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Aula 4. Ética do conhecimento Biotecnologia Módulo 2 Prof.ª. Chayane C. de Souza.

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1 Aula 4. Ética do conhecimento Biotecnologia Módulo 2 Prof.ª. Chayane C. de Souza

2 Ética do conhecimento “ Todas as pessoas, por natureza, desejam saber”. Chega a ser uma espécie de instinto, ou uma necessidade: como comer ou beber, como a criatividade. Várias discussões trouxeram: “ direito de conhecer” “ dever de conhecer”

3 O conhecer nem sempre esta ligado a sobrevivência do indivíduo, como ela prolonga o instinto exploratório, fator de evolução o máximo da criatividade que também se precisa disciplinar. Embora seja preciso ter consciência e ambivalência dos desejos, não pode se esquecer os benefícios e vantagens de descobertas tecnocíentificas.

4 Ser prudente não é ser contra. Lado positivo ou negativo de conhecer o meio biomédico ocorrendo dentro de hospitais e laboratórios. Estes profissionais buscam a cura, para muitos desesperados. A bioética não entra como freio da biomedicina mais como consciência da pesquisa.

5 sede de saber da humanidade é a sua honraAqueles que temem que brincamos de feiticeiros deveriam ser os últimos a lançar o mau olhado sobre o saber. O desenvolvimento do saber causa avança a civilização, já que a ignorância é extremamente confortável, mas jamais é um bom conselho. Saber e pesquisar leva a melhoria da vida em sociedade, além de que a sede de saber da humanidade é a sua honra. Aqueles que temem que brincamos de feiticeiros deveriam ser os últimos a lançar o mau olhado sobre o saber.

6 Entra grandes discussões entre o natural e o artificial, oposição contraria da experiência histórica da humanidade ou a natureza evolutiva do ser humano. A obrigação da competência A pesquisa tem o objetivo da beneficência, buscando sempre o serviço extremamente competente, com formação contínua. Buscando sempre o respeito a ciência.

7 A regra da publicidade Sempre informar o paciente e participante de pesquisa sobre a trabalho realizado. Segundo Emmanuel Kant : aquilo que não poderíamos admitir que fizemos não deve ser feito. Situa em uma perspectiva moral e nada legalista.

8 O respeito com a ciência Em 1986 houve um parecer sobre embriões humanos em in vitro e sobre sua utilização com fins médicos e científicos e suas próprias exigência metodológicas. Em relação a pesquisa com humanos ele jamais deve ser colocado em risco. A dignidade humano e da ciência deve ser respeitada.

9 Foram criadas algumas exigências metodológicas para o rigor cientifico e ético da pesquisa: O que não é cientifico não é ético, o que não é aceitável com rigor metodológico não é eticamente aceitável. Amar alguém de verdade não tem nada de cientifico e contudo não há nada mais ético.

10 O dever de fazer experiências Se a pesquisa se trata de novas soluções, medicamentos ou tratamentos, o pesquisador tem o dever de pesquisar. É claro se o pesquisador tiver domínio da pesquisa proposta. Pesquisa com medicamentos necessita de controle, experiência prévia, voluntários, balanço de riscos e exame por meio do comitê de ética.

11 O dever de pesquisar O conhecimento do ser humano é um bem. A rejeição da desmedida Apesar do respeito a pesquisa existem um dever de controlar o que os pesquisadores impõe. A grandeza da pesquisa reside na humildade e rigor de toda pesquisa, sem levar em conta prudência, desejos, objetivos.

12 Devido a isto existem controles internos e externos. Sendo o interno responsável pela metodologia e os padrões científicos, já o controle externo se impõe por duas razões; o antagonismo estrutural entre ciência e ética, a tendência espontânea da ciência em ser desmedida. Situada fora do campo dos valores a ciência desestabiliza o campo de julgar o valor por outro lado o movimento natural da ciência é de levar a adiante o conhecimento.

13 Os primeiros responsáveis pela eticidade são os próprios pesquisadores, estes também são cidadãos responsáveis por suas escolhas. Não é democrático deixar os membros de uma única profissão tomas decisões que implicam escolhas sociais importantes.

14 Discussão Fale sobre o HIV, você conhece algum portador, descreva como seria ou como é sua vida em convivência com um portador.

15 Fenômeno genético pode abrir caminho para cura da aids 04/11/2014 Os cientistas acreditam que a cura para a aids pode vir da integração do vírus ao DNA humano, que gera uma resistência transmissível aos descendentes(Thinkstock/VEJA) Cientistas franceses descreveram um fenômeno natural através do qual eles acreditam que dois homens foram curados da infecção pelo vírus HIV.

16 Os dois pacientes, que jamais se submeteram a tratamentos, estavam infectados com o HIV sem terem apresentado sintomas ou uma quantidade detectável de vírus no sangue. Segundo os autores do estudo, o vírus ficou inativo devido a uma alteração em um gene do HIV, que se integrou às células humanas. Eles acreditam que esse processo foi causado pela ação de uma enzima, que pode no futuro ser estimulada com medicamentos para produzir a mesma resposta em mais pacientes.

17 Dúvidas?? Chayane.souza@ifsc.edu.br


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