A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência e Conhecimento Científico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência e Conhecimento Científico"— Transcrição da apresentação:

1 Ciência e Conhecimento Científico
Profa. Livia Perasol Bedin

2 Conceito de Ciência Etimologia: Ciência vem da palavra latina scientia, que significa conhecimento A Ciência é o conhecimento, ou um sistema de conhecimento, que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas por meio do método científico. “É a sistematização de conhecimentos, ou seja, um conjunto de proposições lógicas correlacionadas sobre um comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar”. (LAKATOS & MARCONI, 2001, p. 80)

3 Conceito de Ciência “É uma investigação disciplinada, e não um conjunto de procedimentos não relacionados entre si; é realizada de forma sistemática e padronizada, ou seja, efetivada a partir de um método específico e controlado.” (THOMAS & NELSON, 2002).

4 Conceito de Ciência “É a investigação metódica e organizada para descobrir a essência dos seres e dos fenômenos e as leis que os regem, com o fim de aproveitar as propriedades das coisas e dos processos naturais em benefício do homem (PINTO, 1985). Atividade que propõe a aquisição sistemática de conhecimentos com a finalidade de melhoria da qualidade de vida intelectual ou material.

5 Informação versus Conhecimento
subjetivo “é uma abstração interior, pessoal, de alguma coisa que foi experimentada por alguém”. “uma mistura de experiência ... fornece um parâmetro para avaliar e incorporar novas experiências em informação”. Informação objetiva-subjetiva “é uma abstração informal (isto é, não pode ser formalizada através de uma teoria lógica ou matemática), que representa algo significativo para alguém através de textos, imagens, sons ou animação”. “Competência é uma capacidade de executar uma tarefa no "mundo real".

6 Ciência Objetivos da Ciência Melhoria da qualidade de vida intelectual
Melhoria da qualidade de vida material Não é o objetivo da ciência responder todas as questões Funções da Ciência 􀂋Novas descobertas 􀂋Novos produtos 􀂋Melhoria da qualidade de vida

7 Locais da Ciência Universidades e outras instituições de educação superior e de pesquisa (acadêmicas/científicas) Exs.: NASA, USP, UFV, UFES, Embrapa Indústrias Ex.: Indústria Química, Farmacêutica

8 Classificação da Ciência
Pura (básica) – O desenvolvimento de teorias Aplicada – A aplicação de teorias às necessidades humanas Natural - O estudo da natureza ou mundo natural. Exs.: Biologia, Física, Geologia, Química, etc. Social-O estudo do comportamento humano e das sociedades. Exs.:História, Sociologia, Ciências Políticas, etc.

9 Classificação da Ciência
Biológicas - Estudo do ser humano e dos fenômenos da natureza. Exs.:Biologia, Medicina, Odontologia, etc. Exatas - Tem origem na física. Exs.:Física, Matemática, Computação, etc. Humanas - Estudo social e comportamental do ser humano. Exs.:Direito, Filosofia, Letras, etc. Agrárias – Estudo dos processos de produção animal e vegetal. Exs.:Agronomia, Zootecnia, Eng. Florestal, etc.

10

11 Conhecimento Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. Somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento; Somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, numa situação de mudança do conhecimento; Somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos

12 Formas de conhecimento
Popular (ou Empírico); Filosófico; Religioso (ou Teológico); Técnico-Científico. Na ciência, o conhecimento é geralmente transmitido por escritos técnicos que obedecem uma organização e forma pré-estabelecidas.

13 Conhecimento Popular (senso comum)
“... resulta de repetidas experiências casuais de erro e acerto, sem observação metódica, nem verificação sistemática. Pode também resultar de simples transmissão de geração para geração e, assim, fazer parte das tradições de uma coletividade” (Galliano, 1986). “... É o modo comum, espontâneo, pré-crítico de conhecer. É o conhecimento do povo que atinge os fatos sem lhes inquirir as causas” (Ruiz, 1993).

14 Conhecimento Popular (senso comum)
 É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas.       Exemplo:       A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.

15 Conhecimento Filosófico
É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.       Exemplo:       "O homem é a ponte entre o animal e o além-homem" (Friedrich Nietzsche)

16 Conhecimento Religioso
Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo.       Exemplo:       Acreditar que alguém foi curado por um milagre; ou acreditar em duende; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc.

17 Conhecimento Científico
“É o conhecimento produzido pela investigação científica. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de origem prática da vida diária, característica esta do conhecimento ordinário, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas”. (KOCHE, 1984)

18 Conhecimento Científico
É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Exemplo:       Descobrir uma vacina que evite uma doença; Descobrir novos materiais pra construção; etc.. 

19 Conhecimento Científico
Podemos então dizer que o Conhecimento Científico: - É racional e objetivo.       - Atém-se aos fatos.       - Transcende aos fatos.       - É analítico.       - Requer exatidão e clareza.       - É comunicável.       - É verificável.       - Depende de investigação metódica.       - Busca e aplica leis.       - É explicativo.       - Pode fazer predições.       - É aberto.       - É útil

20 Tipos de Conhecimento (Resumindo)
Fonte: Trujillo (1974 apud MARCONI; LAKATOS, 2008, p )

21 Definição de Metodologia Científica
“É o estudo ou conhecimento dos métodos utilizados para a realização de pesquisas científicas ou acadêmicas, que resultou na denominação da disciplina, que compõe o currículo dos cursos superiores” “É o elemento facilitador da produção de conhecimentos, capaz de auxiliar e entender os processos de buscas de respostas, ou seja, um meio para obtenção do conhecimento (UNI. IBIRAPUERA, 2000)

22 Metodologia Científica
É a disciplina que confere os caminhos necessários para o auto-aprendizado em que o aluno é sujeito do processo, aprendendo a pesquisar e a sistematizar o conhecimento obtido. A metodologia corresponde a um conjunto de procedimentos a serem utilizados na obtenção do conhecimento. É a aplicação do método, através de processos e técnicas, que garante a legitimidade do saber obtido.

23 Metodologia Científica
Método: é o conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência, ou para alcançar um determinado fim. Metodologia: é o estudo crítico dos métodos. Ciência: é o conjunto de conhecimentos precisos e metodologicamente ordenados em relação a um determinado domínio do saber. Pesquisa: é a atividade de investigação capaz de produzir um conhecimento novo ou sintetizar o que já se sabe a respeito de um determinado assunto ou área.

24 Ciência: verdade-evidência-certeza
Como o ser humano pode conhecer a verdade? O que é a verdade? Quais evidências reveladas são realmente a verdade?

25 Ciência: verdade-evidência-certeza
É quando a essência das coisas se manifesta, torna- se visível ao olhar, à inteligência e compreensão humana Todos querem estar com a verdade, mas o problema da verdade está: na finitude do ser humano frente a uma complexidade da realidade

26 Ciência: verdade-evidência-certeza
A realidade jamais será captada por um investigador Pode-se contribuir para o desvelamento das coisas, pela capacidade de perceber informações e bons instrumentos de pesquisa

27 Ciência: verdade-evidência-certeza
Evidências Manifestação clara, transparente e desvelamento da essência das coisas

28 Ciência: verdade-evidência-certeza
É o estado de espírito que consiste na adesão firme a uma verdade, sem temor de engano. A partir do momento em que a evidência se manifesta de forma clara, pode-se afirmar com certeza, a verdade. De outra forma, tem-se a ignorância (estado intelectual negativo)

29 Ciência: verdade-evidência-certeza
A ignorância (a ausência de conhecimento das coisas por falta de desvelamento) pode ser: Vencível (superada) ou invencível Culpável (há obrigação de fazê-la desaparecer) ou desculpável

30 Ciência: verdade-evidência-certeza
A dúvida Estado de equilíbrio entre afirmação e negação É espontânea quando o equilíbrio entre a afirmação e a negação resulta da falta do exame dos prós e contra

31 Ciência: verdade-evidência-certeza
Tipos de dúvida Dúvida refletida: estado de equilíbrio que permanece após o exame dos prós e contra Dúvida metódica: suposição (suspende uma asserção para lhe controlar o valor) Dúvida universal: considera toda asserção como incerta (é a dúvida dos céticos)

32 Ciência: o espírito científico
Processo de busca de soluções sérias com métodos adequados de problema proposto previamente Precisa de mente crítica, objetiva e racional

33 Ciência: o espírito científico
Tomada de posição que não aceite o que é fácil e superficial Trabalho impessoal Pesquisador) (desaparece a pessoa do

34 Pesquisa: motivações e qualidades do pesquisador

35 RESUMO PESQUISA CONCEITO MOTIVAÇÕES PESQUISADOR QUALIDADES DO

36 Conceito de pesquisa Procedimento racional e sistemático para proporcionar respostas a problemas propostos Feita quando falta informação para responder a um problema ou quando a informação está desordenada de forma que não esteja relacionada adequadamente com o problema

37 Motivações para fazer pesquisa
Razões de ordem intelectual (pesquisa pura), que é o conhecer pelo conhecer Razões de ordem prática (pesquisa aplicada), que é o conhecer para tornar algo mais eficiente Estas razões não são mutuamente exclusivas (problemas práticos podem implicar descobertas de princípios científicos e vice-versa)

38 Requerimentos para boa pesquisa: qualidades mínimas do pesquisador
Conhecimento do assunto a ser pesquisado Curiosidade Criatividade Integridade intelectual (imparcialidade) Atitude auto-corretiva (senso crítico) Sensibilidade social Imaginação disciplinada Perseverança e paciência Confiança na experiência

39 Outros requerimentos para pesquisa
Recursos humanos, materiais e financeiros

40 Analisando mais de perto o senso crítico
Capacidade de analisar e discutir problemas inteligente e racionalmente, sem aceitar, automaticamente, suas próprias opiniões (afirmações sem certeza) ou as das outros Caracteriza-se pelo pensar, pelo espírito indagador e pela autonomia (combate ao dogmatismo e à manipulação intelectual)

41 Analisando mais de perto o senso crítico
Envolve também a recusa em aceitar nossas próprias opiniões de forma automática Este processo requer tolerância e gosto por conflitos no conhecimento (a ansiedade por resposta correta pode impedir a exploração mais completa do problema)

42 A vantagem do exercício sistemático da dúvida
Encarar os problemas de vários ângulos (amadurecimento de trabalho intelectual e descoberta de múltiplas perspectivas) Gera o pensar de ordem superior para: Julgar os diferentes aspectos do problema; Julgar o problema em termos de maior ou menor generalidade; Julgar os critérios que usamos para fazer os julgamentos anteriores.

43 Efeito do pensar crítico
Incerteza, pois não se conhece tudo relativo à tarefa em questão “If we knew what it was were doing, it would be not be called research, would it?” - A. Einstein Se soubéssemos o que estava fazendo, não seria chamado de pesquisa, não é?


Carregar ppt "Ciência e Conhecimento Científico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google