETIZAR-LETRANDO
REFLEXÃO METALINGÜÍSTICA DAS UNIDADES LINGUISTICAS: CONTAR LINGÜISTICAMENTE ACRESCENTAR E RETIRAR LINGÜISTICAMENTE ORDENAR LINGÜISTICAMENTE CLASSIFICAR LINGÜISTICAMENTE CORRESPONDER LINGÜISTICAMENTE COMPR/DECOMPOR LINGÜISTICAMENTE IDENTIFICAR LINGÜISTICAMENTE ANÁLISE ESTRUTURAL TFPSL CULTURA LETRADA ANÁLISE FONOLÓGICA POLE SISTEMA ESCRITO PRODUÇÃO DE ESCRITA TECNOLOGIA DE ESCRITA CULTURA LETRADA
3
SUGESTÃO DE UMA ROTINA DIDÁTICA SEMANAL
HORÁRIO DE AULA 4H DE AULA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA ACOLHIDA 30 minutos RODA DE CONVERSA 1º TEMPO DIDÁTICO 1h e 30 min TEMPO DE ALFABETIZAR LANCHE E RECREIO 30 min LANCHE E RECREIO LANCHE RECREIO 2º 1h MATEMÁTICA CIÊNCIAS SOCIAIS CIÊNCIAS NATURAIS 3º 15 min JOGOS MATEMÁTICOS ARTES JOGOS EXPERIÊNCIAS DE CIÊNCIAS 4º 15 min CORREÇÃO DE TAREFA DE CASA ATEND INDIV ALUNO ATENDIMENTO INDIVIDUAL ENTREGA DA
4
EXPLICANDO A ROTINA DIDÁTICA SEMANAL
A ROTINA DIDÁTICA SEMANAL ESTÁ ORGANIZADA EM 4 TEMPOS DIDÁTICOS.
5
1º TEMPO DIDÁTICO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
6
2º TEMPO DIDÁTICO MATEMÁTICA CIÊNCIAS SOCIAIS CIÊNCIAS NATURAIS
7
3º TEMPO DIDÁTICO JOGOS MATEMÁTICOS EXPERIÊNCIAS DE CIÊNCIAS ARTES
8
4º TEMPO DIDÁTICO TAREFAS DE CASA ATENDIMENTO INDIVIDUAL
9
ROTINA DIDÁTICA PARA O TEMPO DE ALFABETIZAR
10
ROTINA SEMANAL - TEMPO DE ALFABETIZAR
HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA TEMPO DE ALFABETIZAR TOTAL 1:30 min 7:30 - 9h ou 13: h TEMPO PARA GOSTAR DE LER 15 min RODA LITERÁRIA: POESIAS RODA LITERÁRIA: CONTOS RODA LITERÁRIA: CONTOS JORNAL, REVISTAS, RÓTULOS... 30 min RIMAS E TRAVA-LÍNGUAS LEITURA E DISCUSSÃO TEXTO BASE LEITURA E DISCUSSÃO LEITURA E DISCUSSÃO DO TEXTO BASE LEITURAS DIVERSIFICADAS CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DAS PALAVRAS E SÍLABAS ANÁLISE ESTRUTURAL E FONOLÓGICA DAS UNIDADES LINGÜÍSTICAS – TFPLS E TECNOLOGIA DA ESCRITA ANÁLISE ESTRUTURAL E FONÓLÓGICA DAS UNIDADES LINGÜÍSTICAS – TFPLS E TECNOLOGIA DA ESCRITA E FONOLÓGICA RODA DE JOGOS DE LINGUAGEM ESCREVENDO DO SEU JEITO Produção Textual PRODUÇÃO E REFLEXÃO DA ESCRITA E PRODUÇÃO E REFLEXÃO DA ESCRITA E PRÁTICAS DE LEITURA E ORALIDADE Leitura/Oralidade/ Compreensão 30min PRÁTICAS DE ESCRITA Produção/Reflexão/ Sistematização da Escrita AQUISIÇÃO DA ESCRITA Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética
11
O TEMPO DE ALFABETIZAR ESTÁ DIVIDIDO TEM TRÊS MOMENTOS
TEMPO PARA GOSTAR DE LER AQUISIÇÃO DE LEITURA AQUISIÇÃO DA ESCRITA
12
TEMPO PARA GOSTAR DE LER 15 Minutos
É um tempo para os alunos ler o que quiser, ler por prazer, aprender a gostar de ler. Nesses 15 minutos inicias, os alunos devem ter disponível na sala: livros, revistinhas, jornais, ou qualquer portador de texto significativo para as crianças.
13
TEMPO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA 30 Minutos
PRÁTICAS DE LEITURA E ORALIDADE: ATIVIDADES DE LEITURA COMPREENSÃO DO QUE LÊ DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
14
TEMPO DE PRÁTICA DE ESCRITA 45 MINUTOS
ESSE TEMPO TEM COMO OBJETIVO DIDÁTICO: A SISTEMATIZAÇÃO DA ESCRITA: => escrever-agregar letra/som-ler-refletir-compreender.
15
ESSE TEMPO FOI DIVIDIDO EM DOIS MOMENTOS:
AQUISIÇÃO DA ESCRITA ESCREVENDO DO SEU JEITO
16
AQUISIÇÃO DA ESCRITA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
REFLEXÃO METALINGÜÍSTICA DAS UNIDADES LINGÜÍSTICAS = Análise Estrutural e Análise Fonológica dos textos, frases, palavras, sílabas e letras.
17
ANÁLISE ESTRUTURAL E FONOLÓGICA
CONTAR LINGÜISTICAMENTE ACRESCENTAR LINGÜISTICAMENTE RETIRAR LINGÜISTICAMENTE ORDENAR LINGÜISTICAMENTE CLASSIFICAR LINGÜISTICAMENTE CORRESPONDER LINGÜISTICAMENTE COMPOR E DECOMPOR LINGÜISTICAMENTE IDENTIFICAR LINGÜISTICAMENTE
18
ESCREVENDO DO SEU JEITO APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
Escrever, produzir textos, e pensar sobre a escrita, como ato reflexivo metalingüístico, leva o aluno a refletir sobre a sua escrita confrontando e analisando as suas hipóteses para poder avançar e aprender.
19
O DIA A DIA DA ROTINA DIÁRIA
SEGUNDA-FEIRA ==> o objetivo didático é a consciência fonológica. TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA E QUINTA-FEIRA ==> o objetivo didático é a especificidade da aquisição da leitura e da escrita. SEXTA–FEIRA ==> o objetivo didático são os jogos de linguagem.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.