A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPAGANDA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPAGANDA."— Transcrição da apresentação:

1 PROPAGANDA

2 O que é Propaganda? Propaganda é qualquer forma paga e impessoal de apresentação e promoção de idéias, produtos ou serviços por um patrocinador identificado.

3 No desenvolvimento de um programa de propaganda, é preciso questionar:
Tipos de Propaganda Propaganda Informativa - desenvolver uma demanda inicial Propaganda Persuasiva - desenvolver uma demanda seletiva Propaganda de Lembrete - fazer o consumidor lembrar-se do produto Propaganda Comparativa - comparar uma marca com outra Propaganda cooperada – fabricantes e varejistas patrocinam, em conjunto, a propaganda de produtos. No desenvolvimento de um programa de propaganda, é preciso questionar: Quais são os objetivos da propaganda? (Missão) Quanto se pode investir? (Dinheiro) Que mensagem deveria ser enviada? (Mensagem) Que mídia deveria ser usada? (Mídia) Qual deveria ser o resultado esperado? (Medição)

4 O que se deve levar em conta? O mercado-alvo que se pretende atingir;
O posicionamento que pretende obter nesse mercado; Os demais esforços a serem realizados com o composto de Marketing; O papel da propaganda é estimular a demanda do produto. E o que a empresa pretende gastar com propaganda depende de seus objetivos de vendas e da sua disponibilidade de recursos. Fatores que afetam o estabelecimento do orçamento publicitário: O estágio do ciclo de vida do produto; Participação de mercado almejada; Concorrência agressiva; Freqüência da propaganda;

5 Se o objetivo básico da propaganda é persuadir os
consumidores a comprar os produtos ou serviços anunciados, é preciso que: O consumidor seja atraído a comprar a marca anunciada mais do que a dos concorrentes; Que a mensagem transmitida seja causadora de mudanças no comportamento de compra; A mensagem seja criada levando-se em conta os motivos que levam os consumidores a comprar; A mensagem contenha benefícios (puramente emocionais, sensoriais ou mesmo racionais).

6 QUE MÍDIA DEVE SER USADA? É preciso observar: Continuidade Cobertura
Freqüência Continuidade Qual o período necessário para que a veiculação resulte em vendas? Cobertura Qual é a porcentagem do mercado que deve ser coberta? Freqüência É o número de vezes dentro de um específico período de tempo a que Uma pessoa em média ou domicílio é exposto à mensagem.

7 Perfil dos Principais Tipos de Mídia
Jornais Vantagens: Segmentação de mercado geográfica, prestígio comunitário Limitações: Vida curta, baixo nível de qualidade de reprodução, Televisão Vantagens: Combina visão, som, movimento; apela para os sentidos; alta repetição; alta cobertura Limitações: Custo alto, saturação de comunicação elevada, velocidade e duração da mensagem. Mala Direta Vantagens: Seletividade de público, ausência de concorrência dentro do mesmo veículo, personalização Limitações: Custo relativamente alto, imagem de ‘correspondência inútil’

8 Perfil dos Principais Tipos de Mídia
Rádio Vantagens: Uso da massa, alto grau de seletividade geográfica e demográfica, custo mais baixo que a televisão, “veículode fundo”. Limitações: Apresentação sonora apenas, menor grau de atenção do que a televisão. Revistas Vantagens: Alto grau de seletividade geográfica e demográfica, credibilidade e prestígio, alta qualidade de reprodução, longa vida, boa circulação de leitores Limitações: Espaço precisa ser comprado com muita antecedência, certo desperdício de circulação. Outdoor Vantagens: Alto grau de exposição, custo mais baixo Limitações: Seletividade de público limitada

9 Outras mídias: Back-light Busdoors Cartazes Relógios-temperatura
Balões Escadas-rolantes Faixa de avião Folders Topos e laterais de prédios Homem-sanduíche Carro-de-som Bicicleta-de-som


Carregar ppt "PROPAGANDA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google