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Planejamento da Educação como Ferramenta de Construção da Gestão Democrática

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Apresentação em tema: "Planejamento da Educação como Ferramenta de Construção da Gestão Democrática"— Transcrição da apresentação:

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2 Planejamento da Educação como Ferramenta de Construção da Gestão Democrática

3 SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCACIONAIS
MOISÉS SILVA Tel:

4 SSPPE-Subsecretaria de Planejamento e Projetos Educacionais
Representar e prestar assistência a quem de exercício na Secretaria Municipal de Educação, nas funções delegadas por essa; planejamento de Matrículas e expansão da Rede de Ensino Municipal; Planejamento, Elaboração, Execução e Acompanhamento dos Projetos Educacionais; Compras de Bens e Serviços; Administração de Contratos, Convênios, Bolsas etc; Controle dos Contratos Administrativos; Planejamento, Elaboração, Execução e Acompanhamento do Plano Plurianual; Administração de Programas Sociais (federais); exercer a coordenação dos sistemas de departamento na esfera das suas atribuições; exercer outras atividades ligadas, por ato expresso pela SME; Coordenar a relação institucional da SME com as Equipes Diretivas e Conselhos Escolares; e demais incumbências delegadas pela SME.

5 SSPPE-Subsecretaria de Planejamento e Projetos Educacionais
As equipes ligadas à SSPPE são: Departamento de Planejamento (DEPLA), Departamento de Projetos Educacionais (DPE), Coordenadoria de Ações Institucionais (CAINS), Coordenadoria de Assistência ao Educando (CAE), Coordenadoria de Desenvolvimento de Softwares Educacionais (CDSE), Divisão de Informática Educativa (DIE), Divisão de Cultura (DC).

6 DEPLA-Departamento de Planejamento
LIVIO DE ANDRADE LUNA DA SILVA Representar e prestar assistência a quem de exercício na Subsecretaria de Planejamento e Projetos Educacionais, Elaboração, Execução e Acompanhamento do Plano Plurianual; Planejamento, Elaboração, Execução e Acompanhamento do PLABS; Elaboração de editais de licitação para Aquisição de Bens e Serviços para a SME; Administração de Contratos, Convênios, Bolsas, etc; Controle dos Contratos Administrativos; Acompanhamento e Controle do Plano de Ações Articuladas e Programa Dinheiro Direto nas Escolas; exercer outras atividades pertinentes à Subsecretaria de Planejamento e Projetos Educacionais; e demais incumbências delegadas pela SSPPE.

7 DEPLA-Departamento de Planejamento
Elaboração, Execução e Acompanhamento do Plano de Aquisição de Bens e Serviços - PLABS; Preparação da fase interna das licitações da SME; Acompanhamento e controle da execução dos Contratos Administrativos; Elaboração de minutas de editais de licitação, de TACs, de contratos e convênios e quaisquer atos administrativos firmados pela SME; Acompanhamento, gerenciamento e alimentação dos sistemas integrados do Ministério da Educação - SIMEC.

8 DPE-Departamento de Projetos Educacionais
REGINA CRIVANO REIS WERNEK Representar e prestar assistência a quem de exercício na Subsecretaria de Planejamento e Projetos Educacionais; Acompanhamento e Controle de Programas e Projetos Educacionais; Planejamento, Execução e Acompanhamento de atividades realizadas pela SME; Planejamento, Execução e Acompanhamento das ações de governo; Planejar, Executar e Acompanhar novos Projetos Educacionais; exercer outras atividades pertinentes à Subsecretaria de Planejamento e Projetos Educacionais; e demais incumbências delegadas pela SSPPE.

9 CAINS-Coordenadoria de Ações Institucionais
THIAGO BELFORT ALMEIDA DOS SANTOS Planejamento de Matrículas; Planejamento de expansão da Rede de Ensino Municipal; realizar atendimento especializado aos públicos interno e externo da SME; receber, encaminhar, acompanhar e responder às demandas e pedidos de informação e esclarecimento; demandas quanto à informações exercer outras atividades pertinentes à Subsecretaria de Planejamento e Projetos Educacionais; e demais incumbências delegadas pela SSPPE.

10 CAE-Coordenadoria de Assistência ao Educando
REGINA CÉLIA SOARES FERREIRA Acompanhamento e Controle de Programas Sociais (federais); Acompanhamento e Controle das demandas educacionais junto aos Programas Federais (Minha casa, minha vida); exercer outras atividades pertinentes à Subsecretaria de Planejamento e Projetos Educacionais; e demais incumbências delegadas pela SSPPE.

11 CAE-Coordenadoria de Assistência ao Educando
Atendimento aos trâmites do Cartão RIOCARD junto ao SETRANSDUC; Envio da frequência dos alunos beneficiários ao Sistema Presença/Governo Federal; Acompanhamento do Programa Bolsa Família,; Atendimento às solicitações do Ministério Público na pesquisa de localização de matrícula de crianças, através do Educacenso e Projeto Presença; Atendimento às solicitações do Juizado da Infância, da Juventude e do Idoso através das Audiências Concentradas.

12 CDSE-Coordenadoria de Desenvolvimento de Softwares Educacionais
VINÍCIUS MARQUES Integrar, organizar, planejar e elaborar todas as ações, programas e atividades relacionadas ao desenvolvimento de sistemas e softwares educacionais da SSPPE e demais organismos de funcionamento da SME; exercer outras atividades pertinentes à Subsecretaria de Planejamento e Projetos Educacionais; e demais incumbências delegadas pela SSPPE.

13 MARCOS VINÍCIUS BEZERRA LOPES
DC-Divisão de Cultura MARCOS VINÍCIUS BEZERRA LOPES Integrar as atividades e projetos culturais voltados prioritariamente aos estudantes da Rede Municipal; Planejamento, Elaboração, Execução e Acompanhamento de Atividades Culturais; exercer outras atividades pertinentes à Subsecretaria de Planejamento e Projetos Educacionais; e demais incumbências delegadas pela SSPPE. - Circolando Aula Passeio FICI Concurso de fotografia

14 DIE-Divisão de Informática Educativa
SANDRA NUNES ADÃO DUARTE Integrar as atividades de Informática Educativa; Coordenar e desenvolver sistemas de informática voltados à educação; Planejamento, Elaboração, Execução e Acompanhamento de Atividades relacionadas à informática educativa; exercer outras atividades pertinentes à Subsecretaria de Planejamento e Projetos Educacionais; e demais incumbências delegadas pela SSPPE.

15 DIE-Divisão de Informática Educativa
Programaê (Fundação Lemann) Repositório de Objetos de Aprendizagem Sistema de Gestão da Educação - ieducar Cursos de formação tecnológica Gestão do Proinfo/MEC

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17 O Gestor como Articulador do Trabalho Pedagógico no Cotidiano Escolar

18 SUBSECRETARIA DE ENSINO DANIELA PEREIRA
Tel:

19 DEB – Departamento de Educação Básica
FLAVIA RENATA COELHO Orientadora Pedagógica - SME/Duque de Caxias Diretora do Departamento de Educação Básica (DEB) Especialista em Educação Infantil - PUC/RJ Mestre em Educação - UNIRIO

20 DEB-Departamento de Educação Básica
O Departamento de Educação Básica está diretamente ligado à Subsecretaria de Ensino e trabalha em parceria com Coordenadorias de Ensino (CEI, CEF, CEE, CEJA, CSOE, Equipe de Leitura e CPFPF). Coordena e integra as ações pedagógicas das Coordenadorias de Ensino, com o objetivo de melhorar a Educação em nosso Município.

21 CEF-Coordenadoria de Ensino Fundamental
CLAUDIA DE SOUZA LINO Orientadora Pedagógica - SME/Duque de Caxias Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas - UERJ/FEBF Especialista em Gestão da Escola Pública/UFRJ. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Currículo/GEPAC – UNIRIO Doutoranda em Educação - UNIRIO

22 CEF-Coordenadoria de Ensino Fundamental
Acompanha as unidades escolares que atendem o Ensino Fundamental, subsidiando o trabalho pedagógico dos professores e equipes

23 Ações previstas para 2016: Realizar rodas de conversas temáticas com as escolas de 1º e 2º segmento; Planejar ações conjuntas (escola/CEF) com foco nos alunos em transição ciclo/4° ano, 5°/6° ano, assim como na transição para o Ensino Médio; Dinamizar (a partir de convites das equipes) e acompanhar os Grupos de Estudos; Participar dos eventos das/nas escolas (feiras, caminhadas, festas, reuniões); Preparar materiais para subsidiar a prática pedagógica no EF (caixas temáticas); Encaminhar demanda de formação ao CPFPF a partir do acompanhamento ao cotidiano das escolas; Elaborar materiais de assessoria às equipes diretivas sobre relatório descritivo, gênero e diversidade (parceria com a CEI e CEJA), sobre a dinâmica do calendário anual - reunião de pais, COC, GE, Semana de Planejamento - entre outros temas essenciais ao trabalho pedagógico;

24 Ações previstas para 2016: Estender a assessoria “Uma conversa puxa outra” aos demais professores do 2° segmento do Ensino Fundamental; Ampliar a assessoria aos professores do 4° e 5° ano com foco nos projetos interdisciplinares e sequências didáticas, assim como na utilização do livro de Artes; Promover assessoria (por adesão) aos professores e OP’s que atuam no Ciclo de Alfabetização; Realizar Encontros Pedagógicos com os profissionais e conselhos escolares das Escolas do Campo; Acolher e assessor os novos professores e equipes pedagógicas que irão atuar no Ensino Fundamental; Acompanhar a adesão ao PNLD Urbano (2º segmento) nas Unidades Escolares; Socializar informações, materiais educativos, artigos e eventos relacionados à educação fundamental por meio da roda de conversas no facebook: “ Uma conversa puxa outra”.

25 CEI – Coordenadoria de Educação Infantil
ESTER DE AZEVEDO CORRÊA ASSUMPÇÃO Orientadora Educacional - SME/Duque de Caxias Especialista em Gestão Escolar pela UFRJ Mestre em Educação - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Doutorando em Educação - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Pesquisadora do GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo - UNIRIO.

26 CEI – Coordenadoria de Educação Infantil
Acompanha as unidades escolares que atendem a Educação Infantil, subsidiando o trabalho pedagógico dos professores e equipes

27 Ações previstas para 2016: Visitar as Unidades com o objetivo acompanhar o trabalho desenvolvido, priorizando a consolidação da noção de rede e o acompanhamento do trabalho pedagógico Participar de Grupos de Estudos e Conselhos de Classe Promover Grupos de Estudos, conforme necessidades apontadas pelas Equipes das UEs Participar das ações de Formação continuada promovidas pelo CPFPF em acordo com as demandas decorrentes das visitas Participar do Fórum Permanente de Discussão da Educação Infantil/RJ. Desenvolver Grupos de Estudos com a Equipe interna da CEI/SME com vistas ao aprofundamento do campo da Educação Infantil

28 Ações previstas para 2016: Acompanhar os CCAICs, do ponto de vista do Serviço Social: -Trinômio: ALUNO, FAMÍLIA E UNIDADE DE CRECHE Projeto de Assessoria em Psicomotricidade: -Atendimento aos Alunos, profissionais e família.

29 CSOE- COORDENADORIA DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
RUTH NAZARE BARROS Orientadora Pedagógica - SME/Duque de Caxias Especialista em Teoria do Conhecimento - A Produção do Conhecimento na Escola Básica- UFF Mestre em Educação - UERJ;

30 CSOE- COORDENADORIA DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
SUPERVISÃO ADMINISTRATIVA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL SUPERVISÃO EDUCACIONAL

31 CSOE- COORDENADORIA DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Orienta as Unidades Escolares com relação aos documentos referentes aos alunos e professores Realiza supervisão para a verificar a adequação com relação ao preenchimento da documentação Orienta professores e equipe pedagógica com relação aos diferentes encaminhamentos necessários que assegurem os direitos dos alunos e deveres dos responsáveis Realiza visitas às Unidades Escolares e encaminhas as demandas às Coordenadorias competentes

32 CEE-COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CRISTIANE GUIMARÃES DANTAS Professor II - SME/Duque de Caxias Coordenadora da Educação Especial (CEE) Graduada em Pedagogia - UERJ Especialista em Educação de Surdos - INES/RJ Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva – UERJ/FEBF

33 CEE-COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Acompanha as unidades escolares que atendem alunos público alvo da Educação Especial (deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação), subsidiando o trabalho pedagógico dos professores e equipes.

34 ORGANIZAÇÃO DA CEE PROGRAMAS Deficiência Visual Educação de Surdos Deficiência Intelectual Autismo Deficiência Física, Múltipla, Tecnologia Assistiva e Classe Hospitalar Altas Habilidades/Superdotação AEE / Sala de Recursos

35 Ações previstas para 2016: Consultorias por polos nos distritos: PEI, adaptação curricular, material didático acessível, avaliação. Possibilidade de implantação do projeto Educação Bilingue na E.M. Profª Olga Teixeira de Oliveira Curso de LIBRAS, BRAILLE e SOROBÃ Curso de extensão Educação Especial e Inclusiva – UERJ/FEBF Visitas de orientação e acompanhamento às escolas Acompanhamento de grupo de estudo e COC Levantamento da demanda de formações continuadas para encaminhamento ao CPFPF

36 CEJA-Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos
AMANDA GUERRA DE LEMOS Professor II - SME/Duque de Caxias de Caxias Graduação em História - UFRJ Especialista em Educação de Jovens e Adultos Mestranda em Educação pela UNIRIO Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas em Educação (POPE).

37 CEJA-Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos
Coordena a Educação de Jovens e Adultos; executa e acompanha o desenvolvimento das políticas educacionais referentes à educação de jovens e adultos; presta assistência direta às unidades de ensino

38 Ações previstas para 2016: Visitas sistemáticas às escolas em sua rotina diária; Acompanhamento dos COC’s Dinamização (a partir de convites das equipes) e acompanhamento dos Grupos de Estudos; Presença nos eventos da modalidade nas escolas Encontros de estudo e socialização dos relatórios Preparação de materiais para subsidiar as ações da EJA Participação no Fórum EJA-RJ Divulgação de documentação, legislação, seminários e fóruns da EJA, incentivando a participação dos professores nas atividades Encaminhamento de demanda de formação ao CPFPF nos seminários e atividades de formação Roda de Conversa sobre as especificidades da EJA Acolhimento e assessoramento aos novos professores e equipes pedagógicas que irão atuar na EJA

39 DL-Divisão de Leitura HELLENICE FERREIRA
Professora convidada da UNIGRANRIO, no curso de Especialização em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, Graduação em Filosofia - UERJ, Especialista em Arte-terapia pela UCAM e Escritora. Coordenou o espaço Infantil e Juvenil da Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola Participou da elaboração das festas literárias OFF-FLIP (Paraty) nos anos de 2010 a 2013, da FLIST (Santa Teresa/RJ) em 2014 e é Curadora da Festa Literária de Duque de Caxias desde sua primeira edição

40 DL-Divisão de Leitura Acompanhar o trabalho dos professores dinamizadores de leitura em suas unidades escolares através da leitura de seus projetos, visitas e da parceria nas atividades propostas Elaborar, em parceria com o CPFPF, encontros reflexivos sobre a prática leitora Representar a Secretaria Municipal de Educação, nas discussões sobre a elaboração do Plano Municipal de Livro, Leitura e Biblioteca Aproximar a Biblioteca Volante Leia Caxias das unidades escolares , em dias pre agendados pela Equipe, e da cidade, quando solicitados pela SME

41 Cartas à Cristina, 14ª carta.
Ações previstas para 2016: Acompanhar o desenvolvimento de todos os projetos enviados para SME em cumprimento ao Edital de Seleção para Dinamizadores de Leitura, ou as que forem elaborados a posteriori, oferecendo suporte e orientações quando necessárias Agendar visitas da Biblioteca Volante Leia Caxias iniciando pelas unidades que atendam a modalidade EJA e em seguida as unidades de creches e CCAICs Oportunizar visitas a espaços culturais e festas literárias, aos Dinamizadores como eixos importantes para suas formações “Não é possível atuar em favor da igualdade, do respeito aos demais, do direito à voz, à participação, à reinvenção do mundo, num regime que negue a liberdade de trabalhar, de comer, de falar, de criticar, de ler, de discordar, de ir e vir, a liberdade de ser” Paulo Freire Cartas à Cristina, 14ª carta.

42 CPFPF- Centro de Pesquisa e Formação Paulo Freire
MARIANGELA ALMEIDA DE FARIA Professora II – SME/ Duque de Caxias Professora da Escola de Educação e Ciência da Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO Doutora em Educação pela Universidade Del Mar/Chile (2013). Mestre em Educação – UFF (2009)

43 O CPFPF pretende promover diálogos com docentes e pesquisadores que atuam em atividades científicas e acadêmicas nas áreas relacionadas à formação de professores. Percebendo a pluralidade de ideias presentes nos corpos docentes, discentes e em toda a comunidade escolar, o Centro apresenta os seguintes objetivos iniciais: Construir um espaço multiarticulado entre Pesquisa e Formação Continuada, publicação e difusão do conhecimento científico; Contribuir com o desenvolvimento profissional do professor e com a melhoria na qualidade do ensino da Rede Municipal de Duque de Caxias;

44 Formar uma rede de parcerias: desenvolvimento e oferta de programas de formação continuada e cursos de extensão, além da implementação de novas tecnologias de ensino e gestão; Estabelecer parceria com as equipes internas da SME, no desenvolvimento e oferecimento de formação continuada para os profissionais da Rede, inclusive cursos semipresenciais e online; Mapear experiências bem-sucedidas da rede, criando polos de excelência nas diversas áreas de conhecimento a médio e longo prazos; Divulgar a produção científica dos profissionais da Rede Municipal de Duque de Caxias e seus parceiros; Propor a dimensão de troca entre o saber fazer das instituições, conhecimento, dados e informações; Organizar e promover simpósios, seminários, congressos, palestras, mesas- redondas, relatos de práticas, grupos temáticos, mostras de materiais pedagógicos, feiras de ciências; Promover intercâmbio com outros centros e grupos de pesquisas dentro e fora do país.

45 Ações previstas para 2016: Organizar e viabilizar a realização:
1º Congresso Vozes da Escola; Ciclos de Formações para atender as demandas da Rede em parceria com as equipes internas da SME; Revista Eletrônica da SME/CPFPF a fim de propagar conhecimento científico; Parcerias com Instituições e Organizações de Pesquisa; Divulgação dos eventos; Orientação e encaminhamento para pesquisas e estágios educacionais; 3ª FEMuCTI – 3ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Duque de Caxias. 

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