A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO Etapas 1. Registro das Tarefas Individuais a) preliminar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO Etapas 1. Registro das Tarefas Individuais a) preliminar."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO Etapas 1. Registro das Tarefas Individuais a) preliminar

2 ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO Etapas 1. Registro das Tarefas Individuais b) definitiva

3 ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO Etapas 2. Agrupamento das Tarefas em Atividades

4 ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO Etapas 3. Elaboração do Quadro de Distribuição do Trabalho - QDT

5 EXERCÍCIO PARA REFLEXÃO Variável Tempo - Tempo gasto na realização de cada tarefa * quais atividades e tarefas que tomam mais tempo? * são elas, realmente, as que deveriam tomar mais tempo? * o tempo gasto está compatível com a importância? * há relações formais/informais consumindo tempo demais? * é dada a devida prioridade de execução às tarefas mais urgentes e importantes? Variável Capacidade Profissional - Habilidades e formação necessária para o exercício da tarefa * são consideradas as habilidades e a formação técnica? * há pessoal de nível superior fazendo trabalho de nível inferior? Ou o contrário? * há indícios de necessidades de treinamentos? * os empregados estão habilitados a utilizar as máquinas? * há empregados executando tarefas que não tenham qualquer relação entre si? * existem tarefas muito dispersas ou muito concentradas?

6 EXERCÍCIO PARA REFLEXÃO Variável Equilíbrio no volume de trabalho dos funcionários - Sobrecarga ou subutilização de pessoas * há funcionários com sobrecarga e outros com folga de trabalho? * Há acúmulo de trabalho? * há queixas de excesso de trabalho ou de cansaço? * há trabalhos que se processam em ondas? Variável Possibilidades preliminares de simplificação – análise da necessidade real da tarefa * são, realmente, necessárias, todas as tarefas? * há duplicidade de trabalho (retrabalho)? * há possibilidades de informatização de alguma tarefa? * é importante mudar a disposição física do local para agilizar o trabalho, o fluxo dos documentos? * é possível rever o fluxo e a distribuição do trabalho para facilitar e agilizar a execução do mesmo?

7 EXERCÍCIO Analisar o QDT de um cargo, respondendo as seguintes questões: 1. quais as atividades estão tomando mais tempo? 2. quais as atividades que deveriam tomar mais tempo? 3. que tarefas/ atividades poderiam ser suprimidas? 4. alguma tarefa ou atividade essencial está deixando de ser realizada? 5. o tempo gasto em cada tarefa é compatível com o grau de importância? 6. há coerência entre a capacitação técnica do empregado e as tarefas executadas? 7. há tarefas sendo executadas em duplicidade? 8. há equanimidade na distribuição do trabalho pelos empregados? 9. há compatibilidade entre os cargos dos empregados e as atividades? 10. há sobrecarga ou ociosidade no órgão?

8 EXERCÍCIO Criar o QDT ideal para nortear o desenvolvimento proativo do cargo selecionado


Carregar ppt "ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO Etapas 1. Registro das Tarefas Individuais a) preliminar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google