A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão 2010/2011 Docente: - Fernanda Policarpo Discentes: - Diogo Pisco - Márcio Caetano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão 2010/2011 Docente: - Fernanda Policarpo Discentes: - Diogo Pisco - Márcio Caetano."— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão 2010/2011 Docente: - Fernanda Policarpo Discentes: - Diogo Pisco - Márcio Caetano - Paulo Leirôa Mercados e Negociação Comercial Futebol Internacional

2 "Não existem pequenos passos nos grandes negócios" Retz, Jean

3 Sumário Negociação Negocio no Desporto Futebol Alta - Competição Transferências Agente FIFA Direitos e Obrigações dos Agentes FIFA, Atletas e Clubes Sanções a Agentes FIFA, Atletas, Clubes e Associações/Federações Código de Conduta Profissional Tribunal Arbitral do Desporto Cristiano Ronaldo – Maior Transferência do Desporto Conclusões do Estudo Bibliografia

4 Negociação Negociação é um acto complexo em que existe uma troca de bens ou serviços entre duas ou mais partes para chegar a um acordo, onde as mesmas têm necessidades divergentes mas um objectivo comum.

5 O Negócio no Desporto “O desporto passou nos últimos trinta anos de um modelo substancialmente amador para uma organização cada vez mais profissional” - Daniel Sá Antigamente o Desporto era associado a características como, o amor à camisola, a nobreza, o prazer da competição, os insuficientes conhecimentos médicos, as deficiências dos métodos de treino, etc Hoje em dia as características associadas são o merchandising, direitos de imagem, ligas profissionais, bilhetes de temporada, audiências televisivas ou patrocínios. Ou seja, actualmente, o Desporto é cada vez mais visto como um negocio devido as elevadas quantias de dinheiro que os desportistas auferem. Equipas de futebol, como Manchester United, Real Madrid e Barcelona são o exemplo de equipas com os maiores valores de mercado.

6 Desporto de Alta - Competição No desporto de alta competição, são várias as transacções efectuadas entre clubes e agências/agentes desportivos que visam melhorar o desempenho desportivo dos clubes nas diversas competições, ao mesmo tempo que procuram gerar lucro e receitas que mantenham a estabilidade do clube nas competições em que se inserem. Em todos os desportos, as equipas com estatuto profissional procuram integrar nos seus quadros os melhores atletas que numa relação qualidade/custo possam ser activos importantes no desempenho das equipas profissionais. Todas estas transacções passam por vários processos de negociação. Os passes dos atletas são negociados, muitas vezes através de empresários que facilitam o processo negocial aos jogadores, analisando as propostas de contrato que os clubes apresentam depois de negociados os direitos desportivos dos atletas com os clubes detentores dos passes destes.

7 Transferências O futebol é sem duvida o mercado desportivo que a nível mundial, principalmente a nível europeu, envolve os maiores valores em transacção de atletas e direitos desportivos. Os clubes de futebol, para terem os melhores atletas da modalidade ao serviço do clube, entram muitas vezes em processos de transferências de atletas que chegam a atingir valores impensáveis para grande parte do senso comum.

8 10 Maiores Transferências Internacionais

9 Retorno do Investimento Se alguns clubes de alta competição apostam na contratação de atletas que podem trazer lucro, além do desportivo, de merchandising, outros optam por investir em atletas que numa futura revenda possam trazer grandes benefícios ao clube. Através do desenvolvimento do atleta no clube, esperam pela altura ideal para lucrar ao máximo com a transferência do atleta através da revenda do jogador.

10 10 Maiores Retornos Financeiros

11 Agente FIFA A FIFA define um agente de jogadores como uma pessoa que, por uma comissão, introduz os jogadores a clubes com o propósito de negociar ou renegociar um contrato de trabalho ou introduz um clube a outro com o objectivo de celebrar um acordo de transferência, acordando com as regulamentações da FIFA. Estão sujeitos a Regulamentação da FIFA São remunerados.

12 Agente FIFA Além da regulamentação FIFA estão também sujeitos ás regras das Federações e Ligas Desportivas dos jogadores que representam São os únicos autorizados a negociar os passes do atleta, excepto pais, irmãos, esposas e advogados..

13 Direitos e Obrigações dos Agentes Desportivos Permissão para representar um atleta ou um clube após a celebração de um contrato. O contrato deverá ser de um período máximo de dois anos podendo depois ser prolongado. O contrato celebrado deve conter o nome das partes envolvidas, a duração do mesmo e a renumeração do agente desportivo além dos termos de pagamento, a data do acordo e a assinatura das partes. A renumeração do agente, esta deverá ser calculada através do rendimento bruto anual do atleta.

14 Direitos e Obrigações dos Agentes Desportivos Representantes licenciados de jogadores têm o direito de: Contactar todo o jogador que não possui ou deixou de possuir um contrato exclusivo de representação com outro agente autorizado; Representar os interesses de qualquer jogador ou clube que o contrata para negociar ou renegociar contratos em seu nome; Tomar conta dos interesses de qualquer jogador que o contrate para esse efeito; Tomar conta dos interesses de qualquer clube que o contrate para esse efeito.

15 Direitos e Obrigações dos Agentes Desportivos Estão no entanto proibidos de abordar qualquer jogador sobre contrato de um clube com o objectivo de persuadi-lo a terminar contrato com o clube prematuramente ou a violar qualquer outras obrigações do contrato de trabalho. Devem respeitar também todas as decisões da FIFA, associações e todas as organizações que tutelam o desporto, inclusive as leis destes a que a sua actividade diz respeito.

16 Direitos e Obrigações dos Atletas Pode usufruir dos serviços de um agente desportivo para representa-lo na negociação ou renegociação de um contrato de trabalho. É obrigado, se ele próprio não negociar directamente com os clubes, de trabalhar unicamente com agentes licenciados, exceptuando as condições referidas anteriormente através de familiares. É dever do atleta certificar-se que o agente desportivo está licenciado antes da assinatura de contrato com este.

17 Direitos e Obrigações dos Clubes Podem contratar o serviços de intermediários para tratar da negociação da transferência de atletas para os mesmos. Se não negociarem directamente com outros clubes são obrigados a trabalhar exclusivamente com agentes desportivos devendo certificar-se de que estes estão licenciados

18 Sanções Os agentes, clubes e atletas que não respeitem as regulamentações impostas podem ser alvo de sanções por parte de FIFA e outras entidades reguladoras. As sanções a irregularidades durante transferências domesticas, ou entre clubes inscritos nas mesmas associações são levadas a cabo por estas. No entanto, o Comité Disciplinar da FIFA pode intervir caso encontre necessidade ou as entidades envolvidas decidam fazer um recurso para a FIFA.

19 Sanções a Agentes Em caso de violação dos regulamentos definidos a FIFA administra sanções como: - -Reprimenda ou aviso; - -Uma multa de pelo menos 5000 francos suíços (CHF); - -Uma suspensão de licença até 12 meses; - -O retiro da licença ao agente; - -Proibição de exercer qualquer actividade relacionada com o futebol.

20 Sanções a Jogadores Os jogadores podem também ser alvo de sanções se não respeitarem os regulamentos que não fogem muito das impostas aos agentes desportivos, as quais podem ser: - -Reprimenda ou aviso; - -Uma multa de pelo menos 5000 francos suíços (CHF); - -Suspensão de Jogos - -Proibição de exercer qualquer actividade relacionada com o futebol.

21 Sanções a Clubes Os clubes, se não respeitarem os regulamentos podem receber sanções como: - -Reprimenda ou aviso; - -Uma multa de pelo menos 10000 francos suíços (CHF); - -Suspensão de transferências; - -Dedução de pontos; - -Despromoção a divisões anteriores.

22 Sanções a Associações/Federações As Associações/Federações desportivas, se não respeitarem os regulamentos podem receber sanções como: - -Reprimenda ou aviso; - -Uma multa de pelo menos 30000 francos suíços (CHF); - -Exclusão da associação e dos clubes que representa de uma competição internacional.

23 Código de Conduta Profissional A FIFA impõe também um código de conduta profissional aos agentes envolvidos nos processos negociais: Os agentes desportivos devem: 1) Praticar a sua actividade conscientemente e comportar-se no exercício da sua profissão de uma forma digna e responsável; 2) Obedecer incondicionalmente aos estatutos, directrizes e regulamentações da FIFA, confederações e associações desportivas; 3) Usar verdade, clareza e objectividade nos seus acordos com os clientes e partes negociadoras

24 Código de Conduta Profissional 4) Proteger os interesses dos clientes em acordo com a lei e senso de justiça enquanto criam relações legais claras; 5) Respeitar os direitos das partes negociadoras e partes envolvidas, dos restantes colega, evitando qualquer tipo de acção que possa levar os clientes destes a rescindir com outros agentes; 6) Registar, manter e apresentar todos os registos da sua actividade e todo o tipo de facturas dos seus honorários, despesas e outros encargos a pedido do cliente; 7) Está proibido de recorrer aos tribunais civis, como estipulado pelos regulamentos da FIFA.

25 Tribunal Arbitral do Desporto Como tribunal supremo no que a disputas legais desportivas diz respeito, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) é muitas vezes utilizado como ultimo recurso para tentar anular decisões tomadas por comités disciplinares das organizações desportivas que os clubes, jogadores ou agentes desportivos consideram incorrectas e que não exercem a correcta prática da justiça desportiva.

26 Caso Gael Kakuta No ano de 2007, o Lens apresentou queixa à FIFA pela transferência de Gael Kakuta, na altura com 16 anos, pela rescisão unilateral do contrato para assinar pelo Chelsea. A FIFA acabou por dar razão ao Lens, culpando Kakuta de rescisão injustificada de contrato e o Chelsea F.C. de induzir o jovem atleta a quebrar injustificadamente o contrato que mantinha com os franceses.

27 Caso Gael Kakuta A condenação foi o pagamento de 780 mil euros ao Lens por parte do atleta, mais 4 meses de suspensão, condenado o clube inglês ao impedimento de inscrever jogadores durante dois anos, mais uma multa de 130 mil euros. O Chelsea recorreu ao TAS, que anularia a decisão anterior da FIFA O Tribunal teve em conta o acordo celebrado entre os clubes de resolver o diferendo amigavelmente. O Chelsea aceitou, na altura, pagar ao Lens uma compensação financeira pelos direitos do jogador provocando a decisão do TAS de anular as sanções da FIFA por considerar ter havido um acordo entre os clubes para a transferência do atleta.

28 Caso El Hadary O guarda-redes egípcio Essam El Hadary foi suspenso por quatro meses pela FIFA que considerou a transferência do atleta do Al Ahly do Egipto para o clube suíço Sion, em 2008, ilegal, condenado o Sion a um impedimento de realizar transferências durante um ano, decisão que após recurso ao TAS se manteve. O atleta acabou por ficar apenas um ano na Suíça regressando em 2009 ao Egipto para representar o Ismaily.

29 Cristiano Ronaldo A maior transferência do desporto A transferência de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid atingiu os maiores valores de sempre do futebol e do desporto. O Real Madrid acordou pagar 94 milhões de euros ao Manchester United pela transferência do atleta, valor que foi financiado pelo Banco Santander. O acordo possibilitou um financiamento de 85,5 milhões de euros ao Real Madrid suportando o banco os restantes 8,5 milhões relativos a variação cambial. O Real soma a estes valores 6 milhões relativos à comissão de Jorge Mendes, empresário do jogador, 2,4 milhões de euros ao Sporting C.P. pelos direitos de formação do atleta.

30 Cristiano Ronaldo A maior transferência do desporto Cristiano Ronaldo passou a ser o jogador de futebol mais bem pago, passando a receber cerca de 1 milhão de euros mensais; Os anteriores investimentos por parte do Real Madrid em David Beckham (37,5 milhões de euros) e em Zinedine Zidane (73,5 milhões de euros) levam à perspectiva de o retorno financeiro da transferência seja maior que o investimento realizado, tal como se sucedeu nas transferências anteriores; Esse retorno financeiro deverá chegar através de novos contratos, merchandising e vendas de direitos.

31 Conclusões O desporto em geral sofreu uma grande evolução do ponto de vista negocial, passando a ser menos emotivo e a ser visto através de uma perspectiva mais empresarial. O Futebol é o desporto que mais investe financeiramente na transferência de atletas. Os valores gastos por alguns clubes são superiores aos gastos em outras modalidades. Existe uma grande discrepância de valores entre os jogadores considerados mediáticos e os jogadores mais comuns, com os primeiros a atingir valores impensáveis para os clubes com menor capacidade financeira.

32 Conclusões Existem alguns clubes, como por exemplo o Real Madrid CF, que realizam grandes investimentos em atletas de renome ao contrario de outros como o Manchester United que opta por contratar e desenvolver jovens jogadores promissores que futuramente lhe viabilizam grandes lucros financeiros. A negociação desportiva de jogadores de Futebol é na maior parte das vezes mediada por agentes desportivos autorizados para esta actividade. Sobre as normas da FIFA o agente desportivo tem por missão representar os direitos dos atletas ou clubes que o contrataram para o efeito.

33 Conclusões A actividade negocial do agente FIFA está sujeita á jurisdição da FIFA que decreta artigos lei pelos quais o agente de clubes e jogadores se devem reger. O incumprimento destes artigos pode levar a sanções desde uma reprimenda ou aviso ate a proibição do exercer da actividade relacionada com o futebol. O processo negocial dos agentes está sujeito a um código de conduta profissional, decretado pela FIFA que define as directrizes éticas pela qual o agente se deve reger. Se as leis FIFA não forem cumpridas ou as partes envolvidas em processos judiciais encontrem incoerência nas decisões da FIFA podem recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto, instituição suprema para decisões legais desportivas. O TAS pode contrariar as decisões da FIFA ou outras organizações federais se encontrar razoes para tal.

34 Bibliografia http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/as-7-habilidades-do-bom-negociador/30384/ http://www.facef.br/quartocbs/artigos/B/B_122.pdf http://pt.scribd.com/doc/221834/A-Arte-de-Negociar http://www.artigonal.com/gestao-artigos/a-importancia-de-saber-negociar-1084053.html http://www.maisfutebol.iol.pt/internacional/el-hadary-egipto-sion-al-ahly-maisfutebol/1167063-1490.html http://verdade.co.mz/desporto/8577-tribunal-do-desporto-revoga-proibicao-de-contratar-imposta-ao-chelsea http://www.futebolfinance.com/cristiano-ronaldo-real-madrid-a-maior-transferencia-do-mundo http://www.scn.pt/colunistas/artigo.php?menu=2&id=t4KOtlNIveY http://www.transfermarkt.co.uk/en/statistiken/transferrekorde/transfers.html http://www.transfermarkt.co.uk/en/transfers/gewinne/transfers.html http://pt.fifa.com/mm/document/affederation/administration/51/55/18/players_agents_regulations_2008.pdf http://www.tas-cas.org/news http://www.unimasterfutebol.com.br/pdf/tad_tribunal_arbitral_desportivo.pdf


Carregar ppt "Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão 2010/2011 Docente: - Fernanda Policarpo Discentes: - Diogo Pisco - Márcio Caetano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google