A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teste Não Verbal de Inteligência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teste Não Verbal de Inteligência"— Transcrição da apresentação:

1 Teste Não Verbal de Inteligência

2 Prefácio Este trabalho é o resultado do esforço em grupo de pessoas que não têm nenhuma formação acadêmica ou experiência profissional em psicologia. Portanto, apesar de nosso esforço, há grande possibilidade de haver erros. A única garantia é a promessa de que nos dedicamos ao máximo para fazer este documento o mais perfeito possível. O perfil profissional apenas define qual é o mínimo aceitável de cada característica, sem jamais recusar uma característica boa e sem jamais aceitar uma característica ruim.

3 Definição O G36 tem o bjetivo geral avaliar o fator geral de inteligencia (fator g) . A inteligencia é definida como a capacidade de resolver problemas , relacionar ideias e lidar com as dificuldades que surge nas atividades diárias.

4 Avaliação psicologica
Introdução Avaliação psicologica A Avaliação Psicológica constitui-se na busca sistemática de conhecimento a respeito do funcionamento psicológico das pessoas, de forma a poder orientar ações e decisões futuras Esse conhecimento é sempre gerado em situações específi cas, envolvendo questões e problemas também específicos. Na clínica, por exemplo, o profissional pode fazer uma Avaliação Psicológica para entender melhor os problemas vivenciados por uma pessoa e pensar quais são as melhores formas de ajudá-la a superar tais problemas, na área forense, em que é necessário entender quais razões levaram uma pessoa a cometer um crime ou se ela pode ser considerada responsável pelos seus atos, ou, ainda, no trabalho, em que o profissional procura identificar qual pessoa poderia ser selecionada para um determinado cargo. Está implícito na Avaliação Psicológica que o objetivo último, ainda que idealmente, sempre será beneficiar as pessoas envolvidas.

5 Introdução Testes Psicológicos Os Testes Psicológicos são procedimentos sistemáticos de coleta de informações que municiam o processo amplo e complexo de Avaliação Psicológica com dados úteis e confiá-veis. Existem várias formas de se obter informações, tais como a observação direta, as entrevistas, a análise de documentos e a aplicação de testes propriamente dita. Fica claro, então, que os Testes Psicológicos são uma das formas possíveis de se obter informações sobre as pessoas durante a Avaliação Psicológica.

6 Introdução Validação O ponto crítico dos Testes Psicológicos é a validade das interpretações feitas das respostas dadas na testagem, e, por isso, a validade é uma característica fundamental dos instrumentos de avaliação. Refere-se à legitimidade das interpretações dadas a partir dos indicadores observados na aplicação de testes, analisados com base nos comportamentos característicos que a pessoa apresentou na realização da tarefa proposta pelo teste.

7 Introdução Teste de inteligência não verbal, baseado nas Matrizes Progressivas de Raven. Foi o primeiro teste brasileiro elaborado em 1966 e desenvolvido segundo as normas do APA (American Psychological Association). O teste contém 36 questões saturadas do fator G, distribuídas como se segue: a) compreensão de relação de identidade simples; b) compreensão de relação de identidade, mais raciocínio por analogia; c) raciocínio por analogia envolvendo mudança de posição; d) raciocínio por analogia do tipo numérico envolvendo mudança de posição e raciocínio de tipo espacial. O teste G-36 é usado com tempo limitado em 30 minutos, quando utilizado em processos seletivos.

8 Informações Técnicas Categoria: Inteligência.
Autor: Efraim Rojas Boccalandro. Fatores Avaliados: Fator Geral da Inteligência. Aplicação: Individual ou coletiva, 30 minutos ou tempo livre dependendo da finalidade. Composição: Livro de Instruções; Livro de Aplicação; Livro de Exercícios; Conjunto com dois crivos de correção: uma para os acertos e outro para os erros.

9 G 36 Teste Não Verbal de Inteligência
O que avalia: Avalia o fator g de inteligência.

10 Diferenciais Pode ser aplicado em adultos com idade mínima de 18 anos e escolaridade a partir do ensino médio. Oferece a possibilidade de realizar uma avaliação qualitativa das respostas dadas aos itens que compõem o teste, considerando três tipos de erros:

11 G 36 Teste Não Verbal de Inteligência
A. indica que a pessoa não conseguiu colocar o problema em termos de analogia; B. indica erro ocasionado pela falta de compreensão do problema, dando a impressão de que o ´´sujeito`` escolheu uma resposta qualquertentando acertar por sorte. C. indica que o indivíduo pode ter raciocinado de forma incompleta, embora tenha percebido a relação entre os dados do problema.

12 G 36 Teste Não Verbal de Inteligência
O teste G-36 apresenta itens em ordem crescente de dificuldade, envolvendo os seguintes raciocínios: - Compreensão de relação de identidade simples. - Compreensão de identidade mais e raciocínio por analogia. - Raciocínio por analogia envolvendo mudança de posição. - Analogia do tipo numérico com adição e subtração e mudança de posição. - Raciocínio por analogia de tipo de número, adição e ou subtração. - Analogia espacial com mudança de posição.

13 Finalidade Seleção de Pessoal

14 Avaliação: A correção do G-36 é realizada por meio da colocação dos dois crivos de correção sobre a folha de respostas. O crivo de acertos deve ser utilizado para obter o total de pontos atingido pelo avaliado que corresponde ao número de itens respondidos corretamente. Com esse valor o psicólogo deverá selecionar, entre as tabelas de normatização disponíveis, aquela que mais se aproxima do grupo ao qual o avaliado pertence para verificar o percentil atingido e, então, a partir deste resultado interpretar o teste. Ocrivo de erros deve ser utilizado para a realização da avaliação qualitativa que tem a finalidade de informar os tipos de erros mais frequentes que foram cometidos pelo avaliado.

15 Conclusão

16 BIBLIOGRAFIA Visita a editora Vetor conversa em grupo com a Psicologa Patricia , CONTATO: (11) | (19) e acesse o site da Vetor Editora.

17 Nomes : Arlete Alexandrina Fernanda Katy Michele Simone Silmary
Suellem Wilson


Carregar ppt "Teste Não Verbal de Inteligência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google