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BUROCRACIA Uma das primeiras aplicações do termo Burocracia data do século XVIII , onde o termo era carregado de forte conotação negativa, designando aspectos.

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1 BUROCRACIA Uma das primeiras aplicações do termo Burocracia data do século XVIII , onde o termo era carregado de forte conotação negativa, designando aspectos de poder dos funcionários de uma administração estatal aos quais eram atribuídas funções especializadas, sob uma monarquia absoluta. Essa definição se encaixa de forma muito próxima àquela hoje utilizada na linguagem comum: a Burocracia como sinônimo de excesso de normas e regulamentos, limitação da iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizada dos organismos estatais e privados.

2 Há uma influência recíproca entre capitalismo e burocracia
Há uma influência recíproca entre capitalismo e burocracia. Sem a organização burocrática, a produção capitalista nunca teria sido realizada. Por outro lado, a base econômica capitalista é essencial para o desenvolvimento da administração burocrática. Portanto, a palavra "burocracia" tem, no nosso dia-a-dia, um sentido pejorativo. Chamamos de burocracia o exagero de normas e regulamentos, a ineficiência administrativa, o desperdício de recursos. No entanto, para a sociologia, esse termo tem um sentido especial. Desde que passou a ser usado por Max Weber (1864 –1920), designa um modelo específico de organização administrativa

3 ORIGEM A burocracia teve a sua origem nas mudanças religiosas verificadas após o Renascimento. O sistema de produção, eminentemente racional e capitalista originou de um novo conjunto de normas sociais morais, denominada de "ética protestante". Weber verificou que o capitalismo e a ciência moderna constituem três formas de racionalidade que surgiram a partir dessas mudanças religiosas ocorridas inicialmente nos países protestantes ( Inglaterra e Holanda).

4 CONCEITO Burocracia é um sistema de controle social baseado na racionalidade ( adequação dos meios para se alcançar os fins) tendo em vista a eficiência na obtenção dos resultados esperados.

5 MAX WEBER Sociólogo alemão considerado o fundador da Teoria da Burocracia. Considerou a burocracia como um tipo de poder; para estudar as sociedades. Partiu que os seus tipos de poder e de autoridade vem das pessoas, é inerente; que implica força, imposição de normas e arbítrios. Tipos de poder, conforme Weber : -tradicional : onde predominam características patriarcais e patrimonialistas; -carismático : predominam características místicas e personalísticas; há seguidores, devoção, autenticidade; -legal ou burocrático: predominam normas impessoais e hierárquicas, como no exército, repartições públicas etc.

6 O tipo ideal de burocracia, segundo Weber, apresenta sete dimensões principais:
Formalização Divisão do Trabalho Princípio da Hierarquia Impessoalidade Competência técnica Separação entre Propriedade e Administração Profissionalização do Funcionário

7 TEORIA BUROCRÁTICA A Teoria da Burocracia concebida por Max Weber, é imediatamente posterior às teorias Clássica e das Relações Humanas, teve como ponto forte de origem a necessidade de uma abordagem generalista e integrada das organizações, fator praticamente não considerado pelas teorias anteriores. De um lado, a Teoria Clássica, com suas suposições extremamente negativas em relação à natureza humana, pregava uma administração centralizadora, total e exclusivamente responsável pela organização e uso dos recursos da empresa, padronizando as atividades e controlando-as através da persuasão, coação, punições e recompensas marginais. De outro, a Teoria das Relações Humanas considerava o homem como sendo o maior patrimônio das organizações, sendo motivado a produzir por sua própria natureza, pregando a descentralização e a delegação, a auto-avaliação e a administração participativa.

8 Weber, baseado em princípios protestantes, foi quem primeiro definiu a Burocracia não como um sistema social, mas como um tipo de poder suficiente para a funcionalidade eficaz das estruturas organizacionais, sejam estas pertencentes ao Governo ou de domínio econômico privado. A característica principal da Burocracia, segundo Weber, reside na racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização. A Teoria Clássica já abordava certa racionalidade, porém esta se manifestava apenas na mecanização dos processos e não na mecanização das atividades dos indivíduos. Na Burocracia a liderança se dá tipicamente calcada em regras impessoais e escritas e através de uma estrutura hierárquica; o poder é legítimo e depende exclusivamente do grau de especialidade e competência técnica de quem o detém.

9 Elementos Básicos Autoridade Poder Hierarquia Disciplina Ordem
Controle

10 CARACTERISTÍCAS DA TEORIA BUROCRÁTICA
Weber concebeu a teoria da Burocracia como algo que tornasse a organização eficiente e eficaz, garantindo com ela: rapidez; racionalidade; homogeneidade de interpretação das normas; redução dos atritos, discriminações e subjetividades internos; padronização da liderança (decisões iguais em situações iguais) e, mais importante, o alcance dos objetivos

11 São características da burocracia:
Caráter legal das normas e regulamentos: A organização é baseada em uma espécie de legislação própria que define antecipadamente como a organização burocrática deverá funcionar. Essas normas e regulamentos são previamente estabelecidos por escrito. Caráter formal das comunicações: Todas as ações e procedimentos são feitos para proporcionar comprovação e documentos adequados.

12 Caráter racional e divisão do trabalho: A divisão do trabalho atende a uma racionalidade, isto é, ela é adequada aos objetivos a serem atingidos: a eficiência da organização. Há uma divisão sistemática do trabalho, do direito e do poder, estabelecendo as atribuições de cada participante, os meios de obrigatoriedade e as condições necessárias. Impessoalidade nas relações: A distribuição de atividades é feita em termos de cargos e funções e não de pessoas envolvidas, daí o caráter impessoal da burocracia.

13 Hierarquia da autoridade: Fixa a chefia nos diversos escalotes de autoridade. Esses escalões proporciarão a estrutura hierárquica da organização. A hierarquia é a ordem e subordinação, a graduação de autoridade correspondente ás diversas categorias de participantes, funcionários, classes, etc. Rotinas e procedimentos padronizados: A disciplina no trabalho e o desempenho no cargo são assegurados por um conjunto de regras e normas que tentam ajudar completamente o funcionário às exigências do cargo e as da organização ( a máxima produtividade).

14 Técnica e meritocrata: A burocracia é uma organização da qual a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica e não em prefer6encias pessoais. A admissão, transferência e a promoção dos funcionários são baseadas levando em consideração dos em critérios, válidos para toda a organização, de avaliação e de classificação, levando em consideração a competência, mérito, e a capacidade.

15 Especulação da administração: O burocrata é uma organização que se baseia na separação entre a propriedade e a administração. O administrador não é necessariamente o dono do negócio ou um grande acionista da organização, mas um profissional especializado na administração. O funcionário não pode vender, comprar ou herdar sua posição ou cargo, também não podem ser apropriados e integrados ao seu patrimônio privado. Esta separação entre os rendimentos e os bens privados e os públicos é a característica específica da burocracia.

16 Profissionalização da administração (separação patrimonial) e dos participantes: Cada funcionário da burocracia é um profissional pelas seguintes razões É um especialista É assalariado É ocupante de cargo É nomeador superior hierárquico Seu mandato é por tempo indeterminado

17 Segue carreira dentro da organização
Não possui a propriedade dos meios de produção e administração. É fiel ao cargo e identifica-se com os objetivos da empresa O administrador profissional tende a controlar cada vez mais completamente as burocracias

18 Vantagens previsibilidade do funcionamento;
univocidade de interpretação; padronização de rotinas e procedimentos; redução de conflitos; subordinação natural aos mais antigos; confiabilidade nas regras do negócio; hierarquia formalizada; precisão na definição de cargos e operações

19 DESVANTAGENS / DISFUNÇÕES
Merton (1978), identifica conseqüências imprevistas ou disfunções que conduzem à ineficiência da organização burocrática. Tais anomalias de funcionamento da estrutura burocrática decorrem, segundo o autor, da interação do elemento humano com o modelo burocrático preestabelecido.

20 Na burocracia existem duas consequências previstas e imprevistas, que recebeu o nome de Disfunções da burocracia, ou seja, anomalias e imperfeições no funcionamento da burocracia.

21 As disfunções da Burocracia são as seguintes :
1- Internacionalização das regras e exagero apego aos regulamentos; 2- Excesso de formalismo e de papelório; 3- Resistência a mudanças; 4- Despersonalização do relacionamento; 5- Categorização como base do processo decisorial; 6- Superconformidade às rotinas e procedimentos; 7- Exibição de sinais de autoridade; 8- Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público.

22 APRECIAÇÃO CRÍTICA DA TEORIA DA BUROCRACIA
A burocracia, segundo Weber, proporciona uma maneira consciente de organizar pessoas e atividades de um modo eficiente e racional em determinados objetivos. Durante quinze anos estudando a burocracia Perrow chegou a duas conclusões que colidem com muita coisa da literatura organizacional. A primeira é que os erros são fracassos em burocratizar suficientemente, neste caso defende a burocracia. A segunda, a preocupação com a reforma "humanização", e descentralização das burocracias.

23 O EXCESSIVO RACIONALISMO DA BUROCRACIA
Kats e Kahn salientam que a organização burocrática é super-racionalizada e não leva em conta a natureza organizacional, bem como as condições circunjacentes do ambiente. As vantagens da burocracia têm sido exageradas. Para estes autores , o sistema burocrático consegue sobrevivência e eficiência apenas quando:

24 1. as tarefas individuais são mínimas; 2
1. as tarefas individuais são mínimas; 2. as exigências do ambiente sobre a organização são claras e suas implicações óbvias; 3. a rapidez em tomada de decisões é um requisito de importância; 4. as circunstâncias organizacionais se aproximam das do sistema fechado;

25 AS DIMENSÕES DA BUROCRACIA
1. uma divisão de trabalho baseada na especialização funcional; 2. uma bem definida hierarquia de autoridade; 3. um sistema de regras que cobre todos os direitos e deveres dos ocupantes de posições; 4. um sistema de procedimentos para lidar com as situações de trabalho; 5. impessoalização nas relações interpessoais; 6. promoção e seleção para emprego baseadas na competência técnica.

26 Contexto Atual das Organizações e a Burocracia Light
As organizações no contexto atual caracterizam-se por terem uma estrutura burocrática, com sistemas rígidos e operários especializados. As organizações pós-modernas são caracterizadas por sistemas participativos, estruturas flexíveis e os operários multifuncionais.

27 Burocracia Light - Conceito
Adaptação da burocracia ao novo contexto histórico organizacional. Da mesma forma que a burocracia weberiana refletia as características rígidas do capitalismo monopolista e das teorias administrativas vigorantes, no âmbito do industrial/pós-industrial a burocracia light agrega a flexibilidade e se afirma como pós-burocrática, mais “leve”.


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