A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS SERTÕES Euclides da Cunha. GUERRA DE CANUDOS 1896-1897 A Luta é uma descrição feita pelo jornalista Euclides da Cunha, relatando as quatro expedições.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS SERTÕES Euclides da Cunha. GUERRA DE CANUDOS 1896-1897 A Luta é uma descrição feita pelo jornalista Euclides da Cunha, relatando as quatro expedições."— Transcrição da apresentação:

1 OS SERTÕES Euclides da Cunha

2 GUERRA DE CANUDOS 1896-1897 A Luta é uma descrição feita pelo jornalista Euclides da Cunha, relatando as quatro expedições a Canudos.

3 A LUTA O conflito de Canudos surgiu de uma pequena desavença local. Inicia-se com um representante conhecido como Antônio Conselheiro, que pregava os princípios religiosos e defendia os direitos de seus fiéis por toda a caatinga.

4 PRIMEIRA EXPEDIÇÃO Cerca de cem homens, são surpreendidos e derrotados pelos jagunços do povoado de Uauá. A tropa retrocedeu, atacada com facões, bacamartes e aguilhões de vaqueiro. Foi o prelúdio da guerra sertaneja.

5 SEGUNDA EXPEDIÇÃO Cerca de quinhentos homens. Sem conhecer a guerra nas caatingas, a tropa foi inesperadamente atacada na estrada, os sertanejos atraia os soldados e os feria.

6 FRAGMENTO SEGUNDO COMBATE ‘’A retirada impôs-se urgente e inevitável. Reunida em plena refrega a oficialidade, o comandante definiu- lhe a situação e determinou que optasse por uma das pontas do dilema: o prosseguimento da luta até o sacrifício completo ou o seu abandono imediato. Foi aceita a última sob a condição expressa de não se deixar uma única arma, um único ferido e não ficar um único cadáver insepulto. ‘’

7 CONCLUSÃO Esta revolta ocorrida nos primeiros tempos da República, mostra o descaso dos governantes com relação aos grandes problemas sociais do Brasil, e por outro lado significou a luta e resistência das populações marginalizadas do sertão nordestino no final do século XIX. Embora derrotados, mostraram que não aceitavam a situação de injustiça social que reinava na região.

8 TRABALHO APRESENTADO POR Berenice Cristina dos Anjos Milca Costa Regina Helena Rosangela Braga Blog: letras-vgp@webnode.com


Carregar ppt "OS SERTÕES Euclides da Cunha. GUERRA DE CANUDOS 1896-1897 A Luta é uma descrição feita pelo jornalista Euclides da Cunha, relatando as quatro expedições."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google