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Estágio Virtual à Distância: Um Estudo de Caso para o Ensino de Engenharia de Usabilidade Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação.

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1 Estágio Virtual à Distância: Um Estudo de Caso para o Ensino de Engenharia de Usabilidade Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Renate de Oliveira Raabe Walter de Abreu Cybis

2 Introdução Aumento da importância da Engenharia de Usabilidade para a formação de bacharéis em SI no Brasil; E-applications = dependência de computadores e da Internet; Aumento da demanda por profissionais nesta área, aptos em aprimorar a qualidade de produtos (usabilidade de interfaces de sistemas interativos).

3 Introdução (cont.) O ensino de Engenharia de Usabilidade nas universidades ainda: Distancia a Teoria da Prática (atividades nas empresas); Não está preocupado com a formação mais voltada p/ aquisição de experiência profissional.

4 Introdução (cont.) Mercado: falta de oportunidade de estágios com boas empresas e bons projetos: Conciliar o cronograma da empresa com o da disciplina; Locais distantes. Conseqüência: carência de profissionais qualificados em Engenharia de Usabilidade para atender a demanda do mercado de trabalho.

5 Objetivo Desenvolver a proposta de “Estágio Virtual”, para o ensino de Engenharia de Usabilidade na graduação, utilizando a abordagem Sócio-Interacionista de Vygotsky e a modalidade de Educação à Distância (EAD).

6 Justificativa Experimentar uma abordagem pedagógica inovadora para o ensino de Engenharia de Usabilidade; Suprir a carência de estágios focados na realidade da disciplina em estudo; Compatibilizar as atividades de aprendizagem do aluno com as atividades do mercado de trabalho.

7 Engenharia de Usabilidade É a disciplina que fornece métodos estruturados para a obtenção da usabilidade durante o desenvolvimento de sistemas interativos (Mayhew, 1999).

8 EAD via Internet É uma das alternativas ao ensino convencional; Permite uma estratégia de ensino centrada no estudo ativo e independente; Reduz as situações presenciais de ensino; Permite que o estudante eleja seu ritmo, tempo e local de estudo.

9 Ambientes Virtuais de Aprendizagem São sistemas que agrupam um conjunto de recursos e ferramentas que permitem potencializar sua utilização em atividades de aprendizagem através da internet em um curso à distância (Vavassori e Raabe, 2003). Possibilitam a autoria e gerenciamento de cursos à distância: WebCT, Learning Space, Aulanet, VIAS’K, UnB-Virtual e o TelEduc.

10 TelEduc Proporcionou as interações entre alunos (estagiários), professor, tutor e os personagens (funcionários) da empresa por meio dos recursos tecnológicos necessários para o processo. Sua escolha deu-se por: Permitir a criação, participação e administração de cursos via Internet; Fácil acesso (idioma, livre e gratuito); Versão 3.1.7.

11 Teoria Sócio-Interacionista de Vygotsky Aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. A interação está inserida dentro do processo de mediação que ocorre por meio de instrumentos e signos. Principais Idéias: Mediação, Linguagem, Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), Formação de Conceitos Cotidianos ou Espontâneos e Científicos, Cultura, bem como, Instrumentos e Signos (Rego, 1999).

12 Proposta de Estágio Virtual Uma simulação da função de Engenharia de Usabilidade; Empresa fictícia, Plano Geral de Atividades e um Hiperdocumento de Referência para consultas; Proporciona oportunidades de formação prática e teórica; Fornece experiências sociais; sincronizadas com a disciplina em estudo; Leva o aluno para problemas reais e não para exercícios em sala de aula, ou seja, é problematizador e encaminha o sujeito para a vida real fora da sala de aula.

13 Empresa Virtual Fictícia Baseada no LabIUtil/UFSC (P&D, consultoria e formação); Recebeu nome fictício de “LabIUtil Empresa Virtual”; Implementação de um website; Proporcionar a contextualização e integração dos alunos (estagiários); Cenário organizacional e funcional estruturado (organograma, personagens, metodologia e plano de avaliação).

14 Estudo de Caso Duração de 21/03 à 28/04/2003; 35 alunos do 6º período da disciplina de Engenharia de Usabilidade no curso Sistemas de Informação da UFSC; 7 grupos de 5 alunos; O “Estágio Virtual” substituiu a disciplina presencial; Os materiais foram implantados no TelEduc

15 Realização do Estudo de Caso Alunos realizaram 03 atividades propostas; Comunicação através das ferramentas de comunicação do TelEduc e através de 02 encontros presenciais em sala de aula; Registro das atividades; Identificação de problemas e soluções;

16 Conclusões sobre o Experimento (Aspectos Gerais) Maior compromisso e mais responsabilidade; Turma geograficamente próxima e ausência de computador na residência de alguns alunos; Problemas com as ferramentas de comunicação do TelEduc; Questionamentos sobre a validade da experiência e solicitação de retorno às aulas presenciais; Número insuficiente de tutores; Colaboração X não colaboração.

17 Conclusões sobre o Experimento (Aspectos Específicos) ProblemaCausaLição Aprendida Cronograma/ Atividades Previsão errada do cronograma (falta de tempo para a realização do estágio) A realização do estágio requer um tempo especial para permitir que as interações entre pessoas ocorram adequadamente ProblemaCausaLição Aprendida Falta da Ferramenta “Bate-Papo” Avaliação equivocada da repercussão da decisão de não usar a ferramenta Discutir o uso desta ferramenta com os alunos

18 Conclusões sobre o Experimento (Aspectos Específicos) ProblemaCausaLição Aprendida Falta do Indicador da presença dos colegas no TelEduc O TelEduc não dispunha deste recurso A interação síncrona é importante para agilizar discussões e compartilhar idéias ProblemaCausaLição Aprendida Imagens na ferramenta “Mural” Falta de conhecimento das limitações da ferramenta Testar as possibilidades da ferramenta antes de solicitar uma atividade que a mesma não apóia

19 Conclusões sobre o Experimento (Aspectos Específicos) ProblemaCausaLição Aprendida Ferramenta “Correio” (grupos) Falta de testes com a ferramenta, e falta de um grupo e um aluno fictício para testes Testar o ambiente de forma abrangente;criar personagens de testes para descobertas de eventuais falhas ProblemaCausaLição Aprendida Diferentes critérios de avaliação para as atividades Dois avaliadores com diferentes critérios Definição clara, prévia e comunicação freqüente entre os avaliadores

20 Conclusões sobre o Experimento (Aspectos Específicos) ProblemaCausaLição Aprendida Dúvidas de interpretação Agenda 1 Falta de clareza no texto Ter um cuidado adicional na redação de instruções ao alunos ProblemaCausaLição Aprendida Falta de Regras para Ferramentas Comunicação (Mural/Fórum) Problema na definição dos papéis/objetivos das ferramentas de comunicação Definir as funções para o uso das ferramentas de comunicação e eleger uma oficial para a comunicação com os tutores

21 Conclusões sobre o Experimento (Aspectos Específicos) ProblemaCausaLição Aprendida Falta de Usabilidade com o CMAPTool Problemas na interface e curto prazo para a realização dos mapas conceituais Dar mais tempo para a apropriação da ferramenta ProblemaCausaLição Aprendida Aumento da carga de trabalho (Download) Falta de verificação da licença de uso do CMAPTool Evitar atividades desnecessárias para dinamizar o processo de aprendizagem do aluno

22 Conclusões sobre o Experimento (Aspectos Positivos) Estão relacionados a aprendizagem da colaboração desenvolvida pelos alunos, professor e tutora e reforçam adequação da abordagem de Vygotsky a esta proposta. Facilidade de colaboração e organização entre os membros de algumas equipes (motivação); Incentivo de colaboração provenientes da tutora; Convidado externo (trocas sociais); Superação de dificuldade e compartilhamento com os colegas (hiperdocumento).

23 Conclusões Propôs uma abordagem inovadora para a disciplina em estudo (teoria+atividades com problemas reais no dia a dia de uma empresa); Apresentou-se como uma alternativa pedagógica:  participativa,  comprometida;  contextualizada; Contrapôs-se as iniciativas de cursos via Internet (tendência instrucionistas)

24 Conclusões (cont.) Pode ser aplicado e adaptado para diversos domínios e em áreas onde a demanda por estagiários é pequena; Permite criar situações p/ melhorar a formação do aluno e qualidade no processo de ensino-aprendizagem; Os problemas contribuíram para permitir a proposição de melhorias;

25 Conclusões (cont.) O estudo de caso:  Proposta viável;  Identificou: vantagens, problemas, causas e providências a serem tomadas; Abordagem de Vygotsky:  Relação entre conteúdo da disciplina e os problemas no cotidiano da empresa;

26 Conclusões (cont.) Ferramentas de Comunicação do TelEduc:  mediação dos processos de aprendizagem;  apoio as comunicações;  apoio as trocas de experiências entre alunos, alunos e personagens fictícios e com a tutora e o professor. Avaliação preliminar gera motivação para novos experimentos.

27 Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Renate de Oliveira Raabe renate@eps.ufsc.br renate.oliveira@brturbo.com.br Walter de Abreu Cybis cybis@inf.ufsc.br


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