A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa Itajubá, 07 de agosto de 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa Itajubá, 07 de agosto de 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa Itajubá, 07 de agosto de 2012.

2 Este projeto começou no Rio de Janeiro, em abril de 2007, idealizado pela Profa. Dra. Marilene de Sá Cadei, por meio de uma parceria entre a SEA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) e a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Em princípio foi aplicado na região metropolitana do Rio, nas escolas estaduais. Hoje já envolve o estado todo, bem como se desdobrou em vários outros projetos e vem, cada vez mais, se fortalecendo.

3 Professores, alunos, diretores, coordenadores, demais agentes educativos e demais membros da comunidade da escola.

4 Desenvolvimento de uma política de formação continuada para os membros da comunidade escolar; Qualificação das comunidades locais para participação na gestão ambiental; Mobilizar a comunidade escolar para a formação de parcerias com a comunidade do entorno para construção coletiva de projetos e ações de intervenção local;

5 Formar os Elos 21 – Espaços Livres de Organização de Ações Socioambientais: espécie de local de aglutinação e irradiação de iniciativas; Fazer da Agenda 21 um instrumento de educação ambiental e prática da cidadania, promovendo no processo de criação da mesma a análise crítica da realidade; Criar condições para a participação social permanente e responsável.

6 O que se produz é uma Agenda de COMPROMISSOS e PRIORIDADES transformadas em AÇÕES e PROJETOS com objetivos, metas e resultados alcançáveis a curto, médio e longo prazos.

7 Esta atividade tem por finalidade contextualizar o cursista no que se refere ao que vem a ser a Agenda 21. Também busca embasá-lo teoricamente dando subsídios para que possa ampliar seus conhecimentos e visualizar a aplicação da Agenda 21 em sua realidade escolar.

8 1.1. Histórico da Agenda 21 mundo e Brasil; 1.2. Agendas 21 e Agendas ambientais; 1.3. Agendas 21 Nacional, Regional e Local; 1.4. O Projeto Político Pedagógico (PPP) e a Agenda 21; 1.5. Leituras complementares e discussões. Carga Horária: 08 h/a

9 Esta atividade tem por finalidade iniciar a construção da Agenda 21, bem como continuar embasando o cursista teoricamente para que possa ampliar seus conhecimentos com a finalidade de execução desta Agenda.

10 2.1. Elaborando a Agenda 21; 2.2. O que é um Projeto? 2.3. Planejamento – enfoque participativo; 2.4. Etapas do Planejamento Participativo; 2.5. Diagnóstico da realidade da comunidade escolar. Carga Horária: 08 h/a

11 Após o trabalho teórico e o de construção da Agenda 21, passa-se para a estruturação do tema prioritário, levantado pelo diagnóstico, em formato de projeto e consequente aplicação do mesmo na escola. Carga Horária: 08 h/a.

12 Carga Horária: 06 h/a.

13 AtividadeMESES SetOutNovDez Acompanhamento

14


Carregar ppt "Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa Itajubá, 07 de agosto de 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google