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Adm. Recursos Materiais e Patrimoniais

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Apresentação em tema: "Adm. Recursos Materiais e Patrimoniais"— Transcrição da apresentação:

1 Adm. Recursos Materiais e Patrimoniais
TECNOLOGIA Produto Processo Gestão Informação

2 TECNOLOGIA é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. conjunto de idéias, conhecimentos e métodos para construir algo de forma racional; aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral; maquinário sofisticado. Tem o objetivo de eliminar as tarefas repetitivas, facilitando o trabalho e tornando-o mais eficiente, aumentando a produtividade e os benefícios.

3 PRODUTO é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.

4 A - Tecnologia do Produto
Metodologia PRP ( Product Realization Process) FLUXO DE UMA EMPRESA                     PROCESSO PRODUTOS SERVIÇOS INSUMOS FEEDBACK

5 Fluxo de uma empresa Um conjunto de entradas que são processadas gerando um conjunto de saídas, ligadas por uma realimentação ou feedback. Entradas – insumos, materiais, o capital e os recursos humanos Processamento – recursos tecnológicos de produção, edifícios, equipamentos, métodos de gestão e organização do trabalho Saídas - produtos – resultado esforço produtivo. Gerador de toda atividade empresarial.

6 Fases Processo de realização do produto
1 – Por onde começar? Missão da empresa - define o propósito da existência da empresa. Desejo do consumidor – é aquilo que o cliente deseja receber como resultado de uma transação com a empresa. Time de desenvolvimento – Pessoas para gerir o projeto e as técnicas. Benchmarking – empresa referências para tomar decisão.

7 2 – Desenvolvimento Conceitual do produto
Requisitos funcionais do produto – Para que serve o produto. Função principal e secundária. Engenharia de valor – técnica por meio da análise funcional e da criatividade consegue aumento do valor percebido pelo cliente. Ex. fusca x ferrari. Requisitos de engenharia – análise dos projetos mais indicados para atender funções do produto. Estabelecimento do cronograma – definição de equipe, projeto, atividades, expectativa de mercado, prazo, etc.

8 3 – Fase de Integração à Metodologia
Geração de múltiplos conceitos - hipóteses alternativas. Brainstorming – geração de livres idéias e de novos conhecimentos. Análises preliminares - análise de viabilidade no aspecto técnico de mercado, financeiro e de recursos humanos.

9 4 – Aprimorando o conceito do produto
Seleção de materiais – suprimento – fontes de fornecimento, negociações de compra, provisão, qualidade, prazos. Método de produção – planejamento e controle de produção ( PCP) política de estoques, ciclo de vida de produtos, etc. Análises preliminares de custo – consolidação inicial do custo do produto. Retorno do Investimento, viabilidade do lançar o produto

10 5 –Fase das Análises Análise de engenharia – repensar o projeto desde a manufatura de componentes até a montagem final, desde o desempenho do ciclo de vida nas mãos do cliente até o descarte final. Análises de desempenho – protótipos ou o uso de modelos computacionais que simulem a realidade. Análise de processo de manufatura – simulação de sistemas através de softwares. velocidade da máq. , treinamento de operadores. Análise detalhada de custos – técnica dos custos por atividade - Custo ABC - é um método de custeio que procura identificar os recursos disponíveis na organização e os associa, através de geradores de custos primários, às atividades executadas.

11 6 - Feedback Manufatura e teste dos protótipos – fase de pré produção.
O produto conseguiu atender as necessidades do cliente? A produção normal para o atendimento do mercado. Resposta do consumidor – o produto é aquilo que eu quero?

12 B - TECNOLOGIA DO PROCESSO
PROCESSOS – Segundo Michael Hammer, processo é a reunião de tarefas ou atividades isoladas para alcançar certos resultados . Processos administrativos - são os processos cujo resultado final é a geração de informações ou de decisões que influenciam a gestão de empresa. Processo comerciais – são aqueles cujo resultado é uma ação do consumidor, possibilitando-lhe acesso a um bem ou serviço. Processo Produtivo – quando resulta um produto final ou um componente dele.

13 CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS
Sistemas Abertos - é um sistema que recebe fluxos (energia e matéria) de seu entorno. O fato de receberem energia, podem realizar o trabalho de manter suas próprias estruturas e inclusive incrementar seu conteúdo de informação. Ex. comida, energia elétrica, TV. Sistemas Fechados – são independentes. é um sistema fechado, pois não sofrerá nenhuma influência do meio ambiente, Ex. Matemática. sempre 1+1 será 2.

14 Classificação dos sistemas por resultados
Sistema de resultados diretos – é o sistema em que o produto/serviço gerado por si só já garante o resultado. Ex. automóvel, download que se fez da internet. Sistema resultados indiretos - é aquele em que o produto deve ser projetado para ser o mais adequado a fim de atingir um resultado que só será conhecido algum tempo depois. Ex. Resultado de uma formatura. Sistema de resultado desconhecido – ocorre quando se pode aquilatar o resultado mas a comprovação prática desse resultado é extremamente improvável. Ex. Evacuar uma cidade no caso de um ataque nuclear. Sistemas progressivos – estão constantemente mudando. Ex: cidades em expansão, população em crescimento

15 Administração de sistemas
É a aplicação dos conhecimentos administrativos ao projeto e a criação integral de um sistema complexo. Definir e analisar o sistema total com detalhe para poder providenciar instruções para a sua construção e estabelecer um sistema de gerenciamento para assegurar que todas as atividades necessárias estão coordenadas e de acordo com os cronogramas. Trabalho contínuo – modificações e expansões

16 Administração de Processos
Processos operacionais - representa as interações sob a forma de troca de informações entre diversos atores, como humanos, aplicações ou serviços. Ex. Conversão dos recursos em produtos. Processos gerenciais e suporte – envolve gerenciamento de recursos humanos, adm. de informação. Gerenciamento de recursos financeiros e físicos, etc. Ex. relatórios , auditorias, contabilidade, etc.

17 Metodologia de Osborn Dividida nas seguintes fases: Orientação,
preparação, análise, criação de alternativas, seleção e venda da solução. Orientação- fase de direcionamento e início. São definidos os objetos da análise, fixados os principais parâmetros e delimitadas as fronteiras do estudo. Preparação – São levantados os recursos e informações. Os dados sobre o processo em si – seus inter-relacionamentos e como são as melhores práticas no setor.

18 Metodologia de Osborn Análise: revisão das atividades. Criar alternativas para cada atividade combinando, aumentando, diminuindo ou eliminando. usando o conceito de custo por atividades, são levantados os custos diretos e indiretos. Criação de Alternativas: procura, sob um ponto de vista sistêmico, desenhar soluções que levam a uma máxima sinergia.

19 Metodologia de Osborn Seleção: é escolhida a solução mais econômica, desde que seja viável. Ela não deve representar a longo prazo uma perda de conhecimento para a empresa, em virtude da disciplina de capital humano ou tecnológico capacitado que possa ser útil em outras circunstâncias. Venda da Solução: deve saber apresentar o resultado do estudo aos pares, subordinados e direção, sem causar traumas ou recusas em nome dos paradigmas culturais da empresa.

20 C - Tecnologia da Gestão
A gestão administrativa - auxílio de ferramentas tecnológicas, Era do conhecimento, em grande parte pela complexidade e diversidade que a globalização exige das empresas. Estrutura organizacional influenciada pela competição global, Mudança na dinâmica da força de trabalho, Mudanças rápidas e descontínuas, muito diferente da era industrial.

21 Tecnologia da Gestão É cada vez maior o número de software de gestão integrada (SAP,BAAN, MAGNUS, ETC.), Identificação e a análise crítica dos processos Mudanças na cultura organizacional, passando do funcional para o foco nos processos de negócios. Administração baseada em projetos, o project based management (PBM). Ao contrário da era da industrialização estamos na tentativa de atender a uma customização em massa. Sistemas flexíveis de manufatura. Impacto sobre o planejamento e controle da produção (PCP), que tem que se tornar mais ágil.

22 D - A Tecnologia da Informação (TI) pode ser determinada como o conjunto de todas as atividades e recursos fornecidas por soluções de computação que tendem possibilitar o armazenamento, a produção a transmissão, acesso e o uso das informações.

23 GESTÃO DA INFORMAÇÃO HARDWARE
é todo equipamento utilizado na coleta, processamento e distribuição da informação. Ex. teclados, CPU, disco rígidos, monitores e modens. SOFTWARE são os programas em linguagem específicas sem os quais os computadores não fazem nada. ESPECIALISTA são os criadores da tecnologia DADO (s) é tudo aquilo que pode ser processado. USUÀRIOS da informação É o cidadão comum

24 Análise de Valor É um sistema para solucionar problemas por meio do uso de um conjunto específico de técnicas, um corpo de conhecimentos e um grupo de pessoas especializadas. A análise de valor é usada desde a fase de desenvolvimento do produto até o fim de sua permanência na linha de fabricação da empresa, na melhoria dos processos internos de fabricação e administrativos e até na geração de idéias de gestão

25 Propósito da análise de valor
Conseguir meios de isolar o que é realmente necessário daquilo que é supérfluo em matéria de custos, sem prejudicar a performance do produto. Consideramos custos totais a soma de todos os esforços e despesas feitas no desenvolvimento, produção e aplicação do produto. Chamamos custos supérfluos os que, não contribuindo significativamente para a performance, oneram o produto.

26 Causas de custos supérfluos
A) Condicionamento mental. Falta de informação Falta de idéias Honestas crenças erradas Circunstâncias temporárias Hábitos e atitudes

27 Objetivos da análise de valor
Minimizar o custo mantendo o desempenho e sempre chegar a soluções múltiplas melhoradas para o produto ou processo. Selecionar a melhor alternativa para cada momento. Ter menos medo de mudar. Ter flexibilidade para aproveitar oportunidades ou enfrentar crises.

28 Testes de valor Deve-se questionar os processo de produção para se ter uma análise do valor, algumas questão devem ser respondidas como por exemplo: Isto contribui para o valor? O custo disto é proporcional à utilidade? Isto necessita ter todas as características atuais? Há algo melhor para o mesmo uso? Há alguém comprando (ou fazendo) isto por menos? Pode alguma peça semelhante ser feita por um método de menor custo? Um fornecedor idôneo pode fazer por menos? O ferramental e o processo é adequado às quantidades fabricadas? Pode ser usado um produto normatizado (padrão)?

29 Análise de Valor A análise de valor é fundamental para a composição de estoque, sua formulação e seu controle. Serve como parâmetro para o planejamento e orçamento organizacional.

30 Construção do aeroporto de Hong Kong
VÍDEO Atividade a ser realizada na sala de aula, em equipe (4 componentes), com entrega e discussão. Vale 0,5 para compor a nota da unidade. Tarefa: Considerando a construção do Aeroporto de Hong Kong , discorra sobre o papel da administração de materiais neste empreendimento e sobre a utilização das tecnologias adotadas no que tange aos Produtos, Processos, Gestão e Informação.


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