A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visão autodeterminada contemporânea e visão pós- moderna A concepção autodeterminada contemporânea de DH.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visão autodeterminada contemporânea e visão pós- moderna A concepção autodeterminada contemporânea de DH."— Transcrição da apresentação:

1 Visão autodeterminada contemporânea e visão pós- moderna A concepção autodeterminada contemporânea de DH

2  Originada de um marco histórico:  A Conferência Mundial de DH realizada em Viena no ano de 1993;  Importância do art. 5º;  Supera a contraposição entre a visão liberal e a socialista;  Jefferson sugere o uso de “Concepção autodeterminada contemporânea”;

3  Mantém limites quanto a interpretação do direito à propriedade;  LIMITES DO DOCUMENTO: sugere aliviar a pobreza e para isso a adoção do caminho neoliberal; sugere aliviar a carga da dívida externa sobre os países ‘em desenvolvimento’; uso genérico do termo ‘pessoa humana’ e direitos como naturais;  AVANÇOS: princípio da autodeterminação dos povos; Exemplos: ataques imperialistas contra Cuba, invasões ao Iraque, Afeganistão, etc..

4  Princípios dessa declaração conflitam com o modo de produção capitalista em sua essência;  Maior limite: “a ausência de uma análise macrossocietária, que permita contribuir para identificar as causas das desigualdades sociais e de outras ordens que geram violações a diversos direitos”, pág. 229.

5 Uma concepção pós- moderna de DH?  Elabora em forma de pergunta, pois parte dessa nova perspectiva de visão de mundo, que tampouco se intitula pós- moderna;

6  O que é a pós-modernidade?  Para Joseane Santos Soares (2007), é a defesa da modernidade como pretérita;  Os pós-modernos apontam o conceito de totalidade como sinônimo de totalitarismo; o que geraria uma negação das diferenças;  Reforço no enfoque ás particularidades;  Fim das classes sociais;  Resumo da pág. 230 e 231.

7  Jameson aponta o fenômeno do “presentismo”; **Menosprezo aos elementos do passado; eliminação da possibilidade de um projeto coletivo; futuro á fantasia;  Dentre os autores há linhas diferentes, exemplo: Boaventura (crítico ao capitalismo) e Habermas (neoconservadores); (NETTO, 2010);

8 Como aprecem esses traços no campo dos DH? É possível identificá-los?


Carregar ppt "Visão autodeterminada contemporânea e visão pós- moderna A concepção autodeterminada contemporânea de DH."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google