A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução"— Transcrição da apresentação:

1 Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
Professor Adalberto Azevedo Santo André/São Bernardo do Campo, 30/09/2014

2 Plano de aula Sobre o professor
Sobre a disciplina CTS: Formato das aulas, avaliações, blog da disciplina Conteúdo do curso e introdução à CTS Atividade Didática: leitura de texto/debate escrever em papel o que esperam do curso, incluindo sugestões sobre o conteúdo e formato de aulas e avaliações, áreas científicas e tecnológicas de interesse, experiências anteriores sobre os assuntos tratados, com base no programa distribuído

3 Objetivos da aula Conhecer o professor, o formato das aulas, das avaliações, e o blog com o material do curso; Conhecer o conteúdo e assuntos tratados no curso Expressar as primeiras impressões sobre o curso, e opinar sobre o conteúdo e o formato.

4 Sobre o Professor Adalberto
Bacharel em Administração Pública (Unesp, 1999) Mestre (2005) e Doutor (2010) em Política Científica e Tecnológica (Instituto de Geociências da Unicamp) Currículo: O QUE É CURRÍCULO LATTES? É UMA BASE DE DADOS DO GOVERNO FEDERAL, ONDE SE PODE CONHECER A PRODUÇÃO DOS CIENTISTAS ATUANTES NO BRASIL

5 Sobre a Disciplina CTS: Formato das aulas
Aulas expositivas/participativas, baseadas em textos de leitura essencial e textos distribuídos nas sessões. Textos complementares: leitura opcional. Disponíveis: Aulas: 1: Aula expositiva/participativa, podem ter exercícios/atividades didáticas no final da aula. 2: Atividade didática sobre o conteúdo das aulas: vídeos e/ou textos distribuídos em sala para discussão. Listas de exercícios serão disponibilizadas- dúvidas deverão ser apresentadas oralmente em aula, para socializar com os colegas Faltas por motivos de saúde (com atestado) serão abonadas TRABALHO NÃO JUSTIFICA FALTAS!!!! Controle de presença: lista no final das aulas

6 Sobre a Disciplina CTS: Formato das aulas
Aulas expositivas/participativas sobre os textos de leitura essencial, acompanhada de exemplos para discussão (multimídia, leituras, etc.). Vídeos mais longos também podem ser utilizados. Aula (s) com professor(a) convidada(o); Divulgação de oportunidades e eventos relacionados a CTS Objetivos: diversificar as atividades em sala, sem perder de foco o conteúdo, nem trocar seis por meia dúzia ( V1

7 Sobre a Disciplina CTS: Avaliação
Média simples: Provas+Ensaio Avaliações sem consulta: 04/11 e 11/12 Conteúdo de aulas anteriores Questões testes/de diagramas/interpretação de textos Conceitos: correspondência com notas de 0 a 10 “F” de 0 a 3,9; “D” de 4,0 a 4,9; “C” de 5,0 a 6,9; “B” de 7,0 a 8,4; “A” de 8,5 a 10,0 Argumentação sobre notas/sessão de vista de provas: última aula do curso, 16/12/2014 Não há nota de participação em aula, mas a participação pode melhorar a nota da prova na sessão de vista de provas (participação pode elevar um D para C, ou um C para B).

8 Sobre a Disciplina CTS: Ensaio CTS
Ensaio analisando (criticando) uma notícia ou outra mídia relacionada a C,T&I Trabalho individual, deverá ser entregue no final do curso- máximo de duas páginas digitadas (impresso e por ) COPY/PASTE DE TRABALHOS PRONTOS NÃO SERÃO CONSIDERADOS

9 Sobre a Disciplina CTS: Ensaios Finais
Post “Instruções para ensaios finais” será incluído no blog instruções detalhadas, dicas de temas e textos sugeridos

10 SAC: Serviço de Atendimento ao Consumidor
Sobre a Disciplina CTS: Formato das aulas SAC: Serviço de Atendimento ao Consumidor 1: Sugestões de atividades e críticas construtivas são bem vindas a qualquer momento!!!! 2: Dúvidas, críticas e sugestões sobre a aula também podem ser encaminhadas por escrito (serão respondidas nas outras aulas) 3: Espaço propostas de atividades didáticas podem ser encaminhadas (com antecedência de uma semana) e encaixadas no horário das aulas (apresentações de experiências, música, performances, ...)

11 O que é o campo “Ciência, Tecnologia e Sociedade”?
Estudos interdisciplinares nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, (sociologia, economia, antropologia, política, estatística, (...) Características sociais dos sistemas de C,T&I (lógica de funcionamento, mecanismos de preservação/crescimento, disputas entre teorias/campos científicos/tecnológicos, difusão tecnológica, sistemas de recompensas, produção acadêmica e seus impactos, etc...) Impactos sociais da C&T: trabalho, meio ambiente, poder político e econômico, desigualdades sociais, impactos psicossociais, etc. Questões fundamentais: Como é organizada e produzida a C&T, e como isso influencia a sociedade? Quais fatores geram a inovação tecnológica, e quais os efeitos das inovações?

12 O que é o campo “Ciência, Tecnologia e Sociedade”
O que é o campo “Ciência, Tecnologia e Sociedade”? Como entender CTS impulsiona a inovação? Sem entender a sociedade, é possível inventar... Mas não inovar!!! Quem está errado? Não, obrigado Estamos muito ocupados!!

13 Estrrutura do Curso de CTS
Autores diferenciacionistas (crítica, exemplos) Autores não-diferenciacionistas (crítica, exemplos) 3. Autores transversalistas

14 Conhecendo os alunos O que você espera do curso de CTS?
Vc já trabalhou com algum dos temas expostos? Quais suas áreas de interesse em Ciência e/ou Tecnologia? Críticas e sugestões sobre o que foi exposto: formato das aulas, avaliações e seminários; conteúdo do curso. Escrever em uma página, não é necessário se identificar

15 Obrigado pela atenção! Prazer em


Carregar ppt "Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google