A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO. POLE CULTURA LETRADA SISTEMA ESCRITO T F P SL PRODUÇÃO DE ESCRITA TECNOLOGIA DE ESCRITA ANÁLISE FONOLÓGICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO. POLE CULTURA LETRADA SISTEMA ESCRITO T F P SL PRODUÇÃO DE ESCRITA TECNOLOGIA DE ESCRITA ANÁLISE FONOLÓGICA."— Transcrição da apresentação:

1 ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO

2 POLE CULTURA LETRADA SISTEMA ESCRITO T F P SL PRODUÇÃO DE ESCRITA TECNOLOGIA DE ESCRITA ANÁLISE FONOLÓGICA ANÁLISE ESTRUTURAL REFLEXÃO METALINGÜÍSTICA DAS UNIDADES LINGUISTICAS:  CONTAR LINGÜISTICAMENTE  ACRESCENTAR E RETIRAR LINGÜISTICAMENTE  ORDENAR LINGÜISTICAMENTE  CLASSIFICAR LINGÜISTICAMENTE  CORRESPONDER LINGÜISTICAMENTE  COMPR/DECOMPOR LINGÜISTICAMENTE  IDENTIFICAR LINGÜISTICAMENTE ALFABETIZAR-LETRANDO CULTURA LETRADA

3 SUGESTÃO DE UMA ROTINA DIDÁTICA SEMANAL HORÁRIO DE AULA 4H DE AULA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA ACOLHIDA 30 minutos RODA DE CONVERSA 1º TEMPO DIDÁTICO 1h e 30 min TEMPO DE ALFABETIZAR TEMPO DE ALFABETIZAR TEMPO DE ALFABETIZAR TEMPO DE ALFABETIZAR TEMPO DE ALFABETIZAR LANCHE E RECREIO 30 min LANCHE E RECREIO LANCHE E RECREIO LANCHE E RECREIO LANCHE RECREIO LANCHE E RECREIO 2º TEMPO DIDÁTICO 1h MATEMÁTICA CIÊNCIAS SOCIAIS MATEMÁTICA CIÊNCIAS NATURAIS MATEMÁTICA 3º TEMPO DIDÁTICO 15 min JOGOS MATEMÁTICOS ARTESJOGOS MATEMÁTICOS EXPERIÊNCIAS DE CIÊNCIAS ARTES 4º TEMPO DIDÁTICO 15 min CORREÇÃO DE TAREFA DE CASA ATEND INDIV ALUNO ATEND INDIV ALUNO ATENDIMENTO INDIVIDUAL ALUNO ENTREGA DA TAREFA DE CASA

4 EXPLICANDO A ROTINA DIDÁTICA SEMANAL A ROTINA DIDÁTICA SEMANAL ESTÁ ORGANIZADA EM 4 TEMPOS DIDÁTICOS.

5 1º TEMPO DIDÁTICO  ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

6 2º TEMPO DIDÁTICO  MATEMÁTICA  CIÊNCIAS SOCIAIS  CIÊNCIAS NATURAIS

7 3º TEMPO DIDÁTICO  JOGOS MATEMÁTICOS  EXPERIÊNCIAS DE CIÊNCIAS  ARTES

8 4º TEMPO DIDÁTICO  TAREFAS DE CASA  ATENDIMENTO INDIVIDUAL

9 ROTINA DIDÁTICA PARA O TEMPO DE ALFABETIZAR

10 ROTINA SEMANAL - TEMPO DE ALFABETIZAR HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA TEMPO DE ALFABETIZAR TOTAL 1:30 min 7:30 - 9h ou 13:30 - 15h 7:30 - 9h ou 13:30 - 15h 7:30 - 9h ou 13:30 - 15h 7:30 - 9h ou 13:30 - 15h 7:30 - 9h ou 13:30 - 15h TEMPO PARA GOSTAR DE LER 15 min RODA LITERÁRIA: POESIAS RODA LITERÁRIA: CONTOS JORNAL, REVISTAS, RÓTULOS... 30 min RIMAS E TRAVA- LÍNGUAS LEITURA E DISCUSSÃO TEXTO BASE LEITURA E DISCUSSÃO TEXTO BASE LEITURA E DISCUSSÃO DO TEXTO BASE LEITURAS DIVERSIFICA DAS CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DAS PALAVRAS E SÍLABAS ANÁLISE ESTRUTURAL E FONOLÓGICA DAS UNIDADES LINGÜÍSTICAS – TFPLS E TECNOLOGIA DA ESCRITA ANÁLISE ESTRUTURAL E FONÓLÓGICA DAS UNIDADES LINGÜÍSTICAS – TFPLS E TECNOLOGIA DA ESCRITA ANÁLISE ESTRUTURAL E FONOLÓGICA DAS UNIDADES LINGÜÍSTICAS – TFPLS E TECNOLOGIA DA ESCRITA RODA DE JOGOS DE LINGUAGEM ESCREVENDO DO SEU JEITO Produção Textual 15 min PRODUÇÃO E REFLEXÃO DA ESCRITA E TECNOLOGIA DA ESCRITA PRODUÇÃO E REFLEXÃO DA ESCRITA E TECNOLOGIA DA ESCRITA PRODUÇÃO E REFLEXÃO DA ESCRITA E TECNOLOGIA DA ESCRITA PRODUÇÃO E REFLEXÃO DA ESCRITA E TECNOLOGIA DA ESCRITA RODA DE JOGOS DE LINGUAGEM PRÁTICAS DE LEITURA E ORALIDADE Leitura/Oralidade/ Compreensão 30min PRÁTICAS DE ESCRITA Produção/Reflexão/ Sistematização da Escrita AQUISIÇÃO DA ESCRITA Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética 30 min

11 O TEMPO DE ALFABETIZAR ESTÁ DIVIDIDO TEM TRÊS MOMENTOS TEMPO PARA GOSTAR DE LER AQUISIÇÃO DE LEITURA AQUISIÇÃO DA ESCRITA

12 TEMPO PARA GOSTAR DE LER 15 Minutos É um tempo para os alunos ler o que quiser, ler por prazer, aprender a gostar de ler. Nesses 15 minutos inicias, os alunos devem ter disponível na sala: livros, revistinhas, jornais, ou qualquer portador de texto significativo para as crianças.

13 TEMPO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA 30 Minutos  PRÁTICAS DE LEITURA E ORALIDADE: ATIVIDADES DE LEITURA COMPREENSÃO DO QUE LÊ DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE

14 TEMPO DE PRÁTICA DE ESCRITA 45 MINUTOS ESSE TEMPO TEM COMO OBJETIVO DIDÁTICO: A SISTEMATIZAÇÃO DA ESCRITA: => escrever-agregar letra/som-ler-refletir- compreender.

15 ESSE TEMPO FOI DIVIDIDO EM DOIS MOMENTOS:  AQUISIÇÃO DA ESCRITA  ESCREVENDO DO SEU JEITO

16 AQUISIÇÃO DA ESCRITA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA  REFLEXÃO METALINGÜÍSTICA DAS UNIDADES LINGÜÍSTICAS = Análise Estrutural e Análise Fonológica dos textos, frases, palavras, sílabas e letras.

17 ANÁLISE ESTRUTURAL E FONOLÓGICA  CONTAR LINGÜISTICAMENTE  ACRESCENTAR LINGÜISTICAMENTE  RETIRAR LINGÜISTICAMENTE  ORDENAR LINGÜISTICAMENTE  CLASSIFICAR LINGÜISTICAMENTE  CORRESPONDER LINGÜISTICAMENTE  COMPOR E DECOMPOR LINGÜISTICAMENTE  IDENTIFICAR LINGÜISTICAMENTE

18 ESCREVENDO DO SEU JEITO APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA  Escrever, produzir textos, e pensar sobre a escrita, como ato reflexivo metalingüístico, leva o aluno a refletir sobre a sua escrita confrontando e analisando as suas hipóteses para poder avançar e aprender.

19 O DIA A DIA DA ROTINA DIÁRIA SEGUNDA-FEIRA ==> o objetivo didático é a consciência fonológica. aquisição da leitura e da escrita.TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA E QUINTA-FEIRA ==> o objetivo didático é a especificidade da aquisição da leitura e da escrita. SEXTA–FEIRA ==> o objetivo didático são os jogos de linguagem.


Carregar ppt "ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO. POLE CULTURA LETRADA SISTEMA ESCRITO T F P SL PRODUÇÃO DE ESCRITA TECNOLOGIA DE ESCRITA ANÁLISE FONOLÓGICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google