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PLANO DE NEGÓCIOS.

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Apresentação em tema: "PLANO DE NEGÓCIOS."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE NEGÓCIOS

2 Plano de Negócio É um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento, e ainda, permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios. “Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições” “Não é o plano em si e sim o processo de desenvolvimento do projeto o segredo do sucesso do negócio”

3 Receita do Bolo Muitas pessoas estão em busca de uma “receita de bolo” para escrever um plano de negócio. O novo ambiente de competição em que as empresas se inserem não permitem mais esta simplicidade. Os mercados globalizados, a evolução tecnológica, a informação difundida e a estabilização econômica do Brasil gera mudanças contínuas fazendo com que os empreendedores arrisquem cada vez mais. Aspectos qualitativos prevalecem sobre os quantitativos. Antes de ter um bom projeto, é necessário ter uma boa estratégia.

4 Um Instrumento de Planejamento
Planejar o futuro Avaliar a parte mercadológica, técnica, financeira, jurídica e organizacional da empresa. Aferir a evolução do empreendimento e aprimora controles Levantar recursos financeiros É um instrumento de melhoria das possibilidades de SUCESSO do negócio.

5 1. Capa A capa, apesar de não parecer, é uma das partes mais importantes do plano de negócios, pois é a primeira parte que é visualizada por quem lê o plano de negócios, devendo portanto ser feita de maneira limpa e com as informações necessárias e pertinentes. Ela serve como a página de título e deve conter no mínimo as seguintes informações: Nome da empresa e logomarca Endereço, telefone e Nome, cargos, endereços e telefones dos sócios Mês e ano do plano

6 “A idéia e os objetivos”
2. Introdução “A idéia e os objetivos” Deve introduzir o retrato da idéia do empreendedor Deve ficar claro para o leitor, o contexto geral no qual o novo negócio se enquadra (mercados e competidores). Objetivos do plano de negócio Desenvolvimento da idéia do novo negócio, análise de mercados e estratégias Para empresas existentes, avaliar o desempenho atual e desenvolver novas projeções A quem se destina Empreendedores, funcionários, parceiros, bancos ...

7 3. Sumário Executivo É a principal seção do plano de negócio e deve expressar uma síntese do que será apresentado na seqüência, preparando o leitor e atraindo o mesmo para uma leitura com mais atenção e interesse. Embora apareça no início do plano de negócio deve ser a última parte a ser escrita durante a elaboração do plano.

8 3. Sumário Executivo - Questões
Qual o propósito do plano? O que será a empresa? Qual o produto ou serviço? Onde ? Onde a empresa estará localizada? Onde está o mercado/clientes? Por que? O que justifica a abertura da empresa? (necessidade!)

9 3. Sumário Executivo - Questões
Como? Como os recursos serão empregados? Quanto? Quanto é necessário para a abertura do negócio? Quanto é necessário para manter o negócio? Quando? Quando o negócio será criado? Quando ocorrerá as entradas e saídas de recursos?

10 4. Descrição da Empresa: “A Empresa”
Descreva a Empresa: Procure mostrar o porquê de sua criação, qual o seu propósito, a natureza dos serviços ou produtos fornecidos e/ou produzidos. Apresente sua razão social, nome fantasia, qual o porte da empresa, tipo de sociedade, objetivos estratégicos, perfil da equipe gerencial e outros.

11 4. Descrição da Empresa : “O Negócio”
Explique no que consiste o negócio efetivamente: Industria, comércio, serviço, mista. Explique como se gera negócios, incorporando o que, numa primeira vista pode parecer óbvio, mas que na prática retrata um modelo muito específico que requeira uma explicação detalhada. Produtos não geram receita por si só; negócios geram receita. E para que se tenha um negócio, é preciso ter uma estratégia e uma estrutura que permitam posicionar o produto em seu mercado.

12 4. Descrição da Empresa: “Os objetivos” Visão Missão
Objetivos estratégicos Longo e médio prazo Foco da empresa Metas Financeiras Não financeiras

13 “A Estrutura Organizacional da Empresa”
Apresente os relacionamentos e divisões de responsabilidade dentro da organização. Especifique se a empresa está estruturalmente organizada por projetos, funcional ou matricial. Dimensione a equipe de trabalho, relacionando o número de empregados, cargos, salários e encargos. Descrição da experiência profissional dos executivos Perfil dos executivos, mini curriculum.

14 “Política de Recursos Humanos”
4.Estrutura Organizacional: “Política de Recursos Humanos” Descreva a política de Recursos Humanos a ser adotada pela empresa: Recrutamento e seleção Plano de carreira - cargos e salários Treinamento e desenvolvimento Avaliação de desempenho Plano de Incentivo

15 4. Aspectos Legais e Documentação
“Abertura da Empresa” Pesquise junto aos especialistas e contabilistas quais os procedimentos e documentação necessária para a abertura do negócio. Contrato Social Registros junto aos órgãos públicos Alvará de Funcionamento Laudos técnicos Contrato de Aluguel Outros

16 4. Aspectos Legais e Forma Jurídica e Impostos
Indique como a empresa será legalmente registrada de acordo com a categoria da sociedade (Soc. Civil Limitada, Sociedade Anônima, Micro Empresa, etc). Especifique quem são e qual a participação de cada sócio no negócio (distribuição de cotas). Mostre quais impostos incidem sobre a empresa no âmbito federal, estadual e municipal. Se for o caso especifique as exigências legais para a abertura e funcionamento da empresa (Anvisa, Ibama, IEF ...) Determine as ações de parcerias relevantes, os terceirizados e também as ações de responsabilidade social.

17 5. Análise de Mercado e Competitividade
“Pesquisa de Mercado” Conhecer bem o mercado onde se atua ou se pretende atuar é de vital importância. O objetivo é coletar e analisar as informações que propiciem uma visão mais clara do seu mercado. Dados primários – fontes diretas: são as informações que ainda não estão disponíveis no mercado e que são, geralmente, as mais importantes. Esses dados deverão ser buscados diretamente na fonte, junto aos clientes, concorrentes e fornecedores. Dados secundários – fontes indiretas: são as informações já disponíveis, que se encontram em livros, publicações, internet, anuários estatísticos e institutos de pesquisas

18 5. Análise de Mercado e Competitividade
“A Análise Ambiental” O estudo exploratório, geralmente realizado em fontes secundárias nos traz informações que descrevem “oportunidades” e “ameaças” do mercado. Por serem variáveis “incontroláveis”, a empresa deve agir estrategicamente frente ao cenário projetado: Descreva as características do setor (panorama atual e principais tendências) Analise a ameaça de entrada de novas empresas, a intensidade da rivalidade dos concorrentes existentes no setor, a existência de pressão de produtos substitutos, o poder de negociação dos compradores e fornecedores.

19 5. Consumidores “Mercado potencial”
Mercado potencial: é o conjunto de consumidores que podem demonstrar um nível de interesse por uma determinada demanda. Potencial total do mercado é o volume máximo de vendas que pode estar ao alcance de todas as empresas em um setor em um determinado período, em um determinado nível de esforço de marketing do setor e sob determinadas condições ambientais.

20 5. Consumidores “Mercado disponível”
Mercado disponível: é o conjunto de consumidores que, além de interesse, possuem renda, e acesso a determinada oferta. Ele pode ser caracterizado por região, sexo, costumes, estilo de vida e renda. Também pode ser caracterizado por tipo de empresa (porte, ramo de atuação, nível de faturamento, tipo de comércio, indústria)

21 5. Consumidores “Mercado Alvo”
Mercado alvo: é a parte do mercado disponível que a empresa decide buscar. Por exemplo, você pode optar por atender a uma determinada região do mercado disponível. Segmentação demográfica, geográfica, psicográfica. Avaliação e seleção dos segmentos de mercado: concentração em um único segmento; especialização seletiva; especialização por produto; especialização por mercado; cobertura total de mercado

22 “Identificação e Fornecimento”
5. Fornecedores “Identificação e Fornecimento” Análise dos fornecedores: Apresente informações sobre os fornecedores de máquinas, equipamentos, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários para produzir, vender ou prestar serviços. Considere preço, qualidade, distância física, custo de frete, prazo, assistência técnica, garantia, forma de pagamento, entrega e outros. Identifique os fornecedores chaves (apresente razão social, endereço e etc). Qualifique-os segundo participação de mercado, qualidade reconhecida, reputação e outros. .

23 “Análise Competitiva”
5. Concorrência “Análise Competitiva” Análise dos concorrentes: Identifique seus concorrentes e avalie seus pontos fortes e fracos, canais de distribuição, custos e preços de venda praticados, políticas de crédito e formas de divulgação da sua oferta. Concorrência de marca, setorial, de forma e genérica. O conhecimento sobre a concorrência é importante para que a empresa esteja atenta a todos os acontecimentos que estão em torno de seu mercado.

24 “Estratégia Empresarial”
5. Estratégia Competitiva “Estratégia Empresarial” Defina uma estratégia competitiva com base nas variáveis: liderança no custo, diferenciação ou foco. Essa estratégia pode ser alcançada através de um controle efetivo dos custos. Buscar por um diferencial no que se refere à qualidade dos produtos/serviços, atendimento, tecnologia, marketing, pessoas dentre outras. Um nicho é um grupo definido mais estritamente, um mercado pequeno cujas necessidades não estão sendo totalmente satisfeitas.

25 5. Plano de Marketing “Produtos e Serviços”
Estratégias de Produto e serviços: Posicionamento e diferenciação Tecnologia aplicada aos produtos e/ou serviços Marcas e Patentes Embalagens e rótulos Produto Ampliado = Produto + Serviços Secundários

26 5. Plano de Marketing “Preços” Estratégias de Preço:
Quais os parâmetros dos preços? (custos, concorrentes ...) Política geral preços (segmentação, tabela ...) Política de descontos e abatimentos Condições de pagamento

27 5. Plano de Marketing “Distribuição” Estratégias de Distribuição:
Os canais de distribuição envolvem as diferentes maneiras que a empresa pode adotar para levar o produto até o consumidor. Descreva como os intermediários serão selecionados, treinados, motivados e avaliados. Descreva aspectos como características de armazenagem, localização dos depósitos, meios de transporte utilizados para levar o produto até o cliente, embalagem secundárias. Ciclo de entrega dos produtos e serviços

28 5. Plano de Marketing “Comunicação” Estratégias de Comunicação:
A propaganda (revistas, jornais, rádio, televisão, panfletos) Promoção de venda (amostra grátis, cupons, prêmios) Merchandising Relações Públicas e Publicidade Força de Venda Programas de Relacionamento e Pós Venda Responsabilidade Social

29 5. Previsão de Vendas Previsão de Vendas: É o nível esperado de vendas da empresa com base em um planejamento de marketing selecionado e em um ambiente de marketing hipotético. Uma quota de vendas é a meta de vendas estabelecida para uma linha de produtos, um departamento, um representante. Um orçamento de vendas é uma estimativa conservadora do volume de vendas esperado. Ele é utilizado principalmente para a tomada de decisões relativa às compras, à produção e ao fluxo de caixa. Uma sazonalidade expressa uma variação da demanda em determinados períodos.

30 6. Plano Operacional Projeto do Produto e Serviço
Localização Estratégica Instalações Produtivas Maquinas e Equipamentos Fluxo Operacional Capacidade de Produção Terceirização e Fornecedores Produtivos Logística Integrada Vantagens competitivas nas operações Gestão da Qualidade, Saúde, Segurança e Ambiental

31 “Arranjo Físico e Capacidade Instalada”
6. Plano Operacional “Arranjo Físico e Capacidade Instalada” Descreva a infra-estrutural local necessária para dar suporte as operações. Lembre-se que cada vez mais as instalações tendem a ser flexíveis e sensíveis às exigências dos consumidores. Descreva o arranjo físico necessário as operações. Defina onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal. Você deve pensar na rede de transporte local que liga os fornecedores a sua empresa bem como a mesma aos seus clientes e/ou intermediários. Estime a capacidade instalada Um leiaute pode ser inserido para facilitar a visualização.

32 “Localização Estratégica”
6. Localização e Instalação “Localização Estratégica” Identifique o local onde sua empresa irá operar. Faça uma análise competitiva dos diversos pontos que possam gerar vantagens ou desvantagens para o seu futuro negócio. Se for uma indústria, mencionar onde estão localizadas as fábricas. Se houver uma estrutura de representação e distribuição, discriminar se é uma estrutura própria ou terceirizada. Se não tiver uma sede fixa, informar o fato, informar também a localização das filiais e outras unidades pertencentes à empresa, assim como a vantagem da localização escolhida. Um mapa com as localizações pode ser útil.

33 “Investimentos Inicial”
7. Plano Financeiro “Investimentos Inicial” Investimento Inicial Ativo fixo Despesa pré-operacional Capital de giro

34 Investimentos, Custos, Receitas e Despesas
7. Plano Financeiro Investimentos, Custos, Receitas e Despesas Investimentos fixos Custos Fixos e Variáveis Impostos e Comissões Receitas Margem de Contribuição Ponto de Equilíbrio Lucro Estoques Capita de Giro

35 Projeções de Resultados
7. Plano Financeiro Projeções de Resultados

36 Projeções Financeiras
7. Plano Financeiro Projeções Financeiras

37 Análise Econômica-Financeira
7. Plano Financeiro Análise Econômica-Financeira Análises Financeira Payback Valor Presente Líquido (VPL) Taxa Interna de Retorno (TIR) Projeção do Balanço Patrimonial Análise de liquidez Análise de endividamento Análise de rentabilidade


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