A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Importância de Ferenczi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Importância de Ferenczi"— Transcrição da apresentação:

1 Importância de Ferenczi
Para a clínica psicanalítica Para a psicoterapia breve

2 clínica psicanalítica
Considerações sobre um modelo de integração entre o conhecimento teórico e a sensibilidade clínica: sua obra reúne, ao mesmo tempo, clareza de raciocínio, liberdade de pensamento, criatividade, ousadia e bom humor.

3 clínica psicanalítica
Considerações sobre a pessoa do analista no campo das investigações psicanalíticas: a contratransferência ganhou importância como recurso terapêutico.

4 clínica psicanalítica
(...)diferente de Freud, ele considerava os fenômenos contratransferênciais não apenas os pontos cegos ou aspectos não trabalhados na análise do analista, mas, absolutamente, tudo o que se passasse do lado do analista; devendo ser examinado e compreendido analiticamente (Sanches, 1994:43)

5 clínica psicanalítica
Considerações sobre a postura do analista para a efetiva realização de um processo de mudança psíquica: sustentava a necessidade de uma outra postura do analista; a necessidade de contato emocional entre analista e analisando; um terapeuta mais receptivo, mais acolhedor; preocupação com o que o analista fala e como fala...

6 clínica psicanalítica
Considerações sobre a possibilidade de recursos da psicanálise na clínica de paciente não psiconeuróticos: preocupação em superar as limitações do enquadre psicanalítico clássico para responder às necessidades clínicas de pacientes psicóticos, bordelines, somatizantes; ou seja, de “pacientes difíceis”.

7 clínica psicanalítica
Ampliou o campo dos fenômenos que o analista deve incluir em suas observações A observação além dos conteúdos verbais - a entrada do elemento formal (inclusão da observação do corpo; a importância das parapraxias) O acolhimento dos movimentos corporais do paciente como “uma pré-fala”.

8 clínica psicanalítica
Considerações sobre a dimensão ética e estética da clínica psicanalítica: Mudança de atitude do terapeuta – a importância da delicadeza na relação com o outro; o tato; a empatia. A importância da comunicação estética no encontro terapêutico; ou seja, da intervenção adequada. Importância da afetividade circulante!!!

9 psicoterapia breve Modificações no enquadre, Modificações na técnica,
Importância do analista no contexto do processo (pessoa do analista), Relação entre paciente e terapeuta (par), Importância da contratransferência, (reação emocional do terapêuta)

10 contribuições teóricas
Conceito de Introjeção Primeiro processo fundante do aparelho psíquico É a inclusão na esfera psíquica de representações, valores e sentidos emanados dos investimentos de objeto. Determina a imersão do sujeito no universo simbólico

11 contribuições teóricas
Conceito de trauma Trauma patológico ou desestruturantes Quando o acontecimento não pode ser metabolizado pelo aparelho psíquico; ultrapassa limites; gera marcas no psiquismo; mutila o ego. Acontecimento que não pode ser integrado; supostamente fora do aparelho psíquico e, portanto, fora da dinâmica do recalcamento. Acontecimentos em que à violência, soma-se o efeito surpresa.

12 contribuições teóricas
Agentes do trauma (o desmentido como desencadeante da desestruturação psíquica). Conseqüências do trauma (identificação com o agressor; clivagem do ego /autotomia/ perda de parte de si mesmo; progressão traumática / maturidade precoce; alucinação negativa/ inversão e negação do evento).

13 (...) O que se passa no trauma é que o adulto interdita a criança não apenas com as palavras, como também a possibilidade de ambigüidade, de múltiplos sentidos. São palavras destinadas a ficarem enclausuradas, desprovidas de polissemia, tornando-se representações proibidas de fantasmatização e, para retomar a expressão escolhida por N. Abraham e M. Torok, são de alguma forma, “palavras enterradas vivas.” (Pinheiro, 1995; pags.76-77).

14 Silêncio, o corpo fala... “Nos momentos em que o sistema psíquico falha, o organismo começa a pensar” (Ferenczi, 1932; p.37). (...) o corpo guardou a lembrança do trauma e é ele que se expressa nos silêncios do paciente durante a sessão analítica (...) e são as palavras deste corpo que o analista deverá escutar (Pinheiro, 1995; p.97).

15 contribuições técnicas
Técnica ativa (nível de tensão na sessão; retomada do fluxo associativo) Elasticidade de técnica (tolerância e indulgência do analista; ceder às necessidades do paciente). Princípio de relaxamento e neocatarse (valorização do transe como meio de expressão de comportamentos e atitudes do trauma vivido, mas não articulado com a linguagem).

16 contribuições técnicas
A importância do resgate da dimensão afetiva Empatia Tato “apreendemos com empatia e interpretamos com tato”. Humor Conceitos que relacionam-se com as técnicas, pois visam um acolhimento afetivo.

17 Seminários... Balint e Malan Terapia focal
“Triângulo do insight” (a ligação entre a relação de transferência e as atuais relações interpessoais e relações passadas). Avaliação inicial Plano terapêutico Limite de tempo estabelecido no início

18 seminários... Fiorini Base teórica psicanalítica
Inclusão de outras disciplinas Inclusão de diferentes modalidades terapêuticas. Realça a condição de vida atual do paciente Dirigi-se à experiência da realidade do paciente

19 seminários... Não desconsidera a história dinâmica do paciente, mas privilegia um conjunto de outros fatores que vão além do nível de fenômenos ligados à situação edípica. Processo terapêutico = fortalecer as áreas do ego livres de conflito (psicoterapia do ego). Objetivo = favorecer a capacidade de adaptação do S às condições da realidade externa; organização mais favorável da vida cotidiana do paciente.

20 seminários... PB – trabalho voltado para o futuro
Terapeuta = papel docente Ênfase na “Experiência Emocional Corretiva” de Alexander (visão reparadora – terapeuta é visto como objeto bom, permissivo, que ajuda). Foco (associações “guiadas” para que o paciente não se afaste do foco). Transferência = para diluir obstáculos. Limite do tempo = em geral, fixado desde o ínicio (3 a 6 meses).

21 avaliação egóica... Um dos critérios para indicação de PB.
Corresponde à avaliação da “força” do ego. Avalia-se como o S lida com a vida. Alguns indícios compõe a avaliação.


Carregar ppt "Importância de Ferenczi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google