A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Indicadores antropométricos do estado nutricional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Indicadores antropométricos do estado nutricional"— Transcrição da apresentação:

1 Indicadores antropométricos do estado nutricional

2 Antropometria - Conceito
Os indicadores antropométricos do estado nutricional têm como ferramenta básica a antropometria, na qual constitui uma investigação científica em nutrição que “ocupa-se da medição das variações nas dimensões físicas e na composição global do corpo humano em diferentes idades e em distintos graus de nutrição”(Jelliffe, 1966)

3 Antropometria - Conceito
A antropometria é a maior técnica utilizada mundialmente e a mais disponível para acessar o tamanho, a proporção e a composição do corpo humano. (WHO, 1995)

4 Antropometria A aplicação da antropometria se fundamenta na evidência de que o crescimento e a manutenção das dimensões corporais exigem a presença de condições nutricionais ótimas, sobretudo quanto à ingestão e a utilização biológica de nutrientes.

5 Antropometria Representa o nível individual e Populacional
O Grau de ajustamento entre o potencial genético de crescimento e os fatores ambientais favoráveis ou nocivos. Utiliza-se fundamentalmente de conhecimentos matemáticos e estatísticos associados aos conhecimentos das ciências biológicas. Apesar de serem procedimentos corriqueiros e simples, devem ser aplicados cuidadosamente e com padronização adequada.

6 Antropometria Anteriormente era mais utilizada para crianças e adolescentes. Com o passar dos anos foi identificado que os valores antropométricos representam as variações corporais da população em geral e que podem tornar-se indicadores de saúde e da situação sócio-econômica.

7

8 Desafios ainda não resolvidos
Desenvolvimento de recomendações apropriadas e interpretação adequada para antropometria de indivíduos e da população. Identificar e desenvolver dados referenciais – indicadores. Produção de guias informativos sobre informativos sobre utilização dessas referências. Identificação de questões ainda não discutidas para geração de pesquisas futuras.

9 Níveis corporais A utilização da antropometria requer o entendimento dos níveis da composição corporal humana.

10

11 Níveis corporais Peso corporal Tecido adiposo Ossos Tecido esquelético
+ Ossos + Tecido esquelético + Sangue + Vísceras

12

13 Avaliar x Medir Mensurar Avaliar Quantitativo Qualitativo Medições
Técnicas Instrumentos Mensurar Quantitativo Avaliar Qualitativo Resultado Matemático Estatístico Comparações Padrões de referência Diagnóstico Fisiologia Patologia

14 Importância Permite identificar estágios da alteração nutricional e avaliar a mudança temporal do estado nutricional Avalia a tendência secular do fenômeno nutricional

15 Vantagens Técnicas simples, de fácil e rápida execução
Método de baixo custo (papel para a anotação dos resultados e instrumento) Aplicabilidade universal Equipamentos de fácil aquisição e a maioria de baixo custo Facilidade na obtenção dos resultados

16 Vantagens Boa confiabilidade, desde que executado e interpretado por pessoas treinadas Pouco invasivo Não modificam subitamente Útil para avaliar o tamanho e as proporções do corpo humano, o crescimento (crianças) e as dimensões corporais (todas as idades)

17 Limitações Isoladamente, não identifica carências nutricionais específicas Variações individuais – Biotipos Sexo, idade, clima, etnia e até o clima Treinamento adequado/ pessoal qualificado

18

19 Conceitos básicos Medidas Pontos de corte Índices Indicador
Padrão antropométrico Curva de distribuição

20 Conceitos básicos Padrão antropométrico
Construído a partir da observação de medidas antropométricas de indivíduos considerados eutróficos ~ padrão de referência OBS: apresentados em tabelas ou gráficos (curvas de distribuição)

21 Conceitos básicos Pontos de corte
São determinados valores ou parâmetros considerados normais que, quando comparados com valores inferiores ou superiores, atestam a alta probabilidade do indivíduo apresentar um distúrbio nutricional.

22 Conceitos básicos Sensibilidade
É a capacidade de um procedimento efetuar diagnósticos corretos da doença, quando está presente. Pode mudar com alterações em pontos de corte. Especificidade É a capacidade de um procedimento efetuar diagnósticos corretos da ausência de doença, quando está ausente.

23 Conceitos básicos Escolha do método está intimamente relacionada com os objetivos da investigação Diagnósticos de prevalência - sensibilidade. Recuperação do estado nutricional - especificidade.


Carregar ppt "Indicadores antropométricos do estado nutricional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google