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PublicouIgor Guimarães Moreira Alterado mais de 8 anos atrás
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Caps. 1 a 4 Vander Alves
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Conteúdo 1. Sobrevivência e produtividade 2. Controle da qualidade total 3. Conceito de controle de processo 4. Método de controle de processo
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1. Sobrevivência e produtividade
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1. Organizações humanas Materiais Energia Informação Equipamentos Procedimentos Elemento humano Produto/ Serviço Cliente Custos Faturamento Input Output Valor Valor/ Qualidade
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1. Organizações humanas Atender às necessidades de sobrevivência Qualidade (produtos/serviços) projeto e fabricação perfeitos baixo custo seguro entrega assistência/manutenção Critério: preferência do cliente
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1. Produtividade Definições Output / Input Valor produzido / Valor consumido Qualidade / Custos Faturamento / Custos (cliente é vital) Melhoria aporte de conhecimento (lento, muito rentável, voluntário) aporte de capital (rápido, pouco rentável, involuntário)
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1. Competitividade e sobrevivência Competitividade: maior produtividade entre concorrência Sobrevivência -> competitividade -> produtividade -> qualidade -> preferência do cliente Vantagem competitiva: informação requisitos novos produtos novos processos gerência efeicaz comercializar/assistência técnica
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2. Controle da qualidade total
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2. Objetivos de uma empresa “Atender às necessidades das pessoas” Visão romântica. Madre Teresa? Objetivo é o lucro Isso requer identificar e atender às necessidades das pessoas Envolvidos: consumidores, empregados, acionistas, vizinhos Meta pode ser alcançada pelo Controle da Qualidade Total
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2. Controle da qualidade total Estabelece, mantém, melhora padrões para atender às necessidades das pessoas. Origem: Japão pós II Guerra Influências: cartesiana, taylorismo, Maslow, Juran
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2. Controle da qualidade total Controlar organização humana identificar resultados ruins analisar e atuar nas causas melhorar resultados Qualidade total qualidade interna e externa custo entrega moral segurança Qualidade deve ser mensurável
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2. Princípios do TQC Gerar produtos/serviços atendendo às necessidades do cliente Sobrevivência através do lucro Identificar prioridades para resolver problemas Falar, raciocinar, e decidir com dados e com base em fatos Gerenciar por processo e não por resultados
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2. Princípios do TQC Reduzir dispersões isolando causas O cliente é o rei Prever e evitar a repetição de problemas Respeitar os empregados Definir e executar a Visão e Estratégia da alta direção
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3. Conceito de controle de processo
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3. Processo Conjunto de causas que gera efeitos Empresa: grande processo, que é refinado em outros processos menores recursivamente Divisibilidade ajuda o controle Controle pelos resultados
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3. Diagrama “espinha de peixe” Pessoas Métodos MateriaisEquipamentos Meio ambiente Serviços Causas Efeito
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3. Processo Item de controle de processo Mede efeitos do processo para aferir sua qualidade total Essencial ao gerenciamento Item de verificação Mede causas afetando item de controle Caso especial: fatores de qualidade Podem estar encadeados: item de controle de um processo é item de verificação de outro
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3. Problema Resultado indesejado de um processo
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3. Controle da qualidade A. Análise de processo Identificar causas dos problemas B. Padronização Isolar essas causas C. Itens de controle Evitar atuação dessas causas Obs: processo é replanejado pela padronização e estabelecimento de itens de controle
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3. Conceito de Controle de processo Estabelecer diretriz de controle (Planejamento) Meta Método Manutenção do nível de controle Atuar no resultado Atuar na causa Alteração da diretriz de controle (Melhorias)
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4. Método de controle de processo
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4. Ciclo PDCA (Plan Do Check Action) Planejamento (P) Metas sobre itens de controle Estabelecer método Execução (D) Educar e treinar Executar tarefa e coletar dados Verificação (C) Comparar resultado alcançado com meta Atuação corretiva (A) Corrigir para evitar reincidência do problema
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4. Ciclo PDCA Definir Metas (P) Definir Métodos (P) Educar (D) Treinar Executar Tarefa (D) Verificar Resultado (C) Atuar corretivamente (A)
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4. Focos no PDCA Manter resultados Processo repetitivo Meta com faixa variável de valores Método com procedimentos-padrão Ênfase no operador Melhoria de resultados Processo não repetitivo Meta com valor definido Procedimentos próprios para alcançar meta Ênfase na chefia Descrito pelo “Método de solução de problemas”
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4. Método de solução de problemas Identificação Análise Plano de ação Verificação Padronização Definição clara do problema Avaliação do resultado Alteração dos padrões para refletir a melhoria O que, quem, quando, como, onde, porque não ok Causas (pessoal, método, material, equipamento, meio ambiente) Conclusão Reflexão e problemas remanescentes
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4. Conjugação de focos do PDCA Manutenção Melhoria P DC AP DC AP DC AP DC AP DC A
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