A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL – SERRA ATITUDES DA PAZ Participação no Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGI - M, assim como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL – SERRA ATITUDES DA PAZ Participação no Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGI - M, assim como."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL – SERRA ATITUDES DA PAZ Participação no Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGI - M, assim como na Câmara Técnica de Prevenção do GGI-M; Construção, monitoramento e avaliação do Projeto: Prevenção das violências no ambiente escolar, através da realização de oficinas lúdicas de Resolução Pacífica de Conflitos e de fotografia, visando estimular a prática da resolução pacífica de conflitos, a promoção da cultura de paz e a construção de um novo olhar sobre a realidade local, voltadas diretamente a 220 estudantes de 10 escolas. Fomentar a criação de Núcleos de Resolução Pacífica de Conflitos nas escolas selecionadas e provocar novos olhares e atitudes diante das situações de violências vivenciadas nas realidades locais e nos ambientes escolares. Problematizar nas escolas envolvidas o Plano Político Pedagógico, com olhar sobre a questão da segurança pública, assim como de Valores Humanos; Planejar em parceria com a escola os calendários para a realização das oficinas e demais ações previstas no projeto “ Recriando cotidianos”; Reunir periodicamente com os assessores pedagógicos destas escolas, juntamente com equipe técnica para garantir a realização e acompanhamento das ações. Para aferição e mensuração dos indicadores da violência intra escolar do Projeto Recriando Cotidianos ao longo de sua execução, bem como, seus impactos, além dos indicadores supracitados serão elaborados RELATÓRIOS MENSAIS DE ATIVIDADES E RELATÓRIO FINAL.

2 EMEF Profª Maria Istela Modenesi EMEF Irmã Cleuza Carolina Rody Coelho EMEF Feu Rosa EMEF João Paulo II EMEF Altair Siqueira Costa EMEF Prof. Luiz Baptista EMEF Jonas Farias EMEF Aureníria Correa Pimentel EMEF João Calmon EMEF Profª Valéria Maria Miranda Escolas participantes do Plano Serra Atitudes da Paz – Projeto Recriando Cotidianos

3 PNAIC – PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Consiste em compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios visando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Objetivo: Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. Ações: a formação interdisciplinar com vistas a instrumentalizar professores de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental (séries iniciais), acerca de apropriação da língua portuguesa e alfabetização matemática.

4 O município fez uma nova adesão ao Projovem Urbano, no ano de 2013 e tem a finalidade de atender aos jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental. Atualmente, atendendo 350 jovens frequentes, com uma infraestrutura com Laboratório de Informática e uma Sala de Acolhimento específica para atender as crianças, filhos dos jovens, com idade entre 0 a 8 anos. Os núcleos funcionam nas seguintes Unidades Municipais de Ensino: EMEF Feu Rosa – Bairro Feu Rosa, EMEF Hélio Ferraz – Bairro Hélio Ferraz, EMEF Manoel Carlos de Miranda – Bairro José de Anchieta.

5 PROJETO RECICLA SERRA E RECICLAESCOLA Objetivo: realizar formações sobre resíduos sólidos nas Unidades de Ensino, coleta Seletiva Porta a Porta e a ampliação os Pontos de Entrega Voluntária – PEVs para a entrega de materiais recicláveis. Meta: ao final de 05 anos, as ações sobre coleta Seletiva e PEVs deverão alcançar toda a extensão dos bairros e locais indicados pelo TAC. Público alvo: alunos e profissionais das unidades de ensino públicos municipais da serra (EMEFs e CMEIs) relacionados no TAC. Ações realizadas: - Formação de Diretores sobre a temática Coleta Seletiva e Projeto Recicla Escola, realizada no dia 05/03/15, no Centro de Formação Pedro Valadão Perez, de 8h às 11h. Palestrante: Vergínia Rocha (Engª Sanitarista SESE) - Formações em 29 Unidades de Ensino sobre o Projeto Recicla Escola (Parceria SESE e SEDU);

6 PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - Elaboração de Minuta da Política de Educação Ambiental do Município da Serra: parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente. (Documento Tramitando na Procuradoria). - Representação da SEDU, SESE e SEDEC no I Encontro Regional de Catadores/as, realizado das 13h30 às 18h, realizado pela parceria Instituto Sindimicro, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – ADERES e o Governo Federal, objetivando o fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Espírito Santo.

7 PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - Representação da SEDU, SESE, SEDEC Na “OFICINA DE CAPACITAÇÃO”, realizada pela parceria Instituto Sindimicro, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – ADERES e o Governo Federal, objetivando o fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Espírito Santo. A oficina foi realizada no dia 13/05, das 13h30 às 18h, no auditório da Escola Ismênio Vidigal/Planalto Serrano.

8 PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Divulgação da Abrasol, em parceria com as Secretarias de Educação da Serra e Serviços, no evento Serra Cidadã realizado no dia 21 de março de 2015, de 8 às 12h, no Bairro Planalto Serrano, momento em que ocorreu distribuição de panfletos, folder e calendário informativo. Este evento tem o objetivo de oportunizar a inclusão social e o resgate da cidadania, além de fortalecer vínculos familiares e comunitários, reforçando o acesso a políticas públicas essenciais e orientações sobre ações e serviços desenvolvidos na região.

9 PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS A Secretaria de Educação da Prefeitura da Serra, em parceria com o Instituto Terra, realizou no dia 14/05, no Centro de Educação Ambiental Jacuhy, o curso de formação do Projeto Êxodos para professores da rede municipal da Serra. O Projeto Êxodos tem como objetivo possibilitar que alunos e professores, de 13 unidades de ensino, desenvolvam um olhar crítico a partir de imagens fotográficas captadas pelas lentes de Sebastião Salgado, que retrata populações itinerantes do Brasil e do mundo, e desta forma façam uma conexão com a realidade de cada comunidade nas quais as unidades escolares estão inseridas, inclusive com um olhar sobre as questões ambientais, histórico-sociais, econômicos e culturais.

10 - Acompanhamento dos dependentes de Catadores de Materiais Recicláveis - Identificação, acompanhamento de frequência e inclusão em programas escolares, dos alunos dependentes dos catadores de materiais recicláveis. EMEFs EMEF Dinorah P. Barcelos EMEF Dom Helder Pessoa EMEF João Calmon EMEF João Paulo II EMEF Jonas Farias EMEF Jorge Amado EMEF Lacy Zuleica Nunes EMEF Leonel de Moura Brizola TAC - GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO EMEF Manoel Carlos de Miranda EMEF Manoel Vieira Lessa EMEF Neusa Maria Peyneau EMEF Novo Horizonte EMEF Olivina Siqueira EMEF Prof. Luiz Baptista EMEF Naly da Encarnação Miranda EMEF Profª Iolanda Schineider EMEF Sonia Regina Gomes

11 MODELO DE TABELA DO ACOMPANHAMENTO REALIZADO – TOTAL DE 90 DEPENDENTES IDENTIFICADOS


Carregar ppt "PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL – SERRA ATITUDES DA PAZ Participação no Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGI - M, assim como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google