A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO A contabilidade tem o objetivo a fidedignidade das informações prestadas as seus usuários,os métodos quantitativos são itens extremamente relevantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO A contabilidade tem o objetivo a fidedignidade das informações prestadas as seus usuários,os métodos quantitativos são itens extremamente relevantes."— Transcrição da apresentação:

1 O USO DA CONTABILIDADE E DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS NA GESTÃO DAS EMPRESAS

2 INTRODUÇÃO A contabilidade tem o objetivo a fidedignidade das informações prestadas as seus usuários,os métodos quantitativos são itens extremamente relevantes para a ciência. Assim, será apresentado os benefícios desta interdisciplinaridade sob o foco da contabilometria, do empreendorismo, da formação de preços e caso prático.

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS
CONCEITOS FERRAMENTA QUE DESMOSTRAM DE FORMA OTIMIZADA OS FATOS De acordo com Iudícibus(1998) “O grau de potência do instrumental quantitativa utilizado varia extraordinariamente,desde uma simples extensão do método de míninos quadrados até a extensão de complexos modelos que envolvem distribuições subjetivas de probabilidade”

4 MÉTODOS QUANTITATIVOS
MATEMÁTICA . Verificação quantificavel a partir de análises numéricas; . Investigação de estruturas abstratas através da lógica formal;

5 MÉTODOS QUANTITATIVOS
ESTATÍSTICA . Recolha,Organização,Resumo, Apresentação e Interpretação dos dados; . Utiliza-se de teorias probabilísticas para explicar a freqüência de fenômenos e para possibilitar a previsão desses no futuro.

6 MÉTODOS QUANTITATIVOS
INFORMÁTICA . Utilização das máquinas para tratar informações; Os problemas são computados para uma resolução de forma mais rápida e eficaz.

7 CONTABILOMETRIA “ A Contabilometria é uma nova área do conhecimento contábil que busca desenvolver o raciocínio matemático dos contadores através da aplicação de métodos quantitativos na solução de problemas contábeis. Sendo, portanto, uma tentativa da Contabilidade de responder adequadamente a esses desafios, produzindo informações relevantes ao processo de gestão.” (Sergio Iudícibus)

8 CONTABILOMETRIA . Publicação da Revista Brasileira de Contabilidade Artigo: “Existirá a Contabilometria?” . Relação com a Econometria . Importância da Contabilometria para a Contabilidade.

9 PROPRIEDADES DA CONTABILOMETRIA
. RELEVÂNCIA . SIMPLICIDADE . CAPACIDADE EXPLICATIVA . CAPACIDADE PREDITIVA . PLAUSIBILIDADE TEÓRICA

10 INSTRUMENTOS DE UTILIZAÇÃO DA CONTABILOMETRIA
. PROBABILIDADE . PROGRAMAÇÃO LINEAR . AMOSTRAGEM

11 EMPREENDORISMO GESTÃO EMPREENDEDORA Um modelo de gestão empreendedora,que possibilita a execução dos objetivos organizacional a partir de um conjunto de diretrizes e práticas que devem estar antenados com a inovação tecnológica e principalmente aplicados na estrutura organizacional e ao relacionamento com as pessoas que atuam na organização.

12 PRÁTICAS DE MODELO DE GESTÃO EMPREENDEDORA
. Liderança com cultura e execução . Intra empreendedorismo . Gestão por competência . Gestão de conhecimento . Cultura da inovação . Planejamento estratégico . Política de renumeração variável . Tecnologia da informação

13 FORMAÇÃO DE PREÇOS A tomada de decisões nas entidades necessita ser cada vez mais rápida e precisa para gerar resultados satisfatórios,para tanto os métodos quantitativos possuem grande participação e influência,pois cedem à administração destas empresas formas matemáticas e estatísticas de demonstrar os fatos.

14 FORMAÇÃO DE PREÇOS Tal contribuição ocorre também em relação à formação de preços,podendo proporcionar maior eficiência,na busca do preço mais adequado à determinados produtos,bem ou serviço.O controle das operações das empresas também se utiliza dos métodos quantitativos,bem como de uma boa gestão de formação de preços,no intuito de dar à entidade mais capacidade lucrativa e de capitalizar-se,podendo de certa forma garantir sua continuidade.

15 FORMAÇÃO DE PREÇOS Segundo Bruni e Famá (2004) a formação de preços consiste nos seguintes aspectos: . Proporcionar,a longo prazo,o maior lucro possível; . Permitir a maximização lucrativa da participação de mercado; . Maximizar a capacidade produtiva,evitando ociosidade e desperdícios.

16 FORMAÇÃO DE PREÇOS Já na visão de Kotler e Keller as empresas seguem seis passos na busca de melhor estabelecer sua política de formação de preços consiste em: . Seleção do objetivo da determinação de preços; . Determinação de demanda; . Estimativa de custos; . Análise de custos,preços e ofertas dos concorrentes; . Seleção de um método de determinação de preços; . Seleção do preço final.

17 APRESENTAÇÃO DE UM EXEMPLO PRÁTICO

18 EXEMPLO PRÁTICO Mas antes de prosseguir com a demonstração dos dois modelos, precisamos saber a definição da análise de regressão, assim segundo Bruni e Famá (2002), a análise de regressão apresenta o seguinte entendimento: “análise de regressão tem como objetivo possibilitar numericamente se é adequada a postulação lógica realizada sobre a existência de relação entre as populações de duas ou mais variáveis”.

19 EXEMPLO PRÁTICO Segundo Silva (1996). A análise de regressão linear apresenta a seguinte definição. A análise de regressão linear é um poderoso instrumento matemático para secionar um projeto ótimo, ou seja, é um eficiente método para calcular a melhor solução para certos problemas empresariais que têm muitas variáveis integrantes e que envolvam, principalmente, a solução da combinação dos recursos que maximizam os lucros ou minimizam os custos.

20 EXEMPLO PRÁTICO Porém para por em prática esta análise é preciso diferenciar as etapas básicas das amostras para aplicação da análise de regressão linear, como Sérgio Iudícibus (1998), expressa da seguinte forma: 1 - É preciso determinar as relações básicas do caso, bem como as restrições; 2 - É preciso esclarecer bem os objetivos da aplicação; 3 - No estudo do caso, tente identificar alternativas disponíveis que sejam “possíveis”.

21 EXEMPLO PRÁTICO Segundo os professores Bruni e Famá (2002)
Um modelo matemático pode expor uma relação entre diferentes variáveis. Por exemplo, um modelo matemático que expõe a relação entre duas variáveis, do tipo y = f(x), ou y = a + b.x, pode ser apresentado graficamente pela figura seguinte. Sendo que os valores de x estão diretamente associados aos valores de y, uma vez que, são inteiramente explicados pelos valores de x. Para uma melhor concepção ilustrativa, apresentaremos na tabela seguinte o comportamento das variáveis.

22 EXEMPLO PRÁTICO Entretanto Bruni e Famá (2002), destaca que um modelo estatístico envolve uma determinação melhor, e não como o modelo matemático, em que caracteriza pelo fato exato e preciso. Demonstrando que uma relação do tipo y = a + b.x, possam existir outras variáveis que interfiram nos valores de Y, obtendo um modelo matemático representado pela seguinte formula por y = a+ b.x + e, onde e consiste em um erro associado ao processo de determinação dos valores de y com base em x. Veja de forma mais ampla no seguinte gráfico.

23 EXEMPLO PRÁTICO Para uma ilustração de real aplicação sobre os problemas reais, veja um exemplo exposto pelos professores Bruni e Famá (2002). As indústrias Guanabara Ltda., que analisaram a relação entre gastos com publicidade e vendas nos últimos anos. Os dados coletados (todos em mil reais) estão apresentados na tabela seguinte. Representando e um gráfico a relação entre x e y, exibida na figura seguinte, nota-se a inexistência de uma relação linear exata. A disposição dos pontos, porém, sugere o fato de se aceitar a construção de uma estimativa linear, que minimize os erros dos ajustes.

24 CONCLUSÃO Este trabalho teve o objetivo de discorrer sobre a importância dos métodos quantitativos para a ciência contábil como ferramentas de apoio para a tomada de decisões. Sendo assim, pode auxiliar o profissional a demonstrar as informações de forma mas fidedigna possível, e ampliar seu campo de visão de forma incontestável.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO A contabilidade tem o objetivo a fidedignidade das informações prestadas as seus usuários,os métodos quantitativos são itens extremamente relevantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google