A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Dra. Livia Perasol Bedin

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Dra. Livia Perasol Bedin"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Livia Perasol Bedin
Pesquisa Profa. Dra. Livia Perasol Bedin

2

3 Definição Demo (2000, p. 20), “Pesquisa é entendida tanto como procedimento de fabricação do conhecimento, quanto como procedimento de aprendizagem (princípio científico e educativo), sendo parte integrante de todo processo reconstrutivo de conhecimento.”

4 Definição Segundo Lakatos e Marconi (2007, p. 157), é
“um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.”

5 Finalidades da Pesquisa
“resolver problemas e solucionar dúvidas, mediante a utilização de procedimentos científicos” (BARROS; LEHFELD, 2000a, p. 14)

6 A Pesquisa Acadêmica Revê as conquistas da humanidade.
Conteúdos precisam ser criticados e aprimorados! Desperta o espírito de busca intelectual... Vamos saber fazer as perguntas relevantes... E encontrar respostas interessantes!

7 Aspectos Éticos da Pesquisa
Ética é a ciência da conduta humana; é o princípio sistemático da conduta moralmente correta. Ética na pesquisa indica uma conjunção de “conduta” e de “pesquisa”, o que traduzimos como “conduta moralmente correta durante uma indagação, a procura de uma resposta para uma pergunta.”

8 Princípios Éticos na pesquisa
honestidade intelectual. apropriação indevida de obras intelectuais de terceiros e é qualificado como crime de violação do direito autoral pela lei brasileira, assim como pela legislação de outros países. o pesquisador deve mostrar-se autor do seu estudo, da sua pesquisa, com autonomia e com respeito aos direitos autorais, sendo fiel às fontes bibliográficas utilizadas no estudo. é considerado plágio a reprodução integral de um texto, sem a autorização do autor, constituindo assim “crime de violação de direitos autorais”. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) orientam a escrita e informam como proceder na apresentação dos trabalhos acadêmicos e científicos.

9 Ética em pesquisa A Resolução CNS 196 (1996) atualmente resolução 466/12 define pesquisa com seres humanos como aquela “que, individual ou coletivamente, envolva o ser humano de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes dele, incluindo o manejo de informações ou materiais.”

10 CONEP Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/MS) como:
“uma instância colegiada, de natureza consultiva, deliberativa, normativa, independente, vinculada ao Conselho Nacional de Saúde.” (RESOLUÇÃO CNS 196/96).

11 Comitê de Ética em Pesquisa
[...] colegiados interdisciplinares e independentes, com ‘múnus público’, (dever) de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

12 Plágio Acadêmico O plágio acadêmico se configura quando se retira, seja de livros ou da Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa. (Ver cartilha de plágio acadêmico)

13 Tipos de Pesquisa Científica
Toda atividade de pesquisa que utilizar o método científico Podem gerar conhecimento Intelectual Em forma de novos produtos, processos e conhecimentos resultantes

14

15

16 Pesquisa Exploratória Pesquisa Descritiva Pesquisa Explicativa
Pesquisa Científica Quanto à natureza Pesquisa Básica Pesquisa Aplicada Quanto aos objetivos Pesquisa Exploratória Pesquisa Descritiva Pesquisa Explicativa Quanto aos procedimentos Pesquisa Experimental Pesquisa Operacional Estudo de Caso Pesquisa em Laboratório e/ou Pesquisa em Campo

17 Pesquisa Quanto à Natureza
Pesquisa Científica Quanto à natureza Pesquisa Básica ou Fundamental Pesquisa Aplicada Gera produtos, processos + Conhecimentos com finalidade imediata Gera conhecimentos sem finalidades imediatas Conhecimentos utilizados em pesquisa aplicada Melhoria da Qualidade de Vida

18 Principais Características
Pesquisa Básica Visa entender ou descobrir novos fenômenos Gera conhecimentos básicos Não é reservada Requer a divulgação dos conhecimentos Produz artigos científicos Pesquisa Aplicada ou Tecnológica Visa aplicar conhecimentos básicos Pode ou não ser reservada Produz produtos, processos e patentes Gera novas tecnologias e conhecimentos

19 A Pesquisa Básica Fundamental para obtenção de conhecimentos elementares Novos elementos químicos Novas fontes de energia Estudos teóricos para relacionar dados são importantíssimos! Na Engenharia Novos produtos... Novos métodos de trabalho

20 Pesquisa Aplicada ou Tecnológica
Utiliza conhecimentos básicos, tecnológicos e tecnologias para gerar novos produtos Conhecimentos envolvidos podem ser de outras áreas Na computação: produção de software.

21 Um exemplo...

22 Pesquisa quanto aos Objetivos
Pesquisas Exploratórias Visam descobrir teorias e práticas que modificarão as existentes; criar maior familiaridade com os fenômenos Obtenção de inovações tecnológicas Para Gil (2008, p. 27), esse tipo de pesquisa tem “[...] como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos”. Normalmente exigem experimentações, que acarretam achados e elucidações de fenômenos. Quase sempre feitas com levantamento bibliográfico, entrevistas, pesquisas web...

23 Pesquisas quanto aos Objetivos
Pesquisas Descritivas Acontecem após a pesquisa Exploratória. Objetivam observar, registrar e analisar os fenômenos (com que freqüência acontecem, que estrutura têm, como funcionam) Implicam na realização de observação sistemática e não participante. Gil (2008, p. 27) define esse tipo de pesquisa: “ Algumas pesquisas descritivas vão além da simples identificação da existência de relações entre variáveis, pretendendo determinar a natureza dessa relação. Neste caso tem-se uma pesquisa descritiva que se aproxima da explicativa. Mas há pesquisas que, embora definidas como descritivas a partir de seus objetivos, acabam servindo mais para proporcionar uma nova visão do problema, o que as aproxima das pesquisas exploratórias.”

24 Pesquisas quanto aos Objetivos
Pesquisas Explicativas Visam ampliar generalizações, definir leis estruturar e definir modelos, relacionar hipóteses existentes e gerar novas via dedução Exigem maior investimento na síntese, teorização e reflexão sobre o objeto Gil (2008) esclarece que, do ponto de vista do acúmulo do conhecimento científico, esse tipo de pesquisa permite um maior aprofundamento do conhecimento sobre a realidade.

25 Ainda sobre Pesquisas Explicativas
Explicam os porquês Exigem aplicação de métodos de modelagem e simulação para reproduzir fenômenos Utilizam amplamente estudos de caso

26 Pesquisa quanto aos Procedimentos
Levantamento : Também chamado de survey, é desenvolvido partindo da interrogação direta de um grupo de indivíduos, cujo comportamento se deseja investigar, visando a descrever como se distribuem as características ou os fenômenos presentes nesse grupo. Pesquisa Experimental: Realizada a partir da determinação de um fenômeno, exige a seleção e análise de variáveis que se mostram capazes de influenciá-lo, bem como a definição de mecanismos de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no fenômeno.

27 Pesquisa expost-facto - Estudo desenvolvido depois do fato ocorrido, o que implica o pesquisador reconstituir a realidade por meio de estratégias diversas, como, por exemplo, coletando depoimentos de pessoas que vivenciaram determinado acontecimento. Pesquisa Bibliográfica - Desenvolvida tomando como referência materiais já produzidos e publicados, constituídos principalmente de livros, artigos de periódicos, enciclopédias e, nos tempos atuais, em decorrências dos avanços das tecnologias da informação e comunicação, com materiais disponibilizados na internet. Pesquisa Documental - Elaborada tomando como referência materiais que não receberam tratamento analítico, mas que se constituem em importantes e ricas fontes de dados e informações, de natureza tanto quantitativa quanto qualitativa.

28 Estudo de Caso - Pode ser realizado em diferentes formatos, porém envolvendo o estudo aprofundado e exaustivo de um ou poucos objetos, de forma a permitir a produção de um amplo e detalhado conhecimento a respeito do que foi selecionado para investigar. Pesquisa Ação - Concebida e realizada em estreita relação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, exige que os pesquisadores e participantes do estudo ou do problema estejam envolvidos de forma cooperativa. Pesquisa Participante - Baseia-se na interação entre pesquisadores e membros das situações estudadas, considerando as necessidades de grupos politicamente marginalizados, visando a colaborar para estudar e trocar informações que ajudem na transformação das condições de dominações nas quais esses grupos vivem.

29 Pesquisa Operacional Investigação sistemática dos processos de produção Usa ferramentas estatísticas e métodos matemáticos Visa selecionar os meios para produção, comparando custos, eficiência e valores Algumas aplicações Controle e produção de estoques Processos e operações de manufatura Projeto e desenvolvimento de produtos Engenharia e manutenção de fábricas Administração de RH Gestão e Vendas

30 Estudo de Caso

31 Classificação conforme DEMO (2000, p22)
Quatro os principais tipos de pesquisas, lembrando que nenhum deles é auto-suficiente, visto que, "[...] na prática, mesclamos todos, acentuando mais este ou aquele tipo de pesquisa". De acordo com o autor, os grandes gêneros de pesquisa são os seguintes: Pesquisa Teórica Pesquisa metodológica Pesquisa Empírica Pesquisa prática

32 Pesquisa teórica: "[...] dedicada a reconstruir teoria, conceitos, ideias, ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos" (DEMO, 2000, p. 20). Trata-se de um tipo de estudo orientado para re-construir teorias capazes de explicar a realidade, bem como tratar polêmicas e discussões que se mostram pertinentes a cada tema escolhido para investigar. Ainda conforme o autor, embora os resultados da pesquisa teórica não gerem intervenções imediatas na realidade, o conhecimento adequadamente produzido por ela exige rigor conceitual, análise aprofundada, argumentações sólidas e capacidade de explicar os fenômenos estudados.

33 Pesquisa metodológica: Refere-se a estudos orientados para o questionamento de métodos e procedimentos utilizados buscando garantir sua cientificidade. "Faz parte da pesquisa metodológica o estudo dos paradigmas, as crises da ciência, os métodos e as técnicas dominantes da produção científica" (DEMO, 2000, p. 37) Pesquisa empírica: Trata-se de um tipo de pesquisa voltado para o tratamento dos fatos da realidade, produzindo e analisando dados visando controlá-la. “O significado dos dados empíricos depende do referencial teórico, mas estes dados agregam impacto pertinente, sobretudo no sentido de facilitarem a aproximação prática" (DEMO, 2000, p. 37).

34 Pesquisa prática: Estudo ligado à realidade histórica e ao conhecimento científico voltado, de maneira explícita, para intervenções diversas nessa mesma realidade, ao contrário da pesquisa bibliográfica. Embora expresse questões ideológicas, não tem seu rigor metodológico comprometido. “Alguns métodos qualitativos seguem esta direção, como por exemplo, pesquisa participante, pesquisa-ação, nas quais, via de regra, o pesquisador faz a devolução dos dados à comunidade estudada para as possíveis intervenções (DEMO, 2000, p. 22).

35 Pesquisa quanto a natureza
Quantitativa - a pesquisa quantitativa possui uma objetividade defendida pelos seus seguidores, que buscam, dentre outros procedimentos: identificar os elementos que constituem o objeto estudado; estabelecer a evolução das relações entre eles; promover a relação entre variáveis dependentes e variáveis independentes.

36 Pesquisa quanto a natureza
Qualitativa a pesquisa qualitativa corresponde a um processo de reflexão e análise da realidade, por meio da utilização de métodos e técnicas que permitem uma compreensão detalhada do objeto pesquisado em seu contexto. Trata-se de um estudo de determinado fato da realidade, que busca informações fiéis visando à explicação, em profundidade, do fenômeno investigado.

37 Pesquisa segundo as fontes de Informação
Pesquisa de Campo Vai observar o lugar natural onde ocorrem os fenômenos. Procedimentos de coleta: observações, entrevistas, etc. Pesquisa de Laboratório Artificializa a produção do fato – ou da sua leitura Bibliografia Deve encabeçar qualquer processo de busca que se inicie!

38 Estudos quanto ao Tempo
Estudo Transversal Pesquisador coleta dados em um espaço curto, obtendo um snapshot do fenômeno

39 Estudos quanto ao Tempo
Estudo Longitudinal Pesquisador coleta dados em vários momentos investigando a evolução.

40 DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico
DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009. ______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.


Carregar ppt "Profa. Dra. Livia Perasol Bedin"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google