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Negociações de sucesso Mercados de Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda Policarpo Discentes: M.ª Alexandra Silva n.º 12744 Martinha Oliveira n.º.

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1 Negociações de sucesso Mercados de Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda Policarpo Discentes: M.ª Alexandra Silva n.º 12744 Martinha Oliveira n.º 12473 Pedro Lancha n.º 11614 Que nunca negociemos por medo. Mas que nunca tenhamos medo de negociar" Jonh F. Kennedy

2 Resumo:  Negociação  Negociação de sucesso  O negociador  Caso Prático  Conclusão

3 Negociação  O que é a negociação:  É uma actividade que coloca frente a frente dois ou mais actores que, confrontados com divergências optam por encontrar uma solução mútua que lhes permita desenvolver uma relação.  Quais os objectivos da negociação Toda negociação tem um ou mais objectivos que podem ser categorizados como ideais, realistas e prioritários.  Etapas de negociação  Pré negociação, negociação e pós negociação

4 Negociação:  Estratégia Estratégia NomeCaracterísticaMotivos Ganha - PerdeCompetição Ganhar nos resultados Levar o outro a aceitar a nossa ideia Perde - GanhaAcomodação Ganhar no relacionamento Ganhar a simpatia da outra parte Ganha - GanhaColaboração Ganhar nos resultados e relacionamento Ambas as partes ganham Perde - PerdeEvitarUma parte decide não negociar A negociação não tem valor aparente

5 Negociação de sucesso:  Atitude é tudo  Construa a sua casa numa base sólida de conhecimento  Corra riscos  A sua integridade e reputação são tudo que pode ter  Esteja rodeado de amigos inteligentes e com valores fortes  Encontre a sua paixão  Cuide de si mesmo  Existem mais oportunidades por aí do que imagina  Sucesso duradouro não vem por causa da sorte  Seja generoso e justo 10 Atitudes para ter Sucesso nos Negócios e na vida

6 Negociação de sucesso:  Factores chave de sucesso nos negócios  Relevância  Reconhecimento  Receptividade  Responsividade  Relacionamento

7 Negociar com sucesso em dez fases

8 O negociador:  Bom negociador  A maior riqueza de um bom negociador não é o valor do Activo que consegue atrair para sua empresa, mas a imagem carismática e de respeitabilidade que possui, atraindo para a empresa maior número de investidores e clientes  Guia de preparação  DEFINIÇÃO DE METAS E OBJECTIVOS  CLARIFICAÇÃO DOS TEMAS  RECOLHA DE INFORMAÇÕES  HUMANIZAR E CRIAR O CLIMA  PREPARAÇÃO PARA O CONFLITO  COMPROMISSO/RESULUÇÃO DE QUESTÕES  ACORDO E CONFIRMAÇÃO

9 O negociador:  Tipos de negociadores  Negociador direccionado para os resultados  Negociador direccionado para as pessoas  Negociador flexível  Negociador Inflexível

10 Caso Prático: Existe apenas um limão no café do Sr. José Almerindo, que o seu sócio quer tanto como ele. O que fazer? Conversam (ou melhor, discutem) longamente, cada um a defender o seu direito ao limão. Levantam-se questões como a idade (“O mais velho tem mais direitos!”), quem começou a procurar primeiro, quem precisa com mais urgência, quem gastou os restantes limões… Após árduas negociações chegam a uma solução de compromisso: corta-se o limão ao meio! E assim se fez, não sem ambos os sócios terem ficado comum a sensação de não terem tido exactamente aquilo que precisavam…

11 Resolução para o Caso Prático I

12 Verifica-se que no cenário apresentado a negociação decorreu sob a forma Posicional, tendo sido centrada em posições (ambos queriam o limão), evoluindo sob a forma de concessões, após troca de argumentos. O resultado desse tipo de negociação é um compromisso, que na verdade representa o ponto médio das posições de ambas as partes: cada um queria o limão, portanto, ficou com metade. Se o foco da negociação fosse, não a posição, mas os interesses subjacentes, facilmente teriam concluído que o “porquê” de querer o limão era facilmente compatível entre as duas facções. Assim, com uma negociação Por Princípios, não existiria tanto conflito; a solução alcançada seria do interesse de ambas as partes e com menor consumo de tempo!


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