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REPENSANDO A AVALIAÇÃO
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Nova abordagem para a velha avaliação
Seleção de servidores do governo chinês em 2000 a.C. Introduzido por Sócrates e amplamente empregado na Grécia do 5º século a. C. Idade Tyleriana, elaborada em 1930 por Ralph Tyler – “pai da avaliação educacional”
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Idade Tyleriana Modelo de planejamento curricular, publicado em 1949 – Princípios básicos de currículo e ensino “Considera o processo de avaliação essencial para determinar se os objetivos educacionais são alcançados pelo currículo ou pelo ensino.”
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Críticas ao Modelo de Tyler
a relação linear existente entre objetivos, conteúdos e avaliação; não considera a existência de fatores indiretos na ação educativa; não prevê efeitos na aprendizagem, além dos definidos nos objetivos.
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Avaliação X Tendências Pedagógicas
Concepção conservadora – voltada para o controle, condicionamento e doutrinação dos alunos. Concepção transformadora – voltada para o desenvolvimento da consciência crítica para a emancipação.
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Avaliando com qualidade
Tipos de Avaliação: Diagnóstica; Formativa e Somativa Funções da Avaliação: Abordagem conservadora: classificatória, burocrática, disciplinadora e de controle Abordagem transformadora: diagnóstica, formativa, de correção e reorientação
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Avaliação de competências
Integra a política educacional do MEC Resolução nº 04 (Área da saúde) – contradição entre sua concepção e a formulação (elenco de tarefas) Contradição da Escola entre dois paradigmas (ensinar conhecimento ou desenvolver competências)
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