A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Max Weber e a educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Max Weber e a educação."— Transcrição da apresentação:

1 Max Weber e a educação

2 Max Weber (1864-1920) Nasceu na Alemanha, filho de burgueses liberais.
Desenvolveu estudos de direito, filosofia, história e sociologia. Foi professor em Berlim e catedrático na universidade de Heidelberg em 1895.

3 A ação social: uma ação com sentido
Weber deixou sua marca na sociologia por romper com os pressupostos teóricos do positivismo e do funcionalismo. Salienta que as ciências sociais distinguem-se das ciências da natureza pelo seu caráter interpretativo.

4 A ação social: uma ação com sentido
O ponto de partida da análise sociológica reside no indivíduo e não nas estruturas sociais. “Individualismo metodológico”: as estruturas sociais são explicadas a partir do sentido conferido pelos indivíduos ao seu comportamento.

5 A ação social: uma ação com sentido
A sociologia parte, então, da análise da “ação social”. conduta humana dotada de sentido individual, justificativa subjetivamente elaborada. Os tipos de ação social são:

6 A ação social: uma ação com sentido
Ação racional com relação a fins Ação racional com relação a valores Ação afetiva (irracional) Ação tradicional

7 Weber e a educação Weber não dedicou um artigo e nem um capítulo de livro à educação, embora tenha feito referências esparsas ao tema ao longo de sua produção acadêmica. E adverte que “na verdade, não podemos, aqui, de passagem, dar uma tipologia sociológica dos fins e meios pedagógicos, mas talvez possamos fazer algumas observações”.

8 Weber e a educação “Historicamente, os dois pólos opostos no campo das finalidades educacionais são: despertar o carisma, isto é, qualidades heróicas ou dons mágicos; e transmitir o conhecimento especializado (...). São porém pólos opostos dos tipos de educação e formam os contrastes radicais. Entre eles estão aqueles tipos que pretendem preparar o aluno para uma conduta de vida, seja de caráter mundano ou religioso. De qualquer modo, a conduta de vida é a conduta do estamento” (Weber, 1982, p. 482).

9 Weber e a educação A tipologia das formas de educação segue de perto a tipologia dos tipos de dominação de Weber: a dominação carismática, a dominação racional-legal e a dominação tradicional.

10 Weber e a educação Os três tipos de dominação:
A dominação tradicional: legitimidade baseada na tradição. A dominação carismática: legitimidade baseada no carisma do líder. A dominação racional-legal: legitimidade baseada na lei e na racionalidade (adequação entre os meios e fins) que está por trás da lei.

11 Os tipos ideais de educação
Educação carismática: “isto significa que eles [os educadores] simplesmente desejavam despertar e testar uma capacidade considerada como um dom de graça exclusivamente pessoal, pois não se pode ensinar nem preparar um carisma” (1982, p. 482). Entre os exemplos citados por Weber estão os mágicos (ou feiticeiros) e os heróis guerreiros.

12 Os tipos ideais de educação
Educação especializada (racional): Trata-se das “tentativas especializadas de treinar o aluno para finalidades úteis à administração – na organização das autoridades públicas, escritórios, oficinas, laboratórios industriais, exércitos disciplinados” (p. 482). Weber esclarece ainda que este treinamento pode ser realizado com qualquer pessoa.

13 Os tipos ideais de educação
Educação humanística (tradicional): “... a pedagogia do cultivo, finalmente procura educar um tipo de homem, cuja natureza depende do ideal de cultura da respectiva camada decisiva. E isto significa educar um homem para certo comportamento interior e exterior” (p. 483). Destinava-se a determinados grupos como cavaleiros, sacerdotes, intelectuais e à composição do aparato administrativo.

14 Weber e a educação A história humana é, para Weber, um processo de crescente racionalização da vida. É justamente essa racionalização e burocratização que alteram e definem os modos de ensinar.

15 Weber e a educação Weber expressa grande preocupação com a dimensão racionalizadora da educação nas sociedades modernas. Isso gera, segundo ele, o desencantamento do mundo. Assim, o indivíduo perde o sentido da própria vida ao romper com seus vínculos comunitários em favor da acumulação individual de riqueza.

16 Weber e a educação Nas burocracias os títulos educacionais são símbolos de prestígio social e utilizados muitas vezes como vantagem econômica. A educação é justamente um dos recursos utilizados pelas pessoas que ocupam posições de maior privilégio e poder para manter e/ou melhorar seu status na sociedade.

17 Weber e a educação O tipo de vida imposto às pessoas no mundo moderno faz com que a educação deixe de formar o homem, para simplesmente prepará-lo para desempenhar tarefas na vida. Assim, a educação passa a ser um fator de estratificação social, um meio de distinção, de obtenção de honras, de poder e de dinheiro.


Carregar ppt "Max Weber e a educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google