Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMirela Ribas de Almeida Alterado mais de 8 anos atrás
1
Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Baseado nos capítulos 1, 2, 3 e 4 de Falconi
2
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Motivação
3
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Tópicos Sobrevivência e Produtividade Controle da Qualidade Total (TQC) Conceito de Controle de Processo Método de Controle de Processo Referências
4
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Sobrevivência e Produtividade Qualidade Produtividade Como Melhorar a Produtividade Competitividade e Sobrevivência SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE
5
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Qualidade “... Nossos carros são tão bons quanto os japoneses. Como os senhores podem ver nesta tabela, o número de defeitos após a venda é o mesmo” SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE Projeto Perfeito Sem defeitos Baixo custo Segurança do cliente Prazo certo Preferência do cliente
6
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Produtividade Aumentar a produtividade é produzir cada vez mais e/ou melhor com cada vez menos Produtividade = OUTPUT INPUT VALOR PRODUZIDO VALOR CONSUMIDO QUALIDADE CUSTOS FATURAMENTO CUSTOS SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE
7
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Como Melhorar a Produtividade ORGANIZAÇÕES HUMANAS HARDWARE SOFTWARE HUMANWARE APORTE DE CAPITAL MELHORIA DOS PROCESSOS APORTE DE CONHECIMENTO - BAIXO RETORNO - POUCO TEMPO - SÓ DEPENDE DA DISPONIBILIDADE FINANCEIRA - ALTO RETORNO - MUITO TEMPO - DEPENDE DA MOTIVAÇÃO DAS PESSOAS SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE
8
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Competitividade e Sobrevivência “Ser competitivo é ter a maior produtividade entre todos os seus concorrentes” SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE Sobrevivência Equipe Produto Consumidor Custo Concorrência Qualidade
9
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Controle da Qualidade Total (TQC) Os Objetivos de uma Empresa Controle da Qualidade Total CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
10
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Os Objetivos de uma Empresa Satisfação da necessidade das pessoas CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) X PRODUTO PROCESSO SISTEMA HUMANÍSTICA SOCIEDADE PESSOASMEIOS CONSUMIDORES QUALIDADE E PREÇO EMPREGADOS CRESCIMENTO DO SER HUMANO ACIONISTASPRODUTIVIDADE VIZINHOS CONTRIBUIÇÃO SOCIAL
11
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Controle de Qualidade Total Idéias americanas aperfeiçoadas no Japão após a Segunda Guerra Foi montado pelo Grupo de Pesquisa do Controle de Qualidade da JUSE (Japanese Union of Scientists and Engineers) Também conhecido como CWQC (Company Wide Quality Control) CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
12
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Controle da Qualidade Total CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) ORGANIZAÇÕES HUMANAS MEIOS OU CAUSAS FINS OU EFEITOS SATISFAÇÃO DAS PESSOAS QUALIDADE TOTAL
13
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Controle da Qualidade Total CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) DIMENSÕES DA QUALIDADE TOTAL PESSOAS ATINGIDAS QUALIDADECLIENTE, VIZINHO CUSTO CLIENTE, ACIONISTA, EMPREGADO E VIZINHO ENTREGACLIENTE MORALEMPREGADO SEGURANÇACLIENTE, EMPREGADO E VIZINHO
14
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Controle da Qualidade Total (Princípios Básicos) Orientação Pelo Cliente (o que o cliente quer?) Qualidade em Primeiro Lugar Ação Orientada Por Prioridades Ação Orientada Por Fatos e Dados (evitar intuições) Controle de Processos Controle da Dispersão (dist. de probabilidade) Próximo Processo é Seu Cliente (quem é o cliente?) Controle a Montante (e não a jusante) Ação de Bloqueio (evitar o mesmo erro) Respeito Pelo Empregado Como Ser Humano Comprometimento da Alta Direção
15
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Conceito de Controle de Processo Conceito de Processo Conceito de Controle Conceito de Controle de Processo CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO
16
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Conceito de Processo Relacionamento Causa/Efeito “Sempre que algo ocorre (fim, efeito, resultado) existe sempre um conjunto de causas (meios) que podem ter influenciado” “Processo é um conjunto de causas que provoca um ou mais efeitos” CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO EMPRESA MEIOS OU CAUSAS FINS OU EFEITOS
17
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Conceito de Processo CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO EFEITOCAUSAS MEIO AMBIENTE MÃO-DE-OBRAMÉTODO MATÉRIA-PRIMAMÁQUINA MEDIDA DIAGRAMA DE ISHIKAWA
18
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Conceito de Processo Itens de controle “são índices numéricos estabelecidos sobre os efeitos de cada processo para medir a sua qualidade total” Itens de verificação “são índices numéricos estabelecidos sobre as principais causas que afetam determinado item de controle” Obs.: Existência de hierarquia CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO
19
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Conceito de Processo Definição de problema “resultado indesejado de um processo” “um item de controle com o qual estamos insatisfeitos” Normalmente há dificuldade de localizar concretamente os problemas CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO
20
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Conceito de Controle Exemplo do aeroporto Procedimentos-padrão de pouso LOCALIZAR O PROBLEMA ANALISAR O PROCESSOPADRONIZARESTABELECER ITENS DE CONTROLE REPLANEJAR O PROCESSO CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO
21
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Conceito de Controle de Processo Definido em função dos conceitos de controle e de processo previamente apresentados Três ações: Estabelecer a diretriz de controle META + MÉTODOS Manter o nível de controle Atuar no resultado e/ou na causa Alterar a diretriz de controle CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO
22
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Método de Controle de Processo Ciclo PDCA O Ciclo PDCA (manter e melhorar) Responsabilidades Melhoramento Contínuo MÉTODO DE CONTROLE DE PROCESSO
23
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Ciclo PDCA MÉTODO DE CONTROLE DE PROCESSO Plan DoCheck Action DIRETRIZ DE CONTROLE TREINAR E EDUCAR E EXECUTAR VERIFICAR OS RESULTADOS ATUAR CORRETIVAMENTE Meta Métodos
24
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 O Ciclo PDCA (manter e melhorar) CHECK ACTION MANTÉM PLANDO SIM NÃO ACTION REM. SINTOMA ACTION BLOQUEIO CAUSA RESULTADO ACOMPANHA IDÉIASMELHORA MANUTENÇÃO MELHORIAS MÉTODO DE CONTROLE DE PROCESSO
25
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Responsabilidades MÉTODO DE CONTROLE DE PROCESSO NÍVEL HIERÁRQUICO PAPEL E RESPONSABILIDADE 0 25% 50% 75% 100% ALTA ADMINISTRAÇÃO GERÊNCIA SUPERVISOR OPERADOR A B C A – Manutenção B – Melhoria C – Desenvolvimento
26
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Melhoramento contínuo
27
TQC – Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Referências Falconi, Vicente. TQC http://www.correios.com.br http://www.casan.com.br http://www.cesp.com.br http://www.gerdau.com.br http://www.sebrae-sc.com.br http://www.wrobel.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.