A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Controle pessoal  Episódio social: Pessoa A emite comportamento verbal e a pessoa B se comporta em função do mesmo; E quando uma pessoa arranja contingências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Controle pessoal  Episódio social: Pessoa A emite comportamento verbal e a pessoa B se comporta em função do mesmo; E quando uma pessoa arranja contingências."— Transcrição da apresentação:

1 Controle pessoal  Episódio social: Pessoa A emite comportamento verbal e a pessoa B se comporta em função do mesmo; E quando uma pessoa arranja contingências para controlar, deliberadamente, comportamento de outra?

2 Controle pessoal  Nesse caso, o comportamento de uma pessoa “A” modifica o ambiente de alguma forma, no sentido de alterar o comportamento de “B”;  Por exemplo, um bebê chorando: Alteração ambiental que controla o comportamento da mãe (de dar comida, por exemplo).

3 Controle pessoal  As pessoas não necessariamente descrevem o episódio;  Porém, ainda assim APRENDEM a se comportar no sentido de controlar o comportamento de outras pessoas;

4 Controle pessoal “Nem o bebê nem a mãe precisam entender o processo aí implicado, mas ainda assim é possível dizer que o bebê aprendeu como controlar a mãe nessa situação” (Skinner, 1970/1953, p.179)

5 Nota sobre “aprender”... Aprender significa que o comportamento ficou sob controle de determinadas conseqüências ambientais. Nesse caso, o comportamento do bebê ficou sob controle da mudança ambiental “mãe alimenta”; Nesse sentido, diz-se que o bebê aprendeu a controlar o comportamento da mãe (por que o mesmo produziu conseqüências reforçadoras para o bebê).

6 Controle pessoal  Como arranjar variáveis ambientais para controlar o comportamento de outras pessoas?  Questão ética: isto é interessante?  Questão prática: pode ajudar?

7 Controle pessoal  Processo pode ser observado, por exemplo, no comportamento do humorista: Manipula variáveis específicas no sentido de criar um contexto reforçador para o comportamento de assisti-lo:

8 Controle pessoal  Comunidade verbal reforçava este tipo de contexto;  Hoje, se um humorista tentar manipular estas variáveis, provavelmente seu comportamento não será reforçado.

9 Controle pessoal  O trabalho do publicitário é semelhante: arranjo de variáveis específicas para controlar o comportamento do cliente;

10 Controle pessoal  Objetivo do controle pessoal é arranjar variáveis ambientais específicas no sentido de controlar o comportamento de outra pessoa: O rico controla a partir do dinheiro; O professor a partir da nota; A esposa a partir do ciúme;

11 Controle pessoal  A pessoa cujo comportamento está sendo controlado nem sempre consegue descrever o controle, apesar de o mesmo ser efetivo: Supermercado

12 Controle pessoal  Nosso comportamento é controlado por este tipo de variável e nós nem mesmo sabemos disso?  Não conseguimos descrever as variáveis das quais nosso comportamento é função?  As pessoas utilizam manipulação de variáveis para controlar nosso comportamento o tempo todo?

13 Controle pessoal  Exemplo:  Caso Isabella Quem matou a menina Isabella? ○ Hipóteses: pai/madrasta x acidente

14 Controle pessoal Foto de Isabella sorrindo (várias) Música de fundo triste Entrevista com o pai e a madrasta no Fantástico Cobertura da mídia Provas apontando o envolvimento do pai/madrasta

15 Controle pessoal  Por que as pessoas se comportam dessa maneira?  Existe um arranjo de variáveis ambientais, principalmente pela mídia, que controla o comportamento destas pessoas; Isso significa que o pai e a madrasta são monstros incuráveis que vieram ao mundo para destruir crianças inocentes? A questão é: se foram eles, POR QUE eles fizeram isso? Quais as variáveis que controlaram seu comportamento?

16 Como é que algumas variáveis controlam nosso comportamento? Controle pessoal

17 Técnicas de controle  1) Manipulação de estímulos; Eliciação de respostas reflexas; Ocasiões discriminativas; Estímulos suplementares.

18 Técnicas de controle  2 ) Reforço como técnica de controle; Salários, elogios, reforçadores primários, etc.

19 Técnicas de controle  3) Estímulos aversivos; Remoção de reforçadores positivos ou apresentação de estímulos aversivos: ○ Agressão, prisão, corte da mesada, choro da criança, etc. No caso da punição, há todos os efeitos indesejados deste procedimento.

20 Técnicas de controle  5) Contingências de reforço; Esclarecimento da relação entre a resposta e sua conseqüência, a partir de regras: ○ “faça desta jeito e você conseguirá o resultado”.

21 Técnicas de controle  6) Privação e saciação; Suborno, alimentação, USO DE DROGAS etc.

22 Objeções ao controle pessoal  Questões éticas;  Contracontrole; “Se formos forçados a descer da calçada para a rua por um tronco derrubado pelo vento, provavelmente não exibiremos uma reação emocional muito forte, mas se formos forçados a fazer o mesmo por um bando de cafajestes, é possível que um comportamento agressivo – verbal ou não verbal – seja gerado”. (Skinner, 1953/1970 p. 184)


Carregar ppt "Controle pessoal  Episódio social: Pessoa A emite comportamento verbal e a pessoa B se comporta em função do mesmo; E quando uma pessoa arranja contingências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google