A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1º BIMESTRE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1º BIMESTRE."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1º BIMESTRE

2 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Termos Fundamentais Software designa um programa ou conjunto de programas e rotinas escritas em linguagem de máquina que têm como função controlar o hardware e direcionar sua operação para a execução de uma atividade. O conjunto Hardware refere-se aos equipamentos em si: computadores, impressoras, modens, etc. Os softwares, quanto à sua utilização no computador, podem ser classificados em: Software Básico - formado pelos compiladores, sistemas operacionais e demais rotinas que visam a facilitar a comunicação do usuário com o equipamento. Software Aplicativo - um programa de computador que tem por objetivo o desempenho de tarefas de índole prática, em geral ligadas ao processamento de dados.

3 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Termos Fundamentais Os programas são um conjunto de algoritmos orientado para um dado propósito. Os algoritmos são conjuntos de instruções lógicas. Tal sequência lógica de instruções é interpretada e executada pelo processador do computador. Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.

4 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Os sistemas apresentam alguns componentes, a saber: - Os objetivos, tanto dos usurários quanto do próprio sistema. O objetivo é a finalidade para a qual o sistema foi criado; - As entradas do sistema, as forças que fornecem ao sistema os materiais, as energias e as informações, para a operação ou o processo; - O processo de transformação do sistema, função que possibilita a transformação de um insumo (entrada) em um produto, serviço ou resultado (saída); - As saídas do sistema, que correspondem ao resultado do processo de transformação;

5 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Os sistemas apresentam alguns componentes, a saber: - Os controles a as avaliações do sistema, para verificar se as saídas estão coerentes com os objetivos estabelecidos; - A realimentação ou feedback do sistema é um processo que reage a cada entrada de informação incorporando o resultado da ação-resposta desencadeada por meio de nova informação, a qual afetará seu comportamento subsequente, e assim sucessivamente.

6 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Ambiente do sistema é o conjunto de elementos que não pertencem ao sistema, mas qualquer alteração no sistema pode mudar ou alterar os seus elementos e qualquer alteração nos seus elementos pode mudar ou alterar o sistema. O ambiente de um sistema, representado por uma empresa, pode ser visualizado da seguinte forma: GovernoMercado de M.O.Concorrência FonecedoresEMPRESAConsumidores Sistema FInanceiroTecnologiaComunidade

7 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Termos Fundamentais Processo é um conjunto de atividades sequenciais que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos da empresa. Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Informação é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões.

8 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Termos Fundamentais Gerencial é o desenvolvimento e a consolidação do processo administrativo, representado pelas funções de planejamento, organização, direção, coordenação e controle, voltado para a otimização dos resultados da empresa. SIG - Sistemas de Informações Gerenciais é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados.

9 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Termos Fundamentais Sistema de informação - conjunto de softwares que suportam a execução de diversas transações de negócios e a manipulação de dados altamente correlacionados. Sistema de informação corporativo - grandes conjuntos de software, envolvendo diversos sistemas de informação e/ou softwares aplicativos de forma integrada. Banco de dados corporativo - armazenamento de todos os arquivos e informações de uma empresa, agrupados de tal forma que seja possível acessá-los e consultá-los com exatidão e rapidez. Sistemas de informação integrados - podem ser considerados um tipo particular de sistema de informação, e a integração é sua principal característica.

10 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Termos Fundamentais Tecnologia da informação é a tecnologia utilizada para processar, armazenar e transportar informações no formato digital. A empresa ou negócio que deseja possuir uma informática competitiva precisa de um plano estratégico vinculado ao planejamento estratégico de informação. A partir de meados da década de 1990, o mercado de sistemas presenciou uma demanda crescente de adoção desses sistemas, designados de forma geral, Enterprise Resource Planning (ERP).

11 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas ERP Usualmente se dividem em módulos que se comunicam e atualizam uma mesma base de dados central. As informações alimentadas em um módulo são instantaneamente disponibilizadas para os demais que delas dependam. Para Souza e Zwicker (1999), os sistemas ERP podem ser definidos como sistemas de informação integrados adquiridos na forma de pacotes de software comercial com a finalidade de oferecer suporte à maioria das operações de uma empresa. Um ERP automatiza as operações diárias de uma empresa e o planejamento de suas metas e resultados, oferecendo base atualizada e confiável para a tomada de decisão operacional e estratégica..

12 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Implantação do ERP Pode-se tratar a tecnologia ERP como uma abordagem para mudança organizacional na medida em que sua implantação pode ser considerada desencadeadora de alterações substanciais na organização. A implantação de um sistema de informação integrado envolve a interação de grupos de indivíduos com conhecimentos distintos e específicos: A empresa, representada por seus colaboradores com conhecimento das necessidades organizacionais e da infraestrutura de tecnologia existente; Os fornecedores do sistema, com conhecimento de sua funcionalidade e experiência adquirida na sua implementação.

13 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Implantação do ERP A etapa mais complexa é a própria implantação, um amplo processo de transformação organizacional, com impactos sobre o modelo de gestão, a estrutura da organização, o estilo gerencial e, principalmente, as pessoas. A implantação do sistema invariavelmente conta com uma equipe de consultoria, e o projeto deve envolver os usuários- chave da organização. As questões críticas relativas a esses sistemas residem no processo de implementação, especialmente na mudança da tradicional concepção departamental para uma visão centrada em processos, e na dificuldade das organizações de alinhar os imperativos tecnológicos do sistema às necessidades de negócio (DAVENPORT, 1998).

14 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Benefícios dos Sistemas de Informações Gerenciais para as Empresas: - Redução dos custos das operações; - Melhoria nos acessos das informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço; - Melhoria nos serviços realizados e oferecidos, quer sejam eles internos à empresa, mas principalmente, externos à empresa; - Melhoria nas tomadas de decisões, através do fornecimento de informações mais rápidas e precisas; - Estímulo de maior interação entre os tomadores de decisão; - Fornecimento de melhores projeções e simulações dos efeitos das decisões;

15 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Benefícios dos Sistemas de Informações Gerenciais para as Empresas: - Melhoria na estrutura organizacional, por facilitar o fluxo de informações; - Melhoria na estrutura de poder, propiciando maior poder para aqueles que entendem e controlam cada parte do sistema considerado; - Redução do grau de centralização das decisões na empresa; - Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos, a partir das constantes mutações nos fatores ambientais ou externos; - Melhor interação com os fornecedores, possibilitando, em alguns casos, a consolidação de parcerias;

16 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Benefícios dos Sistemas de Informações Gerenciais para as Empresas: - Melhoria nas atitudes e nas atividades dos profissionais da empresa; - Aumento do nível de motivação e de comprometimento das pessoas envolvidas; - Redução de empregados em atividades burocráticas; - Redução dos níveis hierárquicos;

17 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Para que as empresas possam usufruir das vantagens básicas do sistema e informações gerenciais, é necessário que algumas premissas sejam observadas, dentre elas destacamos: - Envolvimento adequado da alta e média administração com o SIG; - Competência por parte das pessoas envolvidas no SIG; - Uso de um plano mestre, ou PDSI (Plano Diretor de Sistemas de Informações); - Atenção específica ao fator humano da empresa; - Habilidade dos executivos da empresa em identificar a necessidade de informações; - Habilidade dos executivos da empresa em tomar decisões com base em informações;

18 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - Apoio global dos vários planejamentos da empresa; - Apoio de adequada estrutura organizacional, bem como das normas e dos procedimentos e processos inerentes ao sistema; - Apoio catalisador de um sistema de controladoria (contabilidade, custos e orçamentos); - Conhecimento e a confiança no sistema de informações gerenciais; - Existência de dados e informações relevantes e atualizados; - Adequada relação de custos versus benefícios;

19 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Algumas áreas da empresa que podem colaborar no processo de aprimoramento do SIG: - Vendas, pois possuem grande interação com o mercado; - Publicidade e propaganda, pois, normalmente, colecionam cópias dos anúncios dos concorrentes, as quais proporcionam informações dos novos produtos e de estratégias mercadológicas; - Compras, pois os fornecedores da empresa podem, também, estar vendendo aos seus concorrentes; - Pesquisa e desenvolvimento, pois, normalmente esses técnicos, embora de diferentes empresas, usam os mesmos bancos de dados; - Crédito, pois tem informações valiosas de empresas do mercado;

20 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - Atendimento ao cliente, pois está em linha direta com os clientes, podendo informar-se sobre novos produtos, suas características, mudanças de preços, etc...; - Distribuição, pois seus responsáveis podem saber sobre os custos e transportes dos concorrentes, capacidade de seus depósitos, nível de estoue, etc...; - Relação com órgãos governamentais, pois têm contato com instituições em que são discutidos os setores, em geral, e os concorrentes em particular; - Jurídico, pois os advogados, normalmente, têm conhecimento de concessão de patentes, de alterações governamentais sobre o setor, de algum litígio grave do concorrente; - Biblioteca, pois tem a centralização maior das fontes de informações por meio de relatórios, periódicos, livros, manuais, etc;

21 Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - Informática, pois seus técnicos podem estruturar um sistema de bancos de dados automatizado e com maior facilidade de análise; - Recursos humanos, pois seus analistas sabem quais empregados já trabalharam com os concorrentes; - Mercado imobiliário, pois pode contribuir para a análise dos planos de expansão ou de retração de uma empresa concorrente;


Carregar ppt "Prof. Cleber Daniel - 2011 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1º BIMESTRE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google