A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hidrocinesioterapia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hidrocinesioterapia."— Transcrição da apresentação:

1 Hidrocinesioterapia

2 HIDROCINESIOTERAPIA Considerada a base para todos os métodos dentro da Fisioterapia aquática. ALAVANCAS DE MOVIMENTO: Fundamentais para dar resistência ao movimento e progressão. Quanto maior o braço de alavanca → maior a resistência.

3 Apoios e estabilizações do terapêuta:
Quanto mais proximal a estabilização do terapêuta → menor a dificuldade do exercício.

4 Tipos de materiais: Os que potencializam o efeito do empuxo → facilitando a flutuação → fornecendo apoios → incrementando o desequilíbrio → alongando. Os que aumentam a resistência ao movimento. Pesos aquáticos → realizam tração e fixa melhor o paciente ao solo. Não devem ser empregados como objetos de fortalecimento aquático. 4. Step e plataformas: adequação de profundidade e treino funcional.

5 Cadeias cinéticas abertas ou fechadas
ABERTA: permitem a exploração de movimentos tridimensionais exclusivos do ambiente aquático. FECHADA: atividades similares ao solo, mas sem a descarga de peso e descompressão articular.

6 Força muscular Na água não existe a necessidade de empregar aparelhos.
A própria movimentação da água fornece resistência (viscosidade e turbulência). O empuxo é a força atuante e aumenta com a profundidade.

7 Comprimento do braço de alavanca: quanto maior a projeção do corpo, maior a necessidade de esforço musc. proximal. Amplitude de movimento: quanto maior a ADM, maior o fluxo turbulento gerado.

8 Densidade e posição dos flutuadores:
Nível de imersão: depende da dificuldade imposta ao exercício. Velocidade do movimento: viscosidade da água > que a do ar. Ao dobrar a velocidade do movimento, quadriplica-se a resistência oferecida ao movimento.

9 Direção do movimento (fluxo e contrafluxo – TURBULÊNCIA)
Movimento constante → turbulência → correntes circulares de mesma direção → facilitando o movimento (efeito de arrasto). Será difícil o paciente contrapor-se a ele → tendo uma difícil tarefa de vencer a viscosidade e um fluxo de água em sentido contrário. Presença de ondas → desestabiliza e sustenta postura.

10 Exercícios de fortalecimento MMSS
Fortalecimento dos abdutores e adutores dos ombros. a) Pac. em DD, terapêuta desloca-o para frente e p/ trás (fluxo de água a favor e contra o movimento).

11 Exercícios de fortalecimento MMSS
2. Fortalecimento de peitoral maior e subescapular. De pé, MMII abduzidos, água ao nível dos ombros. Ombro trabalhado a 90°, faz-se adução em direção da coxa com uma bola ou flutuador.

12 Exercícios de fortalecimento MMSS
3. Fortalecimento peitoral maior (FI), rombóides de grande dorsal: De pé, joelhos semifletidos, flexão de ombro a 90°. Faz-se extensão, com cotovelo extendido.

13 Fortalecimento de tronco
Músculos abdominais. DL, flutuador envolve os MMSS e apóia a cabeça. O fisioterapêuta estabiliza a pelve. Paciente realiza flexão do tronco, levando o peito em direção às coxas.

14 Fortalecimento de tronco
2. Músculos abdominais. Paciente em DD, em flutuação, ombros abduzidos (segurando uma bola). Fisioterapêuta se posiciona entre os MMII. Paciente realiza flexão tronco, procurando levar a bola ou mão no topo da cabeça do fisioterapêuta.

15 Fortalecimento de tronco
3. Músculos abdominais. Paciente sentado, terapeuta posicionado entre os MMII. Flexão do tronco, tentando alcançar o topo da cabeça do Fisioterapeuta. Evoluir com as dificuldades.

16 Fortalecimento de tronco
4. Músculos abdominais. Flutuação dorsal com espaguete. Fisioterapêuta eleva os MMII para fora da água, fazendo flexão, abdução e rotação externa do quadril.

17 Fortalecimento de tronco
5. Músculos abdominais(oblíquos). Paciente em DD, fisioterapêuta entre os MMII. Paciente transita de DD p/ DV, levando uma bola para alcançar uma distância maior. Roda → ombro oposto do Fisioterapêuta e superfície da água.


Carregar ppt "Hidrocinesioterapia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google