A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 – Estrutura do texto dissertativo-argumentativo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 – Estrutura do texto dissertativo-argumentativo"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 – Estrutura do texto dissertativo-argumentativo

2 Objetivos da Redação no Vestibular
Todas profissões exigem capacidade de escrever adequadamente em algum momento Avalia e analisa o conhecimento de mundo, a leitura, a organização das ideias, a utilização da habilidade linguística, da norma, a estruturação de um texto, fundamentação dos argumentos... Falar, ler e escrever bem é uma exigência da vida acadêmica e profissional

3 Desmistificando... Escrever não é dom; Escrever é uma atividade que pode ser treinada e aperfeiçoada a cada dia; Escrever bem depende de cada um.

4 Tipologias textuais Texto narrativo Texto descritivo
Texto argumentativo Texto dissertativo

5 Texto dissertativo: explica um assunto, discorre sobre ele
Texto dissertativo: explica um assunto, discorre sobre ele. Faz parte dos textos expositivos, inicialmente não está preocupado com a persuasão, mas com a transmissão de conhecimento. Texto argumentativo: ao contrário, têm por finalidade persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor.

6 A dissertação: conceito
Dissertar é debater. Discutir. Questionar. Expressar o nosso ponto de vista, qualquer que seja. Desenvolver raciocínio, desenvolver argumentos que fundamentem nossa posição.Polemizar, inclusive, com opiniões e com argumentos contrários aos nossos. Estabelecer relações de causa e consequência. Dar exemplos. Tirar conclusões. Apresentar um texto com organização lógica de nossas ideias.

7 A dissertação: princípios
Fundamenta-se a partir da argumentação. Exige uma boa construção mental para efetivar o convencimento do leitor. Necessita de uma ideia central: tese. Fundamenta-se com “dados de realidade”.

8 A dissertação: estrutura
Desenvolvimento Introdução Conclusão

9 A dissertação: estrutura
É o parágrafo inicial. Traz o início da argumentação. Introdução Apresenta a ideia central do texto. Pode ser desenvolvido por comparação, ironia, contraste, testemunho, enumeração etc.

10 Exemplo: Teatro e escola, em princípio, parecem ser espaços distintos, que desenvolvem atividades complementares diferentes. Em contraposição ao ambiente normalmente fechado da sala de aula e aos seus assuntos pretensamente "sérios" , o teatro se configura como um espaço de lazer e diversão. Entretanto, se examinarmos as origens do teatro, ainda na Grécia antiga, veremos que teatro e escola sempre caminharam juntos, mais do que se imagina.(tese)

11 A dissertação: estrutura
Espaço para listar os dados/ reforço da tese. Engloba argumentação + fundamentação. Desenvolvimento Parte mais consistente do texto.

12 Tipos de argumento Argumento de prova concreta.
Argumento com base no raciocínio lógico. Argumento de autoridade. Argumento de consenso. Argumento de competência linguística.

13 Exemplo: “O cinema nacional conquistou nos últimos anos qualidade e faturamento nunca vistos antes. ‘Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça’ - a famosa frase-conceito do diretor Glauber Rocha – virou uma fórmula eficiente para explicar os R$ 130 milhões que o cinema brasileiro faturou no ano passado”. (argumento de autoridade)

14 A dissertação: estrutura
Último parágrafo do texto. Em geral, retoma a tese inicial e a reforça. Conclusão Propõe uma solução para o problema discutido

15 Modelo de conclusão: Portanto, a proibição das bebidas alcoólicas seria um atestado da incompetência da segurança pública e privada do país. A questão é muito mais de investimentos na área de inteligência policial e educação do povo. (retoma a tese)  

16 Os 10 erros mais comuns na redação

17 Fuga do tema Errar o gênero do texto solicitado Argumentos frágeis e senso comum Desvio da norma padrão Períodos muito longos Falta de coesão e coerência Errar a grafia ou concordância das palavras Escrever na primeira pessoa do singular e plural e mesclar pessoas gramaticais Letra ilegível Marcas de oralidade

18 Dicas para ser um bom redator:

19 1) Leia

20 Leia (impressos ou eletrônicos):
Livros didáticos e paradidáticos. Revistas e jornais científicos e de interesse geral. Romances. Bulas de remédio. Enfim, leia de tudo.

21 2) Forme uma cultura geral

22 Forme uma cultura geral
Assista a filmes, novelas, seriados. Ouça músicas: mpb, rap, jazz, blues, etc. Veja programas de debates. Converse com pessoas inteligentes.

23 3) Pratique

24 Pratique: Escreva sempre.
Veja os temas que estão ‘na moda’, pesquise sobre eles e escreva uma redação, com a sua opinião sobre cada um. Revise o texto depois de feito ou dê para um colega ou professor ler. Se não gostar, escreva de novo.

25 “Aprender a escrever é aprender a pensar.”
“Vlw, flws!” “Aprender a escrever é aprender a pensar.” (Othon Moacyr Garcia)


Carregar ppt "Aula 2 – Estrutura do texto dissertativo-argumentativo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google