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Gerência de Projetos de Software
CST EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA Gerência de Projetos de Software Aula 3 – Ciclo de Vida dos Projetos e Estruturas Organizacionais Joseane Alves Freire
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Ciclo de Vida do Projeto
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O que é o ciclo de vida? Estabelecimento de uma seqüência de fases com o objetivo de realizar algo e garantir um bom gerenciamento Determinação do início e fim Oferecimento de uma seqüência de pontos de decisão no planejamento Oferecimento de pontos de sincronização para o trabalho colaborativo da equipe Estabelecimento de pontos de aprendizado para melhoria dos próximos passos/projetos
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O que é o ciclo de vida? Fases respondem a questões: Fases também:
O que fazer depois? Quanto tempo devemos continuar? Quais produtos devem ser gerados ao seu final? Fases também: Indicam que tarefas dependem de outras Oferecem no seu final uma oportunidade de avaliar os resultados alcançados e decidir sobre a continuação do projeto
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Fases Comuns do Ciclo de Vida de um Projeto
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Características do ciclo de vida
Custos e equipe são pequenos no início, aumentam durante a execução e voltam a cair drasticamente no final A probabilidade de sucesso é muito pequena no início A influência dos “stakeholders” é bastante alta no início “fast tracking”: em muitos momentos do ciclo de vida, as fases são executadas em paralelo
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Custos e equipe ao longo do projeto
Fonte-PMBOK – Gráfico que relaciona os custos e equipe ao longo do ciclo de vida do projeto
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Influência e riscos ao longo do projeto
Fonte-PMBOK – Gráfico que relaciona os a influência dos interessados No projeto e os riscos ao longo do ciclo de vida do projeto
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Relacionamento entre Fases do Projeto
Fase única Três Fases
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Relacionamento entre Fases do Projeto
Projeto com Fases sobrepostas
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Estruturas Organizacionais
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Influências Organizacionais
Os projetos normalmente fazem parte de uma organização que é maior que o projeto. Exemplos de organizações incluem: empresas, agências governamentais, instituições de saúde, associações profissionais, entre outros.
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Culturas Organizacionais
Expressa em valores, normas, convicções, expectativas, políticas, procedimentos e relações de autoridade Gerente com estilo participativo encontra problemas em organizações hierárquicas Gerente com estilo autoritário terá problemas em uma organização participativa ou horizontal
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Tipos de sistemas organizacionais
Baseado em Projetos Funcionais
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Sistemas organizacionais baseados em Projetos
Não tem áreas funcionais Existem vários projetos com gerentes e staff próprios Projetos grandes funcionam como entidades totalmente autônomas Projetos menores podem compartilhar um pool de recursos de infra-estrutura Renda vem da execução de projetos para outras organizações O gerenciamento é por projeto
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Sistemas organizacionais Funcionais
Em geral, são hierárquicas e burocráticas Gerenciamento de projetos é mais difícil Departamentos não estão habituados a gerenciar projetos
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Estrutura Organizacional
Organização Funcional pessoal é agrupado por especialidade, como produção, marketing, engenharia, contabilidade. os departamentos trabalham independentes Organização por Projeto Os membros da equipe geralmente são colocados juntos O gerente tem grande independência e autoridade Possuem unidades denominadas departamentos que oferecem serviços de suporte e respondem diretamente ao gerente
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Organização Funcional
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Organização por Projeto
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Organização Matricial
Mista: funcional e projeto Três tipos: Matriz fraca: o papel do gerente é mais de coordenador ou facilitador do que de um gerente de projetos Matriz balanceada: o gerente não possui autoridade total sobre o projeto e seus recursos financeiros Matriz forte: gerente e equipe de projetos alocados em tempo integral
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Matricial Fraca
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Matricial Balanceada
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Matricial Forte
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Quadro Comparativo
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