A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Baseado nos capítulos 1, 2, 3 e 4 de Falconi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Baseado nos capítulos 1, 2, 3 e 4 de Falconi."— Transcrição da apresentação:

1 Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Baseado nos capítulos 1, 2, 3 e 4 de Falconi

2 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Motivação

3 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Tópicos Sobrevivência e Produtividade Controle da Qualidade Total (TQC) Conceito de Controle de Processo Método de Controle de Processo Referências

4 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Sobrevivência e Produtividade Qualidade Produtividade Como Melhorar a Produtividade Competitividade e Sobrevivência SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE

5 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Qualidade “... Nossos carros são tão bons quanto os japoneses. Como os senhores podem ver nesta tabela, o número de defeitos após a venda é o mesmo” SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE Projeto Perfeito Sem defeitos Baixo custo Segurança do cliente Prazo certo Preferência do cliente

6 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Produtividade Aumentar a produtividade é produzir cada vez mais e/ou melhor com cada vez menos Produtividade = OUTPUT INPUT VALOR PRODUZIDO VALOR CONSUMIDO QUALIDADE CUSTOS FATURAMENTO CUSTOS SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE

7 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Como Melhorar a Produtividade ORGANIZAÇÕES HUMANAS HARDWARE SOFTWARE HUMANWARE APORTE DE CAPITAL MELHORIA DOS PROCESSOS APORTE DE CONHECIMENTO - BAIXO RETORNO - POUCO TEMPO - SÓ DEPENDE DA DISPONIBILIDADE FINANCEIRA - ALTO RETORNO - MUITO TEMPO - DEPENDE DA MOTIVAÇÃO DAS PESSOAS SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE

8 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Competitividade e Sobrevivência “Ser competitivo é ter a maior produtividade entre todos os seus concorrentes” SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE Sobrevivência Equipe Produto Consumidor Custo Concorrência Qualidade

9 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Controle da Qualidade Total (TQC) Os Objetivos de uma Empresa Controle da Qualidade Total CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)

10 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Os Objetivos de uma Empresa Satisfação da necessidade das pessoas CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) X PRODUTO PROCESSO SISTEMA HUMANÍSTICA SOCIEDADE PESSOASMEIOS CONSUMIDORES QUALIDADE E PREÇO EMPREGADOS CRESCIMENTO DO SER HUMANO ACIONISTASPRODUTIVIDADE VIZINHOS CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

11 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Controle de Qualidade Total Idéias americanas aperfeiçoadas no Japão após a Segunda Guerra Foi montado pelo Grupo de Pesquisa do Controle de Qualidade da JUSE (Japanese Union of Scientists and Engineers) Também conhecido como CWQC (Company Wide Quality Control) CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)

12 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Controle da Qualidade Total CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) ORGANIZAÇÕES HUMANAS MEIOS OU CAUSAS FINS OU EFEITOS SATISFAÇÃO DAS PESSOAS QUALIDADE TOTAL

13 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Controle da Qualidade Total CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) DIMENSÕES DA QUALIDADE TOTAL PESSOAS ATINGIDAS QUALIDADECLIENTE, VIZINHO CUSTO CLIENTE, ACIONISTA, EMPREGADO E VIZINHO ENTREGACLIENTE MORALEMPREGADO SEGURANÇACLIENTE, EMPREGADO E VIZINHO

14 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Controle da Qualidade Total (Princípios Básicos) Orientação Pelo Cliente (o que o cliente quer?) Qualidade em Primeiro Lugar Ação Orientada Por Prioridades Ação Orientada Por Fatos e Dados (evitar intuições) Controle de Processos Controle da Dispersão (dist. de probabilidade) Próximo Processo é Seu Cliente (quem é o cliente?) Controle a Montante (e não a jusante) Ação de Bloqueio (evitar o mesmo erro) Respeito Pelo Empregado Como Ser Humano Comprometimento da Alta Direção

15 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Conceito de Controle de Processo Conceito de Processo Conceito de Controle Conceito de Controle de Processo CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO

16 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Conceito de Processo Relacionamento Causa/Efeito “Sempre que algo ocorre (fim, efeito, resultado) existe sempre um conjunto de causas (meios) que podem ter influenciado” “Processo é um conjunto de causas que provoca um ou mais efeitos” CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO EMPRESA MEIOS OU CAUSAS FINS OU EFEITOS

17 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Conceito de Processo CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO EFEITOCAUSAS MEIO AMBIENTE MÃO-DE-OBRAMÉTODO MATÉRIA-PRIMAMÁQUINA MEDIDA DIAGRAMA DE ISHIKAWA

18 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Conceito de Processo Itens de controle “são índices numéricos estabelecidos sobre os efeitos de cada processo para medir a sua qualidade total” Itens de verificação “são índices numéricos estabelecidos sobre as principais causas que afetam determinado item de controle” Obs.: Existência de hierarquia CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO

19 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Conceito de Processo Definição de problema “resultado indesejado de um processo” “um item de controle com o qual estamos insatisfeitos” Normalmente há dificuldade de localizar concretamente os problemas CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO

20 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Conceito de Controle Exemplo do aeroporto Procedimentos-padrão de pouso LOCALIZAR O PROBLEMA ANALISAR O PROCESSOPADRONIZARESTABELECER ITENS DE CONTROLE REPLANEJAR O PROCESSO CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO

21 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Conceito de Controle de Processo Definido em função dos conceitos de controle e de processo previamente apresentados Três ações: Estabelecer a diretriz de controle META + MÉTODOS Manter o nível de controle Atuar no resultado e/ou na causa Alterar a diretriz de controle CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO

22 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Método de Controle de Processo Ciclo PDCA O Ciclo PDCA (manter e melhorar) Responsabilidades Melhoramento Contínuo MÉTODO DE CONTROLE DE PROCESSO

23 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Ciclo PDCA MÉTODO DE CONTROLE DE PROCESSO Plan DoCheck Action DIRETRIZ DE CONTROLE TREINAR E EDUCAR E EXECUTAR VERIFICAR OS RESULTADOS ATUAR CORRETIVAMENTE Meta Métodos

24 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 O Ciclo PDCA (manter e melhorar) CHECK ACTION MANTÉM PLANDO SIM NÃO ACTION REM. SINTOMA ACTION BLOQUEIO CAUSA RESULTADO ACOMPANHA IDÉIASMELHORA MANUTENÇÃO MELHORIAS MÉTODO DE CONTROLE DE PROCESSO

25 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Responsabilidades MÉTODO DE CONTROLE DE PROCESSO NÍVEL HIERÁRQUICO PAPEL E RESPONSABILIDADE 0 25% 50% 75% 100% ALTA ADMINISTRAÇÃO GERÊNCIA SUPERVISOR OPERADOR A B C A – Manutenção B – Melhoria C – Desenvolvimento

26 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Melhoramento contínuo

27 TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Referências Falconi, Vicente. TQC http://www.correios.com.br http://www.casan.com.br http://www.cesp.com.br http://www.gerdau.com.br http://www.sebrae-sc.com.br http://www.wrobel.com.br


Carregar ppt "Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Baseado nos capítulos 1, 2, 3 e 4 de Falconi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google