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Estudo e Distribuição do Trabalho

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Apresentação em tema: "Estudo e Distribuição do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo e Distribuição do Trabalho

2 I. A função organização está relacionada a seis atividades:

3 Divisão da empresa em áreas e unidades organizacionais

4 (2) Integração coordenativa e harmonizadora dos esforços dessas áreas e unidades organizacionais num todo unificado e sinérgico

5 (3) Determinação das atividades necessárias à realização das metas e ao alcance dos objetivos

6 (4) Atribuição de tais atividades a diferentes unidades organizacionais

7 (5) Estabelecimento do conteúdo e do perfil de exigências necessários à execução de tais atividades e

8 (6) Designação de tais atividades a cargos específicos da execução.

9 II. A análise da repartição do trabalho entre as unidades organizacionais e dentro dessas mesmas unidades deve ser realizada quando:

10 Cria-se a empresa ou uma unidade organizacional ou

11 (2) Altera-se o trabalho realizado na empresa ou em uma unidade organizacional ou

12 (3) Racionaliza-se o trabalho realizado na empresa ou em uma unidade organizacional.

13 III. Objetivos do Estudo de Distribuição do Trabalho

14 A empresa não deve ser vista como um todo estático, mas como um arranjo necessário de áreas e unidades organizacionais, que decorre da necessidade de a mesma realizar sua missão e alcançar seus objetivos.

15 Para tanto, é imprescindível a realização de tarefas, as quais são distribuídas pelas áreas e unidades organizacionais, mediante critérios de natureza, similaridade e complementaridade.

16 III.1 Três objetivos básicos do modelo de estudo da distribuição da carga de trabalho:

17 Distribuir, de forma balanceada, entre as unidades organizacionais, as tarefas a serem realizadas pela empresa

18 (2) Redistribuir, de forma criteriosa e racional, as tarefas que já vêm sendo realizadas pela empresa e

19 (3) Funcionar como um instrumento de estudo da situação existente e de mudança para a situação desejada, quando da racionalização organizacional.

20 III.2 Definições:

21 Carga de trabalho – volume de trabalho atribuído a uma unidade organizacional, durante uma unidade de tempo pré-estabelecida

22 Função – conjunto de atividades convergentes e afins, que caracterizam as atribuições das unidades organizacionais e dos cargos, servindo, inclusive, como critério para departamentalização da empresa

23 Atividade – conjunto de tarefas necessárias à realização do trabalho atribuído às unidades organizacionais e aos cargos

24 Tarefa – agrupamento de operações interligadas mediante determinada ordem seqüencial, levando-se em consideração a subdivisão do trabalho entre os funcionários alocados em uma unidade organizacional

25 Operação – parte indivisível da execução de uma tarefa, podendo ser executada manualmente ou por intermédio de instrumentos, ferramentas, máquinas etc

26 Natureza da atividade – para o alcance de seus objetivos, as empresas executam inúmeras atividades, necessárias ao atendimento de aspectos legais, de produção, financeiros, contábeis etc.

27 Atividades complementares – quando as atividades apresentam uma relação antecedente/subseqüente, encadeada numa ordem rígida e necessária com a atividade subseqüente funcionando como um complemento necessário da antecedente, para que o trabalho possa ser realizado e

28 Atividades similares – ocorrem quando a realização de duas ou mais atividades obedece ao mesmo procedimento de execução.

29 IV. Fases da Análise da Distribuição da Carga de Trabalho

30 Após a divisão da empresa em área e unidades organizacionais, mediante critérios definidos de departamentalização; após a determinação das atividades a serem realizadas, necessárias à consecução das metas e ao alcance dos objetivos, e após a atribuição de tais atividades às unidades organizacionais, mediante critérios de natureza, similaridade e complementaridade, seguem-se as seguintes fases de análise da distribuição da carga de trabalho:

31 IV.1 Listagem de Tarefas Individuais Consiste em descrever, mediante entrevistas e questionários, todas as tarefas que cada funcionário executa, indicando o tempo que as mesmas levam para serem executadas e o volume total do trabalho executado (somatório das durações das tarefas).

32 IV.2 Listagem das Atividades da Unidade Organizacional Após a identificação das tarefas que cada funcionário realiza, deve-se agrupá-las em atividades, as quais são relacionadas na lista de atividades, mediante a ordem de importância.

33 IV.3 Elaboração do Quadro de Distribuição do Trabalho – QDT

34 IV.3.1 Ele possibilita ao analista de O&M:

35 Visão panorâmica de todas as tarefas executadas na unidade organizacional

36 (2) Análise comparativa das tarefas executadas pelos diferentes funcionários

37 (3) Análise comparativa da duração das tarefas

38 (4) Verificar se a capacidade profissional dos funcionários está sendo eficientemente utilizada

39 (5) Verificar se há equilíbrio no volume de trabalho executado pelos funcionários

40 (6) Verificar o grau de especialização das tarefas

41 (7) Verificar o critério utilizado para a distribuição do trabalho entre os funcionários: natureza, similaridade ou complementariedade das tarefas

42 (8) Verificar se existem tarefas dispersas entre os vários executores ou se os mesmos estão executando tarefas desconexas

43 (9) Analisar de forma global a distribuição do trabalho entre os funcionários e

44 (10) Estabelecer a situação ideal, racionalizando a distribuição das tarefas.

45 IV.3.2 Para alcançar todos estes aspectos é necessário que se construa um quadro de distribuição do trabalho que contenha:

46 Todas as tarefas realizadas na unidade organizacional, agrupadas por funcionário

47 (2) Homogeneidade no registro de durações das tarefas

48 (3) Cálculo das durações das tarefas e somatório delas em atividades

49 (4) Cálculo do tempo empregado por cada funcionário na realização de suas tarefas, evidenciado-se a ociosidade ou o emprego de horas extras

50 (5) Ordem seqüencial das execuções, por funcionário e

51 (6) Número de vezes que a tarefa é repetida, dentro da unidade de tempo considerada.

52 V. Análise do Quadro de Distribuição do Trabalho (QDT)

53 A maneira mais fácil de levantar os problemas existentes é indagando sobre eles.

54 V.1 Perguntas básicas:

55 Sobre a capacidade profissional dos funcionários que realizam as tarefas a eles atribuídas: - quanto ao equilíbrio entre a capacidade profissional dos funcionários e as tarefas a eles atribuídas - quanto ao manuseio e/ou operação de equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos etc, e - quanto à necessidade de treinamento.

56 (2) Sobre o grau de concentração das tarefas e de especialização dos funcionários: - quanto à concentração de tarefas e - quanto à especialização dos funcionários.

57 (3) Sobre compatibilidade das tarefas executadas: - quanto à compatibilidade das tarefas atribuídas aos funcionários e - quanto à conveniência de se atribuírem aos funcionários tarefas não compatíveis.

58 (4) Sobre o equilíbrio entre o volume de trabalho dos funcionários: - quanto à carga de trabalho de cada funcionário e - quanto às tarefas cíclicas.

59 (5) Sobre a duração de tarefas e atividades: - quanto ao tempo consumido na execução das tarefas e atividades - quanto ao equilíbrio entre o tempo gasto na execução das tarefas e atividades e a importância que elas têm para a unidade organizacional - quanto à prioridade de execução das tarefas e atividades - quanto aos tempos desnecessários ou mortos e - quanto à duração do relacionamento formal.

60 (6) Sobre a participação relativa das tarefas no total de tempo gasto pelos funcionários para executá-las: - quanto à participação relativa das tarefas e - quanto à distribuição das tarefas entre os funcionários.


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