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Comportamento em Grupo.

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1 Comportamento em Grupo.
Definição Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo. Existem : os formais são aqueles que são definidos pela estrutura da organização Os informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. São formados naturalmente dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta à necessidade de contato social. Podemos fazer uma subclassificação com: grupos de comando, tarefa, interesse ou amizade.

2 O grupo de comando é determinado pelo organograma da organização
O grupo de comando é determinado pelo organograma da organização. Ele é composto por pessoas que reportam diretamente a um executivo. O grupo tarefa, também é determinado pela organização, são formados por pessoas que se reúnem para executar uma determinada tarefa. Contudo, as fronteiras do grupo de tarefa não limitam ao seu superior hierárquico imediato. Grupo de interesse são aqueles funcionários que se unem para lutar por interesses comuns. Grupos de amizade se formam freqüentemente porque seus membros possuem algumas características em comum e pela interação que resultam da proximidade na realização do trabalho. Vai além do ambiente de trabalho e baseia-se: na faixa etária, na herança cultural, na torcida pelo mesmo time de futebol etc. Esses grupos informais prestam um importante serviço ao satisfazer as necessidades sociais de seus membros.

3 Estágios de formação: O primeiro estágio Formação é caracterizado por uma grande dose de incerteza sobre os propósitos do grupo, sua estrutura e sua liderança. Os membros estão “reconhecendo terreno” para descobrir quais os comportamentos aceitáveis no grupo. Este estágio termina quando os membros começam a pensar em si mesmos como parte do grupo. O estagio da Tormenta é aquele dos conflitos dentro do grupo. Os membros aceitam a existência do grupo, mas demonstram alguma resistência aos limites impostos a sua individualidade, existe um conflito sobre quem controlará o grupo. Quando este estágio estiver concluído, haverá uma hierarquia de liderança mais clara. O estagio da normalização é aquele em que se desenvolvem os relacionamentos mais próximos e o grupo passa a demonstrar coesão se completa quando a estrutura do grupo se solidifica e assimila um conjunto de expectativas que definem qual deve ser o comportamento correto de seus membros. No estagio de desempenho, a estrutura neste momento, é totalmente funcional e aceita, os esforços são voltados ao conhecimento e compreensão mútuos de seus membros, para o desempenho da tarefa que deve ser realizada.

4 Pontos fortes Os grupos são capazes de gerar informações e conhecimentos mais completos. Oferecem uma maior diversidade de ponto de vista. Geram decisões de qualidade mais elevada. Os grupos aumentam a aceitação de uma solução. Pontos Fracos O processo da tomada de decisão demora muito mais tempo do que quando a decisão é tomada por apenas um individuo. Existe a pressão para a conformidade, o desejo dos membros de serem aceitos e valorizados pelo grupo, pode sufocar qualquer desacordo explicito. As discussões podem ser dominadas por um individuo ou um pequeno subgrupo e se esses forem de capacitação baixa ou média, a eficácia do grupo será prejudicada. E finalmente, as decisões sofrem certa ambigüidade de responsabilidade, porque esta não pode ser atribuída a um único membro do grupo.

5 Comunicação Falhas na Comunicação.
Conflitos interpessoais Quase a totalidade das dificuldades das empresas batem na comunicação. As empresas gastam muito se preocupando com as conseqüência e não com o fato. Mas o fato concreto é que não há programa de comunicação que funcione se as pessoas não estão afinadas com a missão da empresa. È Impossível qualquer ação de comunicação eficaz quando a missão das pessoas não está alinhada com a missão da empresa.

6 Funções da comunicação
Controle do comportamento. Motivação por esclarecer aos funcionários o que deve ser feito, qual a qualidade do seu desempenho e o que fazer para melhorá-lo. A comunicação que ocorre dentro do grupo é um mecanismo fundamental para que seus membros expressem suas frustrações ou sentimento de satisfação. A comunicação, portanto, fornece o meio para a expressão emocional de sentimentos e para a satisfação de necessidade social. Ela proporciona as informações de que as pessoas e os grupos precisam para tomar decisões ao transmitir dados para que se identifiquem e avaliem alternativas

7 Processo da comunicação.

8 A fonte é o emissor que seleciona e inicia a mensagem, e escolhe o canal que pode ser, na fala- na escrita- nos gestos- nas expressões etc. O receptor é o sujeito a quem a mensagem se dirigi. Antes que a mensagem seja recebida, seus símbolos precisam ser traduzidos em uma forma que possa ser compreendida pelo receptor. Isto a decodificação da mensagem. O ruído é composto pelas barreiras à comunicação que distorcem a clareza da mensagem. Exemplos de possíveis fontes de ruídos incluem problemas de percepção, excesso de informação, diferenças culturais ou dificuldade em analisar o texto. O feedback faz a verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem como pretendia inicialmente

9 Comunicação interpessoal.
Comunicação oral.Por meio de palestras, debates formais entre duas pessoas ou em grupo e a rede informal de rumores. Vantagens: rapidez e o feedback. Desvantagem surge nas organizações, ou sempre que uma mensagem tiver de ser transmitida para varias pessoas. Comunicação escrita.Esta engloba memorandos, cartas, s, transmissão de fax, jornais internos, informativos em murais e qualquer outro meio que use a linguagem escrita ou simbólica para comunicar as informações Comunicação não verbal. Toda vez que transmite uma mensagem verbalmente, também enviamos junto uma mensagem não-verbal. Erguemos uma sobrancelha em sinal de descrédito. Coçamos a cabeça quando ficamos confusos. Cruzamos o braço para nos isolarmos ou nos protegermos etc.

10 Tipos de Comunicação usadas nas Empresas
Comunicação eletrônica.Essa vem sendo aprimorada e enriquecida pela tecnologia da computação, inclui: Benefícios- a mensagem pode ser escrita, editada e armazenadas rapidamente, podem ser transmitida, para um receptor ou para milhares. Elas podem ser lidas por inteiro ou de acordo com a conveniência do receptor. Desvantagens: ele pode ser utilizado como uma distração do trabalho sério (bater papo com amigos), a ausência de conteúdos emocionais, além disso, costumam ser frio e impessoal principalmente quando usado para transmitir noticias como demissão, fechamento de unidades etc. As intranet são redes privadas, internas, que funcionam da mesma forma que a Internet, mas cujo acesso é limitado as pessoas da organização. As extranet serve para conectar o pessoal da organização com os principais fornecedores, clientes e parceiros estratégicos. Videoconferência é uma extensão dos sistemas intranet e extranet. Ela permite que os funcionários de uma empresa realizem reuniões com pessoas em lugares diferentes. A imagem e o áudio possibilitam que as pessoas se vejam, se ouçam e conversem entre si.

11 Canais usados para a comunicação:
Muito rico- conversa face a face; videoconferências, discursos ao vivo e conversas telefônicas. Médios- grupos de discussões on-line, softwares colaborativos e voic s Pouco rico- discursos gravados, s, relatórios e boletim formais, memorandos e cartas.

12 Barreiras para a comunicação.
Filtragem - refere-se à manipulação da informação pelo emissor para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor. Percepção seletiva- surge porque o receptor no processo de comunicação vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivação, experiências, histórico e outras características pessoais. Sobrecarga de informações- ocorre quando as pessoas tem mais informações do que conseguem organizar e utilizar. A tendência é selecionar; ignorar ou esquecer informações. Emoções- a maneira como o receptor se sente no momento em que recebe a mensagem vai influenciar sua maneira de interpretá-la. Se esta aborrecido, deprimido, eufórico, distraído etc. Linguagem- as palavras tem significados diferentes. A idade, a educação e o histórico cultural. O emissor tende a julgar que as palavras e termos usados por ele na transmissão da mensagem têm o mesmo significado para o receptor. Medo da comunicação- é um grande obstáculo, estima-se que entre 5 a 20 por cento da população sofrem de um debilitante medo da comunicação, ou ansiedade. As pessoas que sofrem desse problema sentem tensão e ansiedade, sem motivo aparente, em relação a comunicação oral ou escrita.

13 Barreiras de comunicação entre homens e mulheres
Barreiras de comunicação entre homens e mulheres. A essência é que os homens usam a conversa para reafirmar o status e poder, enquanto as mulheres a utilizam para criar conexão. Esse sinal nos Estados Unidos serve para indicar OK e aqui no Brasil???????????

14 Sugestões para reduzir as conseqüências negativas de rumores dentro de uma organização.
1- Anunciar um cronograma para a tomada de decisões importantes. 2- Explicar decisões e comportamentos que possam parecer inconsistentes ou misteriosos. 3- Enfatizar as desvantagens, bem como as vantagens, das decisões atuais e dos planos futuros. 4-Discutir abertamente as piores possibilidades- nada provoca mais ansiedade do que uma fantasia não-declarada.


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