A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 – Deus: a origem da Missão a)Desde a fundação do mundo Deus tem sido o originador da Missão (Gn 3:9, 15)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 – Deus: a origem da Missão a)Desde a fundação do mundo Deus tem sido o originador da Missão (Gn 3:9, 15)"— Transcrição da apresentação:

1

2 1 – Deus: a origem da Missão a)Desde a fundação do mundo Deus tem sido o originador da Missão (Gn 3:9, 15)

3 b) A missão de Moisés (Gn 3) As objeções de Moisés demonstram a tendência humana em fazer da Missão Divina uma missão do “eu.” Moisés falhou em perceber que a Missão não era sua, e sim do Senhor. 1 – Deus: a origem da Missão

4 c) A missão de Jesus Jo 3:16. Tt 3:4-5. Rm 5:8. 1Jo 4:10. 1 – Deus: a origem da Missão

5 d) Pressuposições do Missio Dei Como a Missão flui do caráter e da natureza de Deus, ela não pode ser negligenciada pela igreja. Como a Missão pertence a Deus, Ele capacitará pessoas para a tarefa. 1 – Deus: a origem da Missão

6 d) Pressuposições do Missio Dei O Missio Dei permite aos cristãos entender a si mesmos sob a soberania divina. 1 – Deus: a origem da Missão A Missão de Deus implica sacrifício. Como a Missão pertence à Deus, ela alcançará sucesso ao final.

7 1 – Deus: a origem da Missão e) O que é então missão? “Missão” é o trabalho de Deus em Seu desejo de reconciliar uma humanidade em pecado consigo mesmo. “Missões” são os planos e estratégias idealizadas por cristãos comprometidos no cumprimento da Missão de Deus.

8 2 – Cristo: a mensagem básica da Missão a) Proclamando a mensagem do Reino de Deus. b) Tornando-se a Si mesmo a mensagem da Missão (At 8:5, 35; 11:20; 17:18).

9 3 – Espírito Santo: O Poder da Missão a) O Espírito de Deus está por detrás de Sua missão (At 1:8). b) A promessa do Espírito Santo à Sua igreja (Jo 14:17-18).

10 4 – A Igreja: A Incorporação da Missão a) A Igreja é o resultado da Missão de Deus (Jo 17:18; 20:21). b) A Igreja é o povo peculiar de Deus no mundo (1 Pe 2:9-10). c) A Igreja é a testemunha de Deus ao mundo (Rm 10:14-15). 5 – O Mundo: O alvo da Missão

11 Importante perguntas: a) Qual será o destino daqueles que não tiveram oportunidade de ouvir o evangelho? b) Qual é a particularidade do Cristianismo? c) Qual é a razão e motivação de enviar missionários? d) É Jesus o único Salvador?

12 1 – Exclusivismo (Restrictivismo): a) Definição: Todos os não-evangelizados serão destruídos. A menos que ouçam a mensagem de Jesus, e respondam positivamente, eles não tem esperança. b) Proponentes: Agostinho, Calvino, Hudson Taylor.

13 1 – Exclusivismo (Restrictivismo): c) Textos Bíblicos: Jo 3:36; 14:6, At 4:12, 1 Jo 5:12-13 d) Virtudes: Ouvir à respeito de Jesus é importante e faz uma diferença real na vida das pessoas Poderosa motivação para missão. Muitas sociedades missionárias foram fundadas sobre essa premissa.

14 e) Deficiências: Limita Deus a atingir todas as pessoas. Como pode Deus ser justo e amoroso se, sem culpa alguma, pessoas estarão perdidas para sempre por falta de oportunidade? 1 – Exclusivismo (Restrictivismo):

15 2 – Universalismo (Pluralismo) a)Definição: TODAS as pessoas serão ao final salvas por Jesus. Ninguém se perderá para sempre. Uma minoria de universalistas crêem que Deus salvará as pessoas à despeito de suas escolhas. Um número maior crê que Deus continuará trabalhando com esses indivíduos até que finalmente serão convencidos que o Seu caminho é o melhor.

16 b) Proponentes: Origines, Schleimacher, Berkouwer, Jaques Ellul, Barclay, Tillich, John Hick c) Textos Bíblicos: Jo 12:32; Rm 5:18; 1Co 15:22-28, 1Tm 4:10; Tt 2:11; 1Jo 2:2 2 – Universalismo (Pluralismo)

17 d) Virtudes Visão positiva de Deus como um ser amoroso, carinhoso e que não deseja que ninguém se perca. O amor de Deus está acima de qualquer coisa. 2 – Universalismo (Pluralismo)

18 e) Deficiências A revelação é baseada na experiência religiosa. A encarnação de Cristo é vista como um mito. Existe salvação em todas as religiões. No final, ninguém poderá dizer NÃO para Deus. Não existe motivação para missão. Mas como interpretar: At 1:18; Mt 28:19? 2 – Universalismo (Pluralismo)

19 3 – Inclusivismo a) Definição: todo sincero interessado será salvo, pela fé em Deus baseado na revelação que possui. No entanto, aqueles que não são verdadeiros interessados nos aspectos espirituais se perderão.

20 3 – Inclusivismo Ser um sincero interessado em Deus e que fazer o que é correto é o necessário para alcançar a salvação. Serão julgados tendo por base como eles responderiam SE tivessem tido a oportunidade de ouvir o evangelho

21 3 – Inclusivismo b)Proponentes: Justin Martyr, Wesley, C.S. Lewis, Clark Pinnock, John Sanders, Karl Rahner. c)Textos Bíblicos: Eles freqüentemente utilizam os mesmos textos bíblicos usados pelos universalistas e mesmo os exclusivistas, mas os interpretam de forma diferente.

22 3 – Inclusivismo d) Virtude: A sincera busca por Deus é recompensada. e) Deficiência: A motivação para missão também é colocada em jogo.

23 4a – Oportunidade Universal a) Definição: Todas as pessoas terão uma oportunidade de serem salvas por Deus (através de sonhos, visões, etc...), durante sua vida ou no momento da morte. b) Proponentes: Aquinas, Geisler. c) Textos Bíblicos: Aqueles em que Deus age de forma sobrenatural para a salvação de indivíduos. At. 2, 8.

24 4a – Oportunidade Universal d) Virtude: Deus pode e algumas vezes usa meios miraculosos para a salvação de pessoas. e) Deficiência: Problema teológico com a oportunidade universal no momento da morte.

25 4b – Perseverança Divina a) Definição: O não-evangelizado recebe uma oportunidade para crer em Cristo após a morte. b) Proponentes: Clemente de Alexandria, Gabriel Fackre. c) Texto Bíblico: 1Pe 4:6.

26 4b – Perseverança Divina d) Virtude: não apresenta nenhuma virtude em vista da abordagem teológica e) Deficiência: Problemas teológicos com o evangelismo após a morte

27 Princípios de Avaliação: 1) Existem sinceros cristão em todas as quatro opções. Existem diferente interpretações. 2)Cristãos deveriam manter a centralidade e soberania de Jesus Cristo (At 4:12), sem reduzir o poder de Deus em salvar

28 Princípios de Avaliação: 3)Devemos manter um balanço entre o amor de Deus e Sua justiça: A Bíblia expressa o amor e justiça de Deus como essenciais ao Seu caráter. Ela também conclama que os Cristãos saiam a compartilhar sua crença em Jesus com outros. No entanto, Deus é justo, e não está limitado à nossas limitações e falhas em proclamar a Sua mensagem. Ele pode usar meios especiais para tocar pessoas.


Carregar ppt "1 – Deus: a origem da Missão a)Desde a fundação do mundo Deus tem sido o originador da Missão (Gn 3:9, 15)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google