A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi"— Transcrição da apresentação:

1 Reconhecimento de comportamento sócio-afetivo do aluno: dicas pedagógicas para o professor
Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi Leticia Rocha Machado Orientadora: Profa Dra. Patricia Alejandra Behar

2 Objetivo Geral Desenvolver um recurso digital que integre as informações sócio-afetivas do aluno no ambiente virtual de aprendizagem ROODA.

3 Conceitos Sociometria: estudo matemático das propriedades psicológicas de uma população, em que as relações entre os indivíduos são mapeadas e apresentadas na forma de gráfico conhecido por sociograma (Moreno, 1972; 2008). Comportamento observável em AVA: é revelado pelo rastreamento das ações do aluno no AVA. No projeto são analisadas as funcionalidades de comunicação síncrona e assíncrona. (Longhi, 2011).

4 Ambiente Virtual de aplicação
AVA ROODA: é uma das plataformas de EAD da Universidade, desenvolvido pelo NUTED/UFRGS, que tem como princípio uma aprendizagem a partir da interação e cooperação (Behar, 2009). Funcionalidades: Contatos, Biblioteca, Fórum, Webfólio, Diário de Bordo, Aulas, Mapa Social.

5 Mapa social

6 Metodologia Abordagem da pesquisa: qualitativa-quantitativa
Dados qualitativos: utiliza-se um tratamento interpretativo para compreender os dados coletados durante a pesquisa. Dados quantitativos; são analisados por meio da distribuição de frequência representada em percentuais, média e desvio padrão.

7 Metodologia Eixo A: refere-se à construção do referencial teórico.
Construção do referencial teórico de forma recursiva Eixo B Consolidação das categorias sociais: isolado por negligência, isolado por afastamento, liderança, colaboração, escolha emitida, escolha recebida e integração. Eixo C Construção do Mapa Social (Sociograma) – Recursivo com o eixo D Eixo D Construção das dicas pedagógicas( em andamento); publicações já realizadas: nacional e internacional. Metodologia Eixo A: refere-se à construção do referencial teórico. EixoB: trata da consolidação das categorias de indicadores sociais e levantamento de dicas pedagógicas. Eixo C: prevê a (re)construção dos recursos digitais no ambiente ROODA. Eixo D: responde pela validação dos sociogramas e das dicas pedagógicas a partir da aplicação de uma arquitetura pedagógica que considere os aspectos sócioafetivos no AVA ROODA e da publicação dos resultados

8 Sociograma Tem como propósito apresentar as interações sociais dos sujeitos no ROODA a fim de auxiliar o docente em atuação no virtual. As informações são obtidas a partir dos dados de interação através das funcionalidades do ROODA: Fórum, Contatos, Biblioteca, Webfólio, Grupos e Diário de Bordo.

9 O desenvolvimento do Sociograma
Descrição técnica Na primeira versão gerava-se um arquivo *.gv contendo a descrição das interações na linguagem DOT (geração de grafos), tal descrição deveria ser aberta no programa de visualização GraphViz (software livre). A nova versão irá possibilitar a visualização do sociograma sob vários aspectos (por categorias sociais, por funcionalidades e por tipo de visualização) a partir do próprio AVA ROODA, sem a necessidade de uso de programas de terceiros.

10 O desenvolvimento do Sociograma
Linguagem DOT É uma linguagem simples para definição de um grafo. Através dela define-se os nodos, valores que cada um deles assume e as interações entre eles.

11 O desenvolvimento do Sociograma
GraphViz Ferramenta de código aberto para visualização de grafos. Formas de visualização: direcionado/não direcionado, em formato de círculo. A ferramenta GraphViz permite que os grafos gerados sejam salvos em diferentes formatos, como imagem, arquivo PDF, entre outros.

12 Atualmente... O ROODA exibe a geração de sociogramas gerais da turma ou de participantes selecionados (Exemplos no próximo slide). Os mesmos estão servindo para a discussão dos modos de visualização e possíveis categorias sociais previamente definidas pelo usuário (formador).

13 Resultados Preliminares
Interface no ROODA para escolha dos parâmetros do mapa social.

14 Resultados Preliminares
Layout Dot Layout Circo Layout Neato

15 Aprimoramentos Implementação e validação de sociogramas para cada categoria social deliberada: isolamento por negligência e por afastamento, escolha emitida, escolha recebida, reciprocidade, integração, liderança e colaboração (atualmente o mapa social apresenta as relações na visão geral) A implementação e validação de dicas pedagógicas individualizadas por aluno para cada categoria social.

16 Referências Longhi, M. T.: Mapeamento de aspectos afetivos em um ambiente virtual de aprendizagem. Tese de Doutorado, PPGIE/UFRGS, Porto Alegre, RS (2011). Behar, P.A.: Modelos Pedagógicos em Educação a Distância, Porto Alegre, Artmed (2009). Moreno, J.L.: Fundamentos de la Sociometria, Buenos Aires, Paidós (1972). 14. Moreno, J.L.: Quem Sobreviverá? Fundamentos da Sociometria, Psicoterapia de Grupo e Sociodrama, Goiânia, Dimensão Editora (2008).

17 Obrigado! Contatos: Renan Bortoluzzi da Silva
) Magalí Teresinha Longhi Leticia Rocha Machado Patricia Alejandra Behar Mais informações sobre o Rooda


Carregar ppt "Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google