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Caps. 1 a 4 Vander Alves. Conteúdo 1. Sobrevivência e produtividade 2. Controle da qualidade total 3. Conceito de controle de processo 4. Método de controle.

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1 Caps. 1 a 4 Vander Alves

2 Conteúdo 1. Sobrevivência e produtividade 2. Controle da qualidade total 3. Conceito de controle de processo 4. Método de controle de processo

3 1. Sobrevivência e produtividade

4 1. Organizações humanas Materiais Energia Informação Equipamentos Procedimentos Elemento humano Produto/ Serviço Cliente Custos Faturamento Input Output Valor Valor/ Qualidade

5 1. Organizações humanas  Atender às necessidades de sobrevivência  Qualidade (produtos/serviços) projeto e fabricação perfeitos baixo custo seguro entrega assistência/manutenção  Critério: preferência do cliente

6 1. Produtividade  Definições Output / Input Valor produzido / Valor consumido Qualidade / Custos Faturamento / Custos (cliente é vital)  Melhoria aporte de conhecimento (lento, muito rentável, voluntário) aporte de capital (rápido, pouco rentável, involuntário)

7 1. Competitividade e sobrevivência  Competitividade: maior produtividade entre concorrência  Sobrevivência -> competitividade -> produtividade -> qualidade -> preferência do cliente  Vantagem competitiva: informação requisitos novos produtos novos processos gerência efeicaz comercializar/assistência técnica

8 2. Controle da qualidade total

9 2. Objetivos de uma empresa  “Atender às necessidades das pessoas” Visão romântica. Madre Teresa? Objetivo é o lucro Isso requer identificar e atender às necessidades das pessoas  Envolvidos: consumidores, empregados, acionistas, vizinhos  Meta pode ser alcançada pelo Controle da Qualidade Total

10 2. Controle da qualidade total  Estabelece, mantém, melhora padrões para atender às necessidades das pessoas.  Origem: Japão pós II Guerra  Influências: cartesiana, taylorismo, Maslow, Juran

11 2. Controle da qualidade total  Controlar organização humana identificar resultados ruins analisar e atuar nas causas melhorar resultados  Qualidade total qualidade interna e externa custo entrega moral segurança  Qualidade deve ser mensurável

12 2. Princípios do TQC  Gerar produtos/serviços atendendo às necessidades do cliente  Sobrevivência através do lucro  Identificar prioridades para resolver problemas  Falar, raciocinar, e decidir com dados e com base em fatos  Gerenciar por processo e não por resultados

13 2. Princípios do TQC  Reduzir dispersões isolando causas  O cliente é o rei  Prever e evitar a repetição de problemas  Respeitar os empregados  Definir e executar a Visão e Estratégia da alta direção

14 3. Conceito de controle de processo

15 3. Processo  Conjunto de causas que gera efeitos  Empresa: grande processo, que é refinado em outros processos menores recursivamente  Divisibilidade ajuda o controle  Controle pelos resultados

16 3. Diagrama “espinha de peixe” Pessoas Métodos MateriaisEquipamentos Meio ambiente Serviços Causas Efeito

17 3. Processo  Item de controle de processo Mede efeitos do processo para aferir sua qualidade total Essencial ao gerenciamento  Item de verificação Mede causas afetando item de controle Caso especial: fatores de qualidade  Podem estar encadeados: item de controle de um processo é item de verificação de outro

18 3. Problema Resultado indesejado de um processo

19 3. Controle da qualidade  A. Análise de processo Identificar causas dos problemas  B. Padronização Isolar essas causas  C. Itens de controle Evitar atuação dessas causas  Obs: processo é replanejado pela padronização e estabelecimento de itens de controle

20 3. Conceito de Controle de processo  Estabelecer diretriz de controle (Planejamento) Meta Método  Manutenção do nível de controle Atuar no resultado Atuar na causa  Alteração da diretriz de controle (Melhorias)

21 4. Método de controle de processo

22 4. Ciclo PDCA (Plan Do Check Action)  Planejamento (P) Metas sobre itens de controle Estabelecer método  Execução (D) Educar e treinar Executar tarefa e coletar dados  Verificação (C) Comparar resultado alcançado com meta  Atuação corretiva (A) Corrigir para evitar reincidência do problema

23 4. Ciclo PDCA Definir Metas (P) Definir Métodos (P) Educar (D) Treinar Executar Tarefa (D) Verificar Resultado (C) Atuar corretivamente (A)

24 4. Focos no PDCA  Manter resultados Processo repetitivo Meta com faixa variável de valores Método com procedimentos-padrão Ênfase no operador  Melhoria de resultados Processo não repetitivo Meta com valor definido Procedimentos próprios para alcançar meta Ênfase na chefia Descrito pelo “Método de solução de problemas”

25 4. Método de solução de problemas Identificação Análise Plano de ação Verificação Padronização Definição clara do problema Avaliação do resultado Alteração dos padrões para refletir a melhoria O que, quem, quando, como, onde, porque não ok Causas (pessoal, método, material, equipamento, meio ambiente) Conclusão Reflexão e problemas remanescentes

26 4. Conjugação de focos do PDCA Manutenção Melhoria P DC AP DC AP DC AP DC AP DC A


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