A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPENSANDO A AVALIAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPENSANDO A AVALIAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 REPENSANDO A AVALIAÇÃO

2 Nova abordagem para a velha avaliação
Seleção de servidores do governo chinês em 2000 a.C. Introduzido por Sócrates e amplamente empregado na Grécia do 5º século a. C. Idade Tyleriana, elaborada em 1930 por Ralph Tyler – “pai da avaliação educacional”

3 Idade Tyleriana Modelo de planejamento curricular, publicado em 1949 – Princípios básicos de currículo e ensino “Considera o processo de avaliação essencial para determinar se os objetivos educacionais são alcançados pelo currículo ou pelo ensino.”

4 Críticas ao Modelo de Tyler
a relação linear existente entre objetivos, conteúdos e avaliação; não considera a existência de fatores indiretos na ação educativa; não prevê efeitos na aprendizagem, além dos definidos nos objetivos.

5 Avaliação X Tendências Pedagógicas
Concepção conservadora – voltada para o controle, condicionamento e doutrinação dos alunos. Concepção transformadora – voltada para o desenvolvimento da consciência crítica para a emancipação.

6 Avaliando com qualidade
Tipos de Avaliação: Diagnóstica; Formativa e Somativa Funções da Avaliação: Abordagem conservadora: classificatória, burocrática, disciplinadora e de controle Abordagem transformadora: diagnóstica, formativa, de correção e reorientação

7 Avaliação de competências
Integra a política educacional do MEC Resolução nº 04 (Área da saúde) – contradição entre sua concepção e a formulação (elenco de tarefas) Contradição da Escola entre dois paradigmas (ensinar conhecimento ou desenvolver competências)


Carregar ppt "REPENSANDO A AVALIAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google