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Comportamento Organizacional Qualidade de vida no trabalho

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Apresentação em tema: "Comportamento Organizacional Qualidade de vida no trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento Organizacional Qualidade de vida no trabalho
Muitos textos de Comportamento Organizacional limitam-se a abordar a questão da saúde e qualidade de vida no trabalho recorrendo apenas aos conceitos de estresse, motivação e satisfação com o trabalho. Acreditamos que a discussão merece aprofundamento muito maior, particularmente no que se refere aos estudos de psicopatologia do trabalho. Esta seção discute os conceitos de saúde e qualidade de vida no trabalho. Prof. José Pereira de Oliveira

2 Objetivos da Seção Discutir o conceito de Qualidade de Vidano Trabalho (QVT) e sua importância para a gestão das organizações na atualidade.

3 Conteúdo da Seção Saúde e doença nas organizações: um assunto atual.
Principais motivos de afastamento do trabalho Transtornos mentais no trabalho Estresse e burnout: "pandemias" do trabalho moderno Um modelo de estresse ocupacional Administrando a doença: soluções paliativas e limitadas Muito além da administração da doença: A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Ações da QVT Cases premiados de QVT Objetivo do slide: Apresentar o conteúdo da seção.

4 A saúde do trabalhador não é assunto para os gestores, mas, sim, para o setor de RH e para o de Medicina Ocupacional da organização se preocuparem. Objetivo do slide: Provocar reflexão inicial sobre o tema. Evocar conhecimentos prévios e atitudes dos alunos em relação ao tema. Você concorda com a afirmação acima?

5 Saúde e Doença nas Organizações Um Assunto Atual
No mundo, segundo a OIT e a WHO, 2003: 5.000 pessoas morrem diariamente durante o trabalho no mercado formal (para cada registro estima-se 3 mortes sub- notificadas) 160 milhões de pessoas/ano sofrem de doenças no trabalho No Brasil, segundo o INSS e Ministério do Trabalho, 2002: Anualmente: 15 mil afastamentos definitivos por doenças relacionadas ao trabalho Mais de R$ 7 bilhões gastos em benefícios com trabalhadores acidentados e aposentadorias especiais Objetivo do slide: Apresentar fatos e dados chamando atenção para a relevância do tema. Comentários: OIT = Organização Internacional do Trabalho WHO = World Health Organization

6 Principais Motivos de Afastamento do Trabalho
Lesões, acidentes e envenenamentos Doenças neurológicas, musculares e articulares (por exemplo: LER – Lesão por Esforço Repetitivo) Doenças do Aparelho Cardio-circulatório Transtornos Mentais (TM) (estresse, depressão, alcoolismo e drogas, esquizofrenia etc.) Depressão é uma das principais causas de afastamento e incapacitação para o trabalho no mundo Estresse: segunda maior causa de doenças ocupacionais na União Europeia Objetivo do slide: Apresentar fatos e dados chamando atenção para a relevância do tema. Comentários: LER = lesão por esforço repetitivo

7 Transtornos Mentais (TM) no Trabalho
Segundo o Ministério da Saúde, 2001: 3º lugar entre as causas afastamento do trabalho por mais de 15 dias, aposentadorias por invalidez etc. 65% dos afastamentos são por depressão. INSS gasta anualmente quase R$ 500 milhões com transtornos depressivos. Objetivo do slide: Apresentar fatos e dados chamando atenção para a relevância do tema.

8 Organização Mundial da Saúde (2003)
- População ativa - Transtornos Mentais Menores (TMM): 30% Transtornos Mentais Graves (incapacitantes): de 5 a 10%.

9 5 entre 10 principais causas de incapacitação no mundo: -Transtornos Mentais-
1- Depressão Maior 2- Esquizofrenia 3- Transtorno Bipolar 4- Alcoolismo 5- TOC (BRUNDTLAND, 2000)

10 Transtornos Mentais (TM)
Uma das principais causas para a perda de dias de trabalho. TM menores: 4 dias/ano TM maiores: até 200 dias/ano (KESSLER & USTÜN, 2004)

11 BRASIL 2002: pessoas afastadas definitivamente das atividades laborais por doenças relacionadas ao trabalho; Dados referentes somente a trabalhadores com carteira de trabalho assinada. (PREVIDÊNCIA SOCIAL DO BRASIL, 2002)

12 BRASIL Gastos: R$ 7, 2 bilhões em benefícios do INSS com trabalhadores acidentados e aposentadorias especiais, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego; Perda com acidentes e doenças relacionadas ao Trabalho equivale até 4% do Produto Interno Bruto (PIB).

13 Problemas que mais causam afastamento do trabalho
Lesões e Envenenamentos; Doenças Musculares, DORT-LER; Doenças Neurológicas; Doenças Mentais; Doenças do Aparelho Circulatório.

14 Chama a atenção e preocupa:
O crescimento dos afastamentos por Doenças Mentais na listagem de licenças concedidas. (BARBOSA-BRANCO, 2004)

15 BRASIL De um universo de 18 milhões de pessoas com carteira assinada, no período de 4 anos ( ): benefícios concedidos a pessoas com algum tipo de Transtorno Mental.

16 (MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL, 2001).
No Brasil, estatísticas do INSS (2002) referentes apenas aos trabalhadores com registro formal: Transtornos Mentais : 3ª posição entre as causas de concessão de benefício previdenciário como auxílio-doença, afastamento do trabalho por mais de 15 dias e aposentadorias por invalidez. (MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL, 2001).

17 BRASIL Entre 1998 e R$ 1,82 bilhões em benefícios para trabalhadores com problemas ligados à Saúde Mental, tais como: Depressão Estresse Esquizofrenia Alcoolismo (BARBOSA BRANCO, 2002)

18 4 grupos de Doenças Mentais:
Entre os Transtornos do Humor ou Afetivos: Depressão é mais prevalente 65% dos afastamentos INSS gasta R$ 495 milhões, apenas com os Transtornos Depressivos.

19 DEPRESSÃO Século XXI: 2ª. causa para carga global (no mundo) de doença; 2020: principal causa de incapacitação para o trabalho. (WHO, 2003)

20 TRANSTORNOS NEURÓTICOS RELACIONADOS AO ESTRESSE;
Em ordem de prevalência: 2º. grupo: TRANSTORNOS NEURÓTICOS RELACIONADOS AO ESTRESSE; 3º. grupo: Esquizofrenias; 4º. grupo: Consumo de Álcool e Drogas.

21 Estresse e Burnout “Pandemias" do Trabalho Moderno
Estresse está associado à capacidade de lidar com os limites e demandas do trabalho e as tensões geradas pelas incertezas em relação aos mesmos. Pode acometer indivíduos isolados ou equipes inteiras (“equipes estressadas”). Não é necessariamente ruim: em certa quantidade pode aumentar a motivação e o desempenho. Objetivo do slide: Definir estresse e Burnout.

22 Estresse e Burnout “Pandemias" do Trabalho Moderno
Quando o estresse torna-se negativo: “O estresse ocupacional leva à doença não pelo somatório de um conjunto de situações de conflito as mais diversas, mas sim pela relação entre as tensões geradas pelas demandas e exigências do trabalho, por um lado e por outro, pela capacidade que o trabalhador tem de diminuir este nível de tensão, onde particularmente assume papel preponderante a capacidade/possibilidade de tomar decisões próprias no trabalho." (CORDEIRO, 1993) Objetivo do slide: Definir estresse e Burnout.

23 Estresse e Burnout “Pandemias" do Trabalho Moderno
"Processo que se dá em resposta à cronificação do estresse ocupacional, trazendo consigo consequências negativas tanto em nível individual, como profissional, familiar e social." (PEREIRA, 2002). Existem dois processos biológicos: a agudização que é quando uma doença se instala e termina de forma rápida. A cronificação é justamente o oposto: ela se instala e permanece no organismo por vários anos (doença de curso lento). Objetivo do slide: Definir estresse e Burnout.

24 Estresse e Burnout “Pandemias" do Trabalho Moderno
Alguns sintomas: Fadiga constante e progressiva, dores musculares, cefaleias e enxaquecas. Distúrbios do sono, sexuais, gastrintestinais, cardiovasculares e respiratórios. Problemas de atenção, memória, irritação, baixa auto-estima, paranoia, desânimo, solidão. Uso de álcool e drogas, isolamento, ironia, cinismo, resistência a mudanças, agressividade, absenteísmo. Objetivo do slide: Definir estresse e burnout.

25 Um Modelo de Estresse Ocupacional
Fatores ambientais incertezas violência poluição Diferenças individuais personalidade percepção apoio social auto-confiança inteligência emocional capacidade de auto-gestão resiliência Sintomas físicos cefaléias pressão alta doenças psicológicos ansiedade depressão irritabilidade fadiga desmotivação comportamentais desempenho agressividade absenteísmo drogas/álcool Fatores organizacionais Demandas de tarefas ou papéis Demandas e conflitos Lideranças, estrutura e clima organizacional Objetivo do slide: Apresentar modelo de Robbins para explicar os fatores que desencadeiam/influenciam no nível de estresse, e suas formas de manifestação. Fatores pessoais Problemas pessoais Problemas familiares Nível de estresse vivenciado Adaptado de Robbins, 2005

26 Administrando a Doença Soluções Paliativas e Limitadas
A maioria das soluções é baseada em uma visão limitada que responsabiliza o funcionário pela incapacidade de lidar com as pressões do trabalho. Geralmente são soluções individuais com duração e eficácia limitadas. Exemplos: palestras sobre administração do estresse e do tempo; campanhas anti-tabagismo e anti-drogas; ginástica laboral; eventos sociais de lazer, promovidos pela empresa. Objetivo do slide: Discutir as abordagens para a promoção da saúde nas organizações. Foto do autor

27 A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)
"Qualidade de Vida no Trabalho tem como objetivo principal a busca de equilíbrio psíquico, físico e social dos empregados, dentro do contexto organizacional, considerando as pessoas como seres integrados nessas três dimensões, através de ações que refletem em um aumento na produtividade e na melhoria da imagem da empresa, tanto interna como externamente, levando a um crescimento pessoal e organizacional." (ARELLANO, 2004, p.146) Objetivo do slide: Discutir as abordagens para a promoção da saúde nas organizações. Enfatizar a relevância da abordagem da QVT.

28 A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)
Abordagem da QVT: Visão ampla e sistêmica: vê aspectos físicos, psicológicos, sociais e organizacionais de forma integrada (enfoque biopsicossocial). Compreensão abrangente e comprometida com as condições de vida no trabalho. Inclui aspectos de bem-estar, saúde e segurança física, mental e social, capacitação para realizar tarefas com segurança e prazer no trabalho. Objetivo do slide: Discutir as abordagens para a promoção da saúde nas organizações. Enfatizar a relevância da abordagem da QVT.

29 Ações da QVT Foco Exemplos de ações Biológico
Programas de prevenção da saúde e campanhas médicas Exames médicos periódicos, campanhas de vacinação, semana de informações sobre saúde e bem-estar, campanhas específicas (anti-tabagismo, anti-alcoolismo, anti-drogas, dieta e alimentação saudável), aconselhamento médico, ginástica laboral, massagem e alongamento. Programa de ergonomia Reestruturação do espaço laboral, orientação ergonômica e postural. Programa gestante Grupo de gestantes, orientações. Campanhas de saúde para a família e comunidade Objetivo do slide: Descrever algumas ações comuns de QVT. Comentários: Geralmente as ações de QVT são múltiplas e ocorrem em múltiplos níveis. Adaptado de Arellano, 2004

30 Ações da QVT Foco Exemplos de ações Psicológico
Programas de gerenciamento do estresse Diagnóstico do estresse, orientações e encaminhamentos, palestras e seminários sobre estresse Infra-estrutura anti-estresse Salas anti-estresse, de repouso e silêncio Promoção da saúde mental Psicoterapias, grupos de reflexão e aprimoramento pessoal Social Ações de lazer e cultura Programas de integração dos funcionários, familiares e comunidade, oficinas de arte, cursos, biblioteca, festas Infra-estrutura de lazer e cultura Clubes, grêmios, cineclube, sala de jogos etc. Objetivo do slide: Descrever algumas ações comuns de QVT. Comentários: Geralmente as ações de QVT são múltiplas e ocorrem em múltiplos níveis. Adaptado de Arellano, 2004

31 Ações da QVT Foco Exemplos de ações Organizacional
Reestruturação do trabalho Reestruturação de processos, equipes, recursos, prazos Ações de valorização da imagem corporativa Palestras, informativo interno, seminários e eventos corporativos, campanhas de comunicação com os funcionários e com a comunidade / público externo Ações voltadas para a comunidade Campanhas de voluntariado, criação de escolas, investimentos e apoio à infra-estrutura urbana, de transporte, saúde, segurança etc. Ações de preservação ambiental Coleta seletiva de lixo, palestras sobre preservação ambiental, ações de preservação ambiental, implantação e melhoria de processos e tecnologias não poluentes Objetivo do slide: Descrever algumas ações comuns de QVT. Comentários: Geralmente as ações de QVT são múltiplas e ocorrem em múltiplos níveis. baseado em Arellano, 2004; e Robbins 2005

32 Atividade Pesquisa na Internet
Pesquise na Internet um caso detalhado envolvendo problemas de saúde no trabalho: ansiedade, estresse, acidentes etc. Pesquise na Internet um caso detalhado de empresa ganhadora do Prêmio do SESI de qualidade no trabalho. Apresente os casos na aula seguinte. Objetivos da atividade: Pesquisar ações de QVT nas empresas. Observações: ATENÇÃO: ESTA ATIVIDADE NÃO É OBRIGATÓRIA. O PROFESSOR PODE SUBSTITUI-LA POR OUTRA MAIS CONTEXTUALIZADA!!! Não inserimos atividades do tipo “dinâmica de grupo” ou outros tipos de trabalho. O que não quer dizer que estas atividades não mereçam ser realizadas. Mas deixamos isso a cargo de cada professor, pois dependerá muito do seu estilo, sua habilidade, disponibilidade de tempo e relação com a sua turma. Orientações: Dividir a turma em grupos: Cada grupo deverá pesquisar 1 caso de cada categoria. Apresentar o caso para o restante da turma. Comentários: Para que os grupos não pesquisem as mesmas empresas, o professor poderá apresentar a listagem de cases de empresas premiadas pelo SESI e sorteá-los ou distribuí-los entre os grupos. Ver site:

33 Bibliografia Básica: Robbins, S. Comportamento organizacional. 11.ed. São Paulo: Prentice-Hall, Cap. 18. Bergamini, C.W.; Tassinari, R. Psicopatologia do comportamento organizacional. São Paulo: Cengage Learning, Cap. 2 Objetivos do slide: Apresentar a bibliografia da seção.

34 Bibliografia Complementar:
Moretti, S. Qualidade de Vida no Trabalho x auto-realização humana. [s.d] Disponível em: Acesso em: 07/07/2007. Motta, P.R. Ansiedade e medo no trabalho. Trabalho apresentado no VII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Lisboa, Portugal, 8-11 Oct Disponível em: AD/clad pdf Acesso em: 07/07/2007. Objetivos do slide: Apresentar a bibliografia da seção. Observações: Tratam-se de leituras complementares. Isto é, não é obrigatório que o professor trabalhe essas leituras com os alunos. Mas é importante se desejar aprofundar o tema. Se o professor quiser, pode ainda trabalhar questões relativas ao filme “Em boa companhia”, pois ilustra bem a questão do estresse individual e das equipes. 34 34

35 Bibliografia Aprofundamento: ARELLANO, E.B. Qualidade de vida no trabalho e os programas premiados. In: Sampaio, J. (org.) Qualidade de vida no trabalho e psicologia social. São Paulo: Casa do Psicólogo, DESJOURS, C. A. Carga psíquica do trabalho. In: Desjours, C. et al. Psicodinâmica do trabalho. São Paulo: Atlas, Cap. 1 Objetivos do slide: Apresentar a bibliografia da seção. Comentários: As leituras de aprofundamento são indicadas sobretudo para os professores aprofundarem-se sobre os temas da aula.

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